segunda-feira, 18 de junho de 2007

Apresentação de um sofredor azul

Creio que, no momento em que inicio este projecto com os confrades Pedro e Henrique, será do mais elementar bom senso dar-me a conhecer um pouco aos leitores, melhor dizendo, dar a conhecer o meu perfil de adepto e sócio do Clube de Futebol "Os Belenenses".
Costumo dizer com satisfação que os meus filhos são já a quarta geração de pastéis na família, posto que o bichinho, inculcado por meu pai, já lho fora a ele por meu avô!
Comecei a ir ao Restelo em meados dos anos 70, quando pontificavam na nossa equipa de futebol craques como Mourinho, Godinho, González. Um pouco mais tarde estreei-me a ver a nossa bela equipa de andebol que tinha nomes como Hernâni, Espadinha e Zé Manel.
Sinto-me azul integral (como diria o nosso amigo JSM), nunca gramei os pseudo-grandes, que de grandes têm sobretudo a arrogância das multidões que arrastam, dos meios de que dispõem (alguns deles pouco lícitos) e da vontade em esmagar os restantes 99,..% de agremiações que levam o desporto aos quatro cantos do país, a grande maioria das quais em condições de pura carolice e desinteressada dedicação.
Embora, pela idade (38 anos), não seja dos adeptos que se habituaram a ver o Belém ganhar muitos títulos - ou pelo menos a intrometer-se quase em permanência nos lugares cimeiros - nem por isso penso que nos devamos resignar a marcar presença com dignidade mas sem rasgo. Mesmo num quadro geral de contenção de custos, a inteligente gestão dos recursos, a aposta na formação e o espírito de ambição devem contribuir para fazer deste clube um clube ganhador e não apenas um eterno gigante adormecido.
***
Em acordo com os meus companheiros de blogue, a minha colaboração vai-se centrar sobretudo no acompanhamento possível das modalidades, com especial destaque para aquelas que têm mais expressão e história no nosso clube: andebol, basquetebol e rugby, bem como para o futsal, que embora recente no Belenenses atingiu já patamares elevados em apenas quatro anos de vida da secção. É um facto que a blogosfera azul não dá o devido destaque às nossas modalidades, centrando-se de forma quase exclusiva nos dramas do futebol. Para obviar a essa pecha propomo-nos divulgar, dentro das nossas possibilidades, os resultados e as exibições das nossa equipas ditas amadoras. Esperamos com isso dar maior destaque ao notável trabalho de tantos dirigentes, treinadores e jogadores que honram o nosso emblema e que mais vezes que o desejável actuam perante bancadas mui pouco compostas.