segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Grande espectáculo de futsal no Restelo

Assistiu-se ontem no Pavilhão Acácio Rosa a um magnífico encontro de futsal entre as duas equipas que mais deram nas vistas na primeira jornada: Belenenses (9-3 em Pombal) e Sassoeiros (3-2 frente ao Sporting). O leitor que não assisitu ao encontro fique sabendo que o jogo foi trepidante, não havendo momentos de pausa, um ritmo diabólico que empolgou os cerca de quinhentos espectadores presentes (uma centena veio de Sassoeiros).
Ao contrário do que era hábito na época passada, não houve grandes alterações na equipa do Restelo ao longo da partida, sendo a formação-base constituída por Nuno Almeida, Pedro Cary, Maté, Jardel e Cautela. Pedro Cary confirmou a classe que o levou a ser convocado recentemente para a selecção nacional, Maté mostra ser um bom valor e Cautela tem consigo uma enorme experiência e classe. Nuno Almeida e Jardel são já valores seguros bem conhecidos dos adeptos.
Quem viu a excelente exibição da equipa do concelho de Cascais frente ao Sporting sabia que o golo madrugador de Jardel (aos 25 segundos!), num remate de meia distância que apanhou o nosso ex-guarda-redes Carlo de surpresa, não significaria uma tarde tranquila para as nossas cores. E foi o que se verificou.
Entrou-se numa fase de parada e resposta, com as equipas a defenderem com determinação, sendo a nossa penalizada pela dupla de arbitragem com faltas nem sempre evidentes, para o que também contribuíu a fita de alguns jogadores da Linha, a quererem ludibriar os árbitros. Destaque, nesta fase, para um remate espectacular do nosso ex-jogador Vilar ao poste esquerdo da baliza de Nuno, que se lançou num belo vôo. Um lance magnífico!
A seis minutos do intervalo a nossa sexta falta, inexistente, permitiu ao Sassoeiros tentar a sua sorte da linha de dez metros, felizmente sem sucesso. Logo de seguida, num lance que não nos pareceu para falta (mas a pressão dos nossos adeptos fez-se sentir sobre os árbitros), o Belenenses beneficia de uma grande penalidade, que Maté não desperdiçou.
Pouco mudou na segunda parte, com ataques de parte a parte, bons pormenores técnicos, velocidade e, mais uma vez, faltas só para um lado (quando atingimos a quinta falta o Sassoeiros ainda não tinha nenhuma!). O citado Vilar consegue reduzir, aumentando a pressão do visitante, que chegou a ser sufocante, com duas bolas nos postes. Na fase do desespero do adversário o nosso ex-capitão Pedro Caetano entra mal em jogo como guarda-redes avançado e Jardel, com muita calma, remata para a baliza deserta. Era o alívio para as nossas hostes. No último segundo o mesmo Jardel faz um lance idêntico, de mais longe, mas o apito final soou antes que a bola entrasse na baliza.
Foi uma vitória do querer, da determinação e da muita classe dos nossos jogadores. Ainda alinharam Paulinho (um bom reforço), o ex-júnior Ricardinho e Drula. Na retina ficou ainda um lance mágico de Cautela que, de costas para a baliza, faz uma rotação com a perna no ar e só não marca por muito pouco.
No final os quatro brasileiros (Marcão, Vinicius, Marcelinho e Diego Sol) impedidos de jogar por motivos burocráticos confraternizaram com os colegas. Para a semana são já uma opção para Alípio Matos. E logo numa deslocação bem difícil, ao terreno do SL Olivais. É pena que o encontro seja às 17h00, uma hora antes do encontro de futebol frente ao Paços, o que afastará muitos dos que ontem foram ao Restelo e incentivaram entusiasticamente a equipa, como há muito se não via. Mas nós lá estaremos no Casal Vistoso a apoiar os nossos bravos rapazes!