segunda-feira, 28 de abril de 2008

Homenagem ao voleibol

Foi com grande alegria que senti a conquista do título nacional da A2 por parte das nossas meninas do voleibol. Antigo praticante (até ao último ano de júniores), muito me custou à época (anos 80) não poder evoluir no meu clube do coração, tendo que envergar outros emblemas. Foi por isso com curiosidade que encarei o regresso do Belenenses a uma das modalidades desportivas mais bonitas.
E, tal como sucedeu com o futsal, a aposta foi ganha. Não fruto do acaso mas de um trabalho persistente, paciente e - claro - de qualidade. Quando a tudo isto se junta um colectivo empenhado e com grande espírito de sacrifício, estão reunidos os condimentos do sucesso.
O Belém vai ser, assim, a única equipa a sul do Douro a competir na A1. É uma boa nova e ao mesmo tempo um sinal da época que vivemos. Na minha mocidade tínhamos, só em Lisboa, o Atlético, o Técnico, o Benfica, o Sporting, o CDUL, o ACM e o Pontinha a participar nas competições femininas (e estou de certeza a esquecer-me de mais alguns emblemas). Hoje é o que se vê, de resto a crise e o desinteresse não se verificam só no voleibol: em relação a há vinte anos atrás talvez o andebol seja a única modalidade em Portugal que não perdeu em número de espectadores.
O voleibol do Belém merece ser acarinhado, pelo trabalho já desenvolvido até aqui e, porque não dizê-lo, pelas expectativas que estão criadas para a próxima época. Num clube onde evoluem praticamente só homens, a secção de voleibol feminino é uma lufada de ar fresco e estamos certos que as moças de azul vestido ainda nos vão dar muitas alegrias.
Bem hajam.