quinta-feira, 21 de junho de 2007

Final do CNB2: drama até ao fim

A final do Campeonato Nacional de Basquetebol 2, disputada entre o Belenenses B e o Ginásio B (ou Infante de Montemor – Ginásio, como preferirem) constituíu uma empolgante jornada desportiva, com incerteza no marcador até aos últimos instantes.
Disputada num Pavilhão Henrique de Miranda, em Queluz, com dois terços da lotação preenchidos, num ambiente indescritível (muito por mérito da jovem e ruidosa claque que viajou da região centro), a partida começou com sinal mais da equipa do Restelo. Muito serenos, os nossos jovens faziam circular muito bem a bola, não se deixando intimidar pela maior estatura física dos oponentes. No primeiro período dois triplos de Bruno Tomé contribuíram para o 18-16 com que terminou. O segundo período começou ainda melhor, aproveitando a nossa equipa o desacerto adversário para ampliar o marcador para 32-20 a 5:46 do intervalo. Reagiu bem o Ginásio, conseguindo minimizar as perdas e chegando ao intervalo a perder por 9 pontos (42-33).
O terceiro período foi desastroso para as nossa cores, o que se veio a revelar fatal. Nos primeiros dois minutos o parcial foi de 0-8; a nossa equipa falhava lançamentos em série, tendo o treinador Bruno Pires que pedir um desconto de tempo para serenar os ânimos. E o que é certo é que a partir daqui o equilíbrio imperou até ao final. A luta nas tabelas foi terrível, aproveitando os ginasistas a sua maior envergadura física para ganhar mais lances. Este terceiro período encerrou com um parcial de 13-23 e um resultado de 55-56. Antevia-se um final dramático - e foi o que sucedeu.
Quando o Belém vencia por 62-58 a pouco mais de 5 minutos do fim, e demonstrava maior serenidade que o adversário, parecia que a sorte nos sorriria. Infelizmente o adversário acertou vários triplos e sucederam-se as alternâncias na liderança do marcador. Nos últimos instantes a defesa agressiva do Ginásio forçou o Belenenses a tentar lançamentos triplos, falhando dois no último minuto, um deles a 6 segundos do fim.
A festa foi assim do Ginásio B mas a vitória, como vemos, podia ter sorrido a qualquer equipa.
Destaques na nossa equipa para:
- Bruno Tomé: o drama de falhar o lançamento decisivo prostrou este jovem talento, inconsolável no final do jogo. Força, rapaz!
- Ailton Medeiros: muito sereno e ganhando vários ressaltos.
- Josimar Cardoso: jogou a segunda parte algo inferiorizado (lesão no pé esquerdo), a sua quebra influíu no resultado do 3º período.
- Nuno Monteiro: auguro um excelente futuro a este internacional sub-20, que joga com determinação, que dribla com categoria e velocidade impressionante.
Mas todos estão de parabéns pela entrega e qualidade com que actuaram. O futuro do basquetebol do Belenenses esteve em campo - e é risonho.