terça-feira, 1 de abril de 2008

Que futuro para o nosso andebol?

A nossa equipa de andebol mostrou mais uma vez a sua garra e espírito de luta ao derrotar o Sporting por 26-23, no primeiro jogo dos quartos-de-final do playoff da Liga.
Não foi um jogo brilhante. Na primeira parte as equipas atacaram mal e defenderam com excessiva agressividade, tendo a dupla de arbitragem que distribuir cartões amarelos em profusão. Aliás, o andebol nacional está cada vez mais desleal na forma como se defende: assim que começa um ataque a equipa que defende tem logo um jogador a puxar a camisola do pivot adversário, mal o deixando movimentar-se; depois, sobre quem tem a bola, vale quase tudo: empurrões, puxões, encontrões e às vezes puras agressões. A modalidade torna-se mais feia e quezilenta e o espectáculo perde. Infelizmente, ao ver-se jogos das camadas mais jovens, começa-se a constatar que esta forma de jogar vai criando escola em alguns clubes.
A desvantagem de 10-11 ao intervalo penalizava as precipitações no ataque belenense, uma quase constante nas primeiras partes da nossa equipa. Que, outra constante, surge transfigurada nas segundas metades: diminuiu a precipitação nos contra-ataques (foi sintomático ver, no primeiro período, Tiago Fonseca a gritar com Hugo Figueira, após um mau passe longo), as jogadas eram melhor construídas e Pedro Neto e Pedro Spínola foram facturando com espectacularidade. Depois, quem tem Hugo Figueira, tem fortes condições de limitar o score adversário: mais uma vez o melhor guarda-redes português encheu de desespero os sportinguistas, que até nem jogaram mal, com João Pinto e Hugo Canela em evidência, com belos golos.
Em suma: vitória justa da equipa ainda assim mais consistente, daquela que acreditou e nunca desesperou, empurrada, diga-se, por uma massa adepta entusiástica. Ao Sporting continua a faltar mais convicção nas suas capacidades dado que o plantel tem qualidade para lutar pelo título. Algo que os nossos podem já amanhã afastar dos cenários verde-e-brancos, com uma vitória no Casal Vistoso (jogo às 21.30).
Recorde-se que o vencedor deste confronto defrontará o vencedor de ABC-ISAVE. Os rapazes do Vale do Ave têm subido de nível e neste domingo quase surpreendiam os bracarenses.