sábado, 26 de abril de 2008

Um filme já visto

Estas coisas parecem estar escritas nas estrelas: no jogo mais fácil que nos esperava até ao final da época, entregamos o ouro ao bandido quando em nada ficamos a dever ao adversário...
À semelhança do que se passou na época passado, não faltaram oportunidades evidentes de golo para que o Belenenses tivesse saído da segunda circular com uma vitória de antologia... e ainda para mais sem espinhas. Mas como também por inúmeras vezes se foi verificando na história do futebol, é frequente as equipas não marcarem no jogo que se segue a uma goleada. Algo que vários adeptos temiam e que mais uma vez se veio a verificar. No conjunto, uma derrota com sabor muito amargo, por várias ordens de razões:
1. Porque é manifestamente injusta;
2. Porque a expulsão de Hugo Alcântara é perfeitamente estúpida e deverá ser objecto de uma multa, ao nível interno;
3. Porque - sabe Deus! - pode contribuir para agravar, a quinze dias do final da época, o mau ambiente que se vive dentro do futebol do clube, com os inerentes reflexos na temporada que aí vem;
4. Porque terá contribuído, de forma muito relevante, para o abandono do objectivo de chegar novamente à UEFA. Com efeito, olhando objectivamente para a classificação e para o calendário, penso ser sensato considerar como única meta plausível a conquista do 7º lugar que, como é sabido, dará acesso directo à final da Taça Intertoto - e à Taça UEFA em consequência. É para aí que teremos que, a partir de agora, apontar baterias.
5. Porque hoje, tentando surpreender os desesperados técnicos vermelhos, Jorge Jesus inventou um nadinha não colhendo daí benefício consistente que se visse. Acresce que entrando com Ruben Amorim e Gomez - quando apenas o Gavião deveria ter alinhado -, demonstrámos um receio perfeitamente absurdo face a um adversário que é de momento incapaz de meter medo a qualquer equipa do fundo da tabela da terceira divisão.
Enfim, como nem tudo é mau, parece claro - de olhos postos na próxima época - que há um aspecto muito positivo que este jogo terá confirmado: temos guarda-redes, e este é dos bons!