Em Marrocos como há muito tempo
O Belenenses irá participar num torneio em Marrocos, segundo o nosso Site Oficial. Recuando na nossa história, convém dizer que o país magrebino ocupa lugar especial. Em 1929 foi a Marrocos a primeira deslocação do Belenenses ao estrangeiro!
Em 31 de Março defrontámos o Union Sportive Marocaine, com quem empatámos 1-1. A 1 de Abril levámos de vencida o Olimpique de Rabat por 5-1 e, finalmente, a 2 de Abril derrotámos o Club de Football de Fez por 4-0.
Nessa altura Marrocos era ainda um protectorado francês e alguns excelentes jogadores marroquinos chegaram muito cedo às selecções "gaulesas". A saber ainda que a US Marocaine foi o mais forte clube do país até à independência (em 1956, ano de inauguração do Restelo), tendo vencido por 16 vezes a Liga marroquina.
Resta acrescentar que a imprensa franco-marroquina ficou deveras impressionada com a qualidade do Belenenses, salientando acima de tudo a superioridade em termos tácticos. O "professor", que era o nosso fundador, Artur José Pereira, até fez de árbitro - tal era a sua reputação, até mesmo em Marrocos.
E esta é a notícia actual:
FUTEBOL: Torneio em Marrocos
29-06-2007 18:00
A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» vai participar nos próximos dias 27 a 29 de Julho no prestigiado Torneio Moulay El Hassan, que terá lugar no Estádio Mohammed V, na cidade de Casablanca, em Marrocos.
Este torneio internacional, englobado nas comemorações do aniversário do príncipe herdeiro de Marrocos, Moulay El Hassan, contará com as presenças de duas das mais prestigiadas formações locais : O WAC. Casablanca e Raja de Casablanca, para além do Belenenses e da formação espanhola do Celta de Vigo.
A equipa do WAC de Casablanca, treinada pelo técnico português Nelo Vingada, é o actual campeão Marrocos, após 13 anos afastado do título. Refira-se que esta formação conta com o maior número de títulos (16) em Marrocos.
Por sua vez, a formação do Raja de Casablanca que joga habitualmente no Estádio Mohammed V, onde se disputa este torneio, conta com 8 títulos nacionais, sendo orientado pelo técnico francês Jean-Yves Chay, que substituiu recentemente o técnico espanhol Paco Fortes.
A participação de «Os Belenenses» neste torneio internacional enquadra-se na planificação da pré-temporada azul e surge como reconhecimento da projecção internacional crescente do nosso clube.
Recorde-se que a equipa profissional de «Os Belenenses» regressa aos trabalhos na próxima segunda-feira, dia 2 de Julho, com um plano de preparação cujo calendário será publicado a curto prazo.