A primeira grande conquista (II)
Complementando a recordatória que o Pedro oportunamente nos trouxe, aproveito para deixar mais algumas notas à volta do primeiro troféu conquistado pelo Belenenses.
Na foto de acima podemos ver o guarda-redes Mário Duarte (o nosso primeiro guardião em jogos oficiais) junto ao referido troféu (entre outros), apresentando-o naquele que foi o primeiro "complexo desportivo" do Clube, a saber, o Campo do Pau do Fio, que ocupava um espaço onde hoje se encontram esplanadas de restaurantes, na Rua Vieira Portuense (paralela à Rua de Belém). Atrás podemos ver os primeiros "camarotes", que mais não eram que as varandas dos antigos prédios (raros sobreviventes ao terremoto de 1755), entre os quais aquele onde se instalou a nossa primeira sede. Esta ficava naquele 1ª andar, cuja varanda é a que se vê em destaque, e é curioso ver como tanto a sede como as arcadas estavam apinhadas de gente.
Mas aproveito a referência a Mário Duarte para lembrar uma frase lapidar que este proferiu, em certo dia de dificuldades para o Belenenses (têm sido tantos). Perante uma Assembleia Geral que ponderava a desistência do Campeonato de Lisboa, devido a agravos e obstáculos diversos, afirmou Mário Duarte:
"Honrae o sport, porque quem honra o sport ganha sempre, mesmo quando perde".
Com estas palavras arrebatadoras o nosso primeiro guarda-redes (e futuro Embaixador de Portugal) convenceu a assistência, e assim o Belenenses não desistiu. Terá sido um momento determinante para a nossa existência...
Poderemos pensar que aquelas palavras traduzem apenas "saber perder"... ou eventualmente "o que mais importa é competir". A primeira é algo que indubitavelmente deveria ser uma virtude de todos os desportistas (e adeptos), mas normalmente soa a consolo para os que perdem mais do que ganham.
Mas não é nem era bem esse o sentido. Ter uma postura digna e sede de vitórias não são coisas incompatíveis. Antes complementam-se e abrilhantam-se mutuamente. Sabemos que nem sempre é possível ganhar, isso sim, mas não devemos fazer disso uma derrota do Clube. Um Clube como o Belenenses não se derrota. Perde algumas vezes, mas ao longo de décadas tem sido e será sempre uma grande vitória, de grandes ideais e de grandes homens e mulheres.
E a prova está aqui em cima, com o próprio Mário Duarte junto ao troféu que foi a primeira de incontáveis e gloriosas conquistas.
Nota: a foto foi surripiada do Site Oficial, embora também se possa encontrar nos volumes publicados pelo incontornável Acácio Rosa