segunda-feira, 2 de julho de 2007

Abrem as oficinas

Abre esta segunda-feira a época de futebol 2007/08, com o Belenenses envolvido em quatro frentes - Liga, Taça de Portugal, Taça UEFA e Taça da Liga - frentes essas que, creio, podemos encarar com optimismo não só em função de uma equipa técnica que já mostrou do que é capaz, mas também por via de um plantel que, pelo menos de momento, não apenas mantém o seu núcleo duro como foi alvo de reforços que, à primeira vista, dão garantias de competição pela titularidade.
Na verdade, e para além dos guarda-redes, o Belém mantém todo o seu eixo defensivo, mais Ruben Amorim, Silas, Zé Pedro, Cândido Costa e Dady, contando agora com mais-valias como Devic, Hugo Leal e Mendonça, já para não falar dos "desconhecidos" Rafael Bastos, Gomez e João Paulo a quem desejamos muita sorte e maior dedicação. E tudo isto, é claro, não considerando o meu palpite de que este dia de arranque possa trazer novidades interessantes. A ver vamos...
Grande parte destes estarão esta manhã no Restelo logo pelas 11h00, onde a SAD manterá um reunião privada com este primeiro esboço de grupo de trabalho. Meia hora depois será feita a apresentação pública dos craques no Topo Norte, seguindo-se, em louvável iniciativa, uma visita colectiva à Sala de Troféus. É bom que os rapazes saibam o que temos e que vejam o que ambicionamos.
Até quarta-feira terão lugar os habituais testes médicos, iniciando-se depois o trabalho de campo que terá o seu primeiro momento alto com o estágio a realizar na Quinta da Beloura entre 15 e 21 de Julho, fazendo uso das instalações do estádio do Sintrense.
E quanto aos aos jogos de preparação, o site oficial do Belenenses dá conta do agendamento das seguintes partidas:

21 Jul - Belenenses x Odivelas (Estádio do Sintrense)
24 Jul - Belenenses x Estoril (Estádio de Almada)
27 a 29 Jul - Torneio Internacional de Casablanca
31 Jul - Atlético x Belenenses (Estádio da Tapadinha)
02 Ago - Nacional x Belenenses (Estádio de Rio Maior)
04 Ago - Est. Amadora x Belenenses (Estádio da Reboleira)
07 Ago - O. Moscavide x Belenenses (Campo de Moscavide)
11 Ago - Jogo de Apresentação (Estádio do Restelo, adversário a designar)

Dúvidas existenciais do momento: desde logo, parece-me claro que precisamos de (mais) um ponta de lança acima da média; e logo depois, importa saber se todos os craques do tal núcleo duro já mencionado farão parte do plantel 2007/08, visto que até Agosto há mercado... e anda muita gente a ver como param as modas. Excelente seria podermos contar com todos eles, nomeadamente com aqueles que terminam contrato no final desta época, jogadores de enorme valia que em Janeiro se poderiam comprometer com a concorrência a custo zero. Mas será possível? Será racionalmente desejável? Pensando naquilo com que se compram os melões, temos ou não que vender um ou dois craques por época? Enfim, contas de outro rosário que abordarei um destes dias.