sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Planeamento, onde estás?

Nada tenho contra jogadores brasileiros. Mas parece-me que estamos a exagerar no número de jogadores contratados para a nossa equipa de futebol em terras de Vera Cruz . Agora chegam mais três, com um quarto na calha. E os valores envolvidos nem são nada meigos. Como nos tempos "heróicos" de Alvalade, em que fazia chegar ao clube leonino, quase semana sim, semana não, catrefas de jogadores brasileiros e argentinos, Carlos Janela negoceia, «por indicação expressa de Jorge Jesus», lotes de jogadores com a época em curso.
Onde está o planeamento da época? Tendo saído, por força do dinheiro que nos propuseram e não pelo valor dos jogadores, Nivaldo e Dady, como é que se justifica a entrada tardia de tanto sul-americano? Roncatto lesionou-se mas a sua recuperação está para breve, caramba!
E os guarda-redes? Sendo a contratação, mais que equívoca, de Costinha e Marco, da responsabilidade de Jorge Jesus, tendo Marco Aurélio ficado lesionado em Maio de 2006, porque é que só agora é que se percebeu que nos falta um guardião de verdadeira qualidade? Foi preciso Marco dar dois furos seguidos, contra Real Madrid e Al-Ahraby?
Oxalá os reforços comprovem o valor que desejamos tenham. Mas estando o clube mais estável, estando os sócios relativamente tranquilos como há décadas se não via, tendo a equipa uma espinha dorsal que vem da época anterior, ninguém me convence que este ano, embora com as melhores intenções e ambições, não foi deficientemente pensado em termos de planeamento. Esperemos não pagar as favas com um início de campeonato hesitante como no ano passado.