terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ecos da Madeira & algo mais

Coisa estranha esta de um jogo de futebol do Belenenses sem televisão e, para mais, com relato apenas intermitente. Salvou-nos da penumbra informativa o magro resumo televisivo e o que nos chegou do nosso agente no Funchal, belenense ilustre que defendeu as nossas cores nas bancadas dos Barreiros. Diz-nos ele que o cansaço era evidente em algumas pernas (Cândido Costa e Hugo Alcântara, por exemplo) e que o esforço defensivo que Silas mostrou em Munique foi coisa que não se viu na Madeira. Zé Pedro voltou a deixar nota de que tem pés diferentes dos outros, mas sendo constante na sua habitual inconstância. Ainda assim, parece certo que o resultado é injusto e que o Belenenses esteve sempre dentro do resultado, convicção que no final dos 90 minutos era partilhada por convictos adeptos dos locais. Para o futuro mais próximo, importa rodar a equipa em Portimão porque domingo é para ganhar e, de preferência, sem espinhas.

No entretanto, surpreendo-me n' A Bola de hoje: relata a página 23 que a Naval 1º de Maio estabeleceu um protocolo com o Clube de Futebol "Os Balantas" de Mansoa, time da Guiné-Bissau que passa por ser a nossa filial nº 13. Estranho na minha ignorância que uma nossa filial no estrangeiro faça uma parceria com um adversário do Belém mas enfim, deve ser isto a globalização...

No mesmo jornal, diz-se que a Liga de Basket está falida e que, até ao momento e a acrescentar à falta de interessados, apenas quatro clubes fizeram prova do cumprimento dos requisitos. Nem de propósito, a página ao lado dá conta de falta de liquidez no andebol do Belenenses, com ameaças menos bonitas que o jornal atribui ao técnico João Florêncio. Por acaso calhou eu imaginar que até pode haver algo de comunicante entre as duas páginas, que no fundo poderão remeter mais para a estrutura e erros de organização do desporto português do que para a capacidade financeira do clube, mas nessa contabilidade não quero meter-me agora. Já me permito estranhar, isso sim, que nas notícias que li em parte alguma tenha observado que o jornalista tentou chegar à fala com o vice-presidente responsável, o meu muito estimado Vítor Ferreira.

Terminando: despedem-se hoje "Os Lobos" frente à Roménia (SportTV1, 19h00), mais uma vez com honrosa representação do râguebi belenense. Independentemente do resultado de mais logo, são já credores dos nossos mais do que merecidos parabéns.