sábado, 1 de setembro de 2007

Belenenses visto pelo site do Bayern

O site oficial do FC Bayern apresenta o nosso clube com algum detalhe neste artigo. Referindo que o clube se situa em Belém, bairro de Lisboa, anuncia de antemão que está na sombra de Benfica e Sporting. Fundado em 23 de Setembro de 1919, é a primeira vez que defronta o Bayern.
Mérito do articulista o de não resumir os nossos títulos ao campeonato de 1946 e às Taças de 1942, 1960 e 1989, mencionando os Campeonatos de Portugal de 1927, 1929 e 1933.
Fala-se na derrota na final da Taça do ano passado e no facto de o clube não se ter reencontrado nessa ocasião com os títulos do passado.
Não falta menção à despromoção não concretizada há duas épocas pela inscrição irregular de um jogador por parte do Gil Vicente.
«Como quinto classificado na época passada classificou-se o Belenenses, pela primeira vez desde 1989, para uma competição internacional», pode ler-se. «Ao contrário do FC Bayern, o Belenenses não teve esta época um bom começo. Após duas jornadas está em 14º lugar com 1-3 em golos e um ponto. Em casa joga no Estádio do Restelo, o mesmo nome do tradicional porto da capital portuguesa (sic!), com uma capacidade de 30.000 lugares, perto do Rio Tejo.»
Lembra o site que só uma vez o Belenenses fez sensação contra uma equipa germânica, no caso o Bayer Leverkusen (então o detentor da taça UEFA), derrotado nos dois jogos da primeira eliminatória por 1-0. Nessa altura jogava no Leverkusen o actual terceiro guarda-redes da equipa bávara: Bernd Dreher.
«No total dos dez jogos que disputou na Taça UEFA, o Belenenses conta com três vitórias, três empates e quatro derrotas e um saldo de golos de 8-11», conclui o objectivo articulista.
O confronto com os bávaros está longe de ser o ideal para equilibrar o saldo...