terça-feira, 19 de junho de 2007

O que nos espera no sorteio de 31 de Agosto



Não sendo o Belenenses um dos cabeças-de-série no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA - o Sp. Braga é, segundo rezam as crónicas, a única equipa portuguesa a dispôr desta vantagem inicial -, é possível (para não dizer que é provável) que possamos vir a marcar encontro com alguns colossos do futebol europeu. Ora, terminada que está a Liga espanhola, é agora possível observar com maior nitidez aquilo que a sorte poderá atravessar no nosso caminho.

Das principais ligas europeias... venha o diabo e escolha. Villareal, Zaragoza e Getafe constituem a armada espanhola; Fiorentina, Palermo e Empoli formam o trio italiano; do Reino de Sua Magestade chegam Tottenham, Everton e Bolton; os alemães entram em força com Bayern Munique, Bayern Leverkusen (estes são bons clientes...) e Nuremberga. E aqueles que possam considerar o futebol francês como estando ao nível dos anteriores, que contem ainda com Bordéus, Rennes e Sochaux. Quase todos estes seriam por certo adversários muitíssimo simpáticos, mas na fase de grupos...

Não se pense em todo o caso que os obstáculos mais complicados se ficam por aqui. Por entre os 34 clubes com acesso já garantido à primeira eliminatória da UEFA, contam-se ainda o Panathinaikos - que não será por certo para grandes brincadeiras -, e que vem acompanhado por mais 3 conterrâneos cujos ambientes caseiros devem impôr algum respeito: Aris de Salónica, Panionios e Larissa. Temos ainda que contar com AZ Alkmaar, Twente, Herenveen e Groningen (Holanda), Club Brugge (Bélgica), Rapid Bucareste (Roménia), Lokomotiv de Moscovo e Spartak de Moscovo (Rússia), Mlada Boreslav (Rep. Checa), Metalist (Ucrânia), Apoel Nicosia (Chipre) e Aberdeen (Escócia) - além dos nossos dois parceiros portugueses.

Acresce que por entre os clubes que em consequência dos rankings internacionais se vêm obrigados a jogar pré-eliminatórias (1º sorteio ainda este mês), há nomes importantes do futebol europeu. Desde logo os turcos do Galatasaray que, em sendo eu a escolher, me pareceria emblema a evitar... e quem diz este diz Hajduk Split (Croácia), Áustria Viena (Áustria), CSKA Sofia (Bulgária), Standard de Liége (Bélgica), Zenit São Petersburgo (Rússia), Partizan de Belgrado (Sérvia) ou o Honved (Hungria), sem considerar aqui um relevante etc.

A este lote vão juntar-se alguns desgraçados da Champions (tipo aqueles maduros que diz que queriam o Ruben Amorim não se desse o caso de não terem euros para mandar cantar um cego...), e os vencedores da Taça Intertoto, por onde aliás poderão eventualmente chegar, a título de exemplo, Atlético de Madrid e Sampdoria. Comecem então a dar nota das vossas preferências...

Três coisas são certas: desde logo, a convicção de que não vem aí nenhuma presa fácil, o que mais reforça a importância de jogarmos no Restelo; logo depois, a memória de que em tempos (não muito) idos também apanhámos um Leverkusen cabeça-de-série, que despachámos com uma limpeza notável e sem grandes espinhas; e para rematar estas primeiras impressões, o tubarão que vier na rifa que saiba que por aqui reza assim: Hoje como antigamente / nada temos que temer / Belenenses para a frente / com a certeza de vencer!