segunda-feira, 25 de junho de 2007

Chega ao fim o campeonato de futsal

Chegou ontem ao fim o Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão, uma maratona que começou no dia 23 de Setembro. A vitória do Benfica foi justa pois foi a melhor equipa ao longo da prova. Dispondo do melhor plantel, com um banco de luxo, os encarnados ultrapassaram os obstáculos com maior ou menor dificuldade, sendo o Sporting a equipa que mais oposição lhe deu, curiosamente vencendo os dois jogos com o seu rival na fase regular.
Para mim, atendendo à qualidade das equipas, a final deveria ter sido entre Benfica e Fundação Jorge Antunes. Os vizelenses, com uma aposta séria e continuada na modalidade, foram a equipa mais consistente a seguir ao Benfica e só factores estranhos impediram a sua participação na final; esmagando o Sporting em Loures por 5-1, a Fundação teve que enfrentar uma equipa leonina reforçada com a arbitragem no segundo jogo, sendo claramente prejudicada e tendo que disputar uma terceira partida, que dominou claramente mas que, graças à soberba exibição do ex-guarda redes do Belenenses Cristiano, não se materializou na justa presença na final. No final desse terceiro jogo do play-off o treinador Paulo Tavares sugeriu que equipas de alto nível como a Fundação e o Freixieiro, que apostaram tudo nesta época, tenham que repensar a sua estratégia, dando a entender que a disputa do título é uma coutada dos dois grandes de Lisboa, não sendo permitidas intromissões de "estranhos".
É a partir daqui que o nosso clube deve também fazer uma reflexão sobre o futuro do futsal azul. Apostando também fortemente nesta época, recrutando jogadores experientes, esperava-se que o Belém, embora muito dificilmente pudesse lutar pelo título, ao menos conseguisse ficar entre os quatro primeiros. O oitavo lugar final foi uma desilusão, ainda mais após o excelente sexto lugar da época passada (a primeira vez no primeiro escalão).
Em próximo postal abordaremos com algum detalhe a época do Belenenses.