quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vitória do andebol na apresentação aos sócios

Esta noite a equipa sénior de andebol apresentou-se aos sócios do Beleneneses, cerca de duas centenas, que aliás puderam usufruir de novas condições no Pavilhão Acácio Rosa, dotado de cadeiras novas, algo que urgia dada a degradação e desconforto que o pavilhão tinha atingido.
Algumas caras novas, incluindo vários ex-júniores, e outros jogadores já conhecidos e apreciados pelos nossos aficionados do andebol, evoluíram em campo.
Inicialmente a nossa equipa alinhou com: Hugo Figueira, Pedro Spínola, Nicola Miricki, José João Rocha, Pedro Matias, Ivan Dias e Bruno Moreira. O adversário foi o Sporting de Espinho, equipa que na época passada nos roubou dois preciosos pontos, o que nos "obrigou" a defrontar o futuro campeão ABC no play-off dos quartos de final, em vez de outro adversário teoricamente mais acessível.
Início hesitante dos nossos jogadores, a defender deficientemente e a atacar com alguma precipitação, salientando-se nesta fase o gigante guarda redes dos tigres. O parcial de 3-5 surpreendia mas a nossa equipa não tardou a acertar. Com um Nicola Miricki inspiradíssimo, quase a fazer esquecer o nosso estimado João Pinto, o volte-face no marcador não tardou; o ex-Madeira SAD marcou por 6 vezes na primeira parte (dois golos de 7 metros). As combinações de ataque, por vezes bastante velozes, trocavam as voltas aos voluntariosos espinhenses, que num ápice viram o marcador disparar até ao 20-8 que se registava ao intervalo!
Nota-se o trabalho do nosso treinador João Florêncio, aparecendo a equipa com mais soluções de ataque que na época passada, fazendo jogadas variadas e por vezes imprevistas, incluindo uma belíssima combinação entre o veterano Pedro Gama (ex-Sporting), Tiago Fonseca e Tiago Santos (ex-Ginásio do Sul), estes dois últimos em suspensão! Foi um dos momentos mágicos da noite. Note-se que no último quarto de hora desta primeira parte o nosso opositor não marcou um único golo!
Na segunda parte os jogadores que não tinham saído do banco puderam, sem excepção, mostrar as suas qulidades. Muito naturalmente, o Sporting de Espinho aproximou-se no marcador, acabando a segunda parte por se saldar num parcial de 16-12, espelhando um equilíbrio apenas aparente, pois a rodagem do plantel coincidiu com um abrandamento do ritmo por parte dos azuis, que jogaram largos minutos com um único jogador com condições para ser titular: Nelson Pina, aliás em grande nível a distribuir jogo, marcando também alguns golos mas falhando também alguns golos feitos.
É injusto não referir todos os jogadores mas deixamos aqui umas notas sobre os que mais estiveram em destaque:
- Nicola Miricki: excelente tecnicamente, com grande impulsão, não faltando agressividade defensiva, promete ser o nosso goleador-mor. Uma contratação excelente!
- Hugo Figueira: mau início, deixando entrar alguns golos evitáveis, depressa melhorou; o adversário não deu para ver se fará esquecer Humberto Gomes.
- Pedro Spínola: parece ter crescido como jogador: falha menos remates e participa dinamicamente nas combinações atacantes.
- Bruno Moreira: a classe deste jovem pivot é inequívoca e só a cegueira do sueco que faz por ser seleccionador nacional é que o mantém afastado da equipa das quinas.
- Pedro Neto: tal como Spínola, parece mais confiante, falhando menos remates; não fez economia da sua potência de remate, para desespero do adversário (que até viu um seu jogador expulso por se opor em desespero a mais uma bomba do nosso jogador).
- Pedro Gama: o experiente jogador pode, com Pedro Matias, ser a voz de comando da experiência, que será fundamental em jogos a doer; não jogou muito tempo mas pôde mostrar a sua categoria e serenidade na condução do ataque.
- Ivan Dias e Tiago Fonseca: João Florêncio pode estar sossegado com a ala esquerda do nosso ataque, pois a qualidade de ambos é patente.
A juntar a tudo o que vai dito, nota-se um excelente espírito de grupo entre os jogadores, parecendo os recém contratados muito bem integrados.
A época promete!