quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Diário Desportivo e "boa imprensa"

Há dias fechou portas o Diário Desportivo, jornal distribuído gratuitamente que numa fase inicial era dirigido por Fernando Correia, figura que dispensa apresentações no meio (curiosamente abandonou o projecto que o tinha levado a abandonar a rádio TSF - agora dedica-se exclusivamente à RCP).

Por um lado é pena porque o Diário Desportivo dedicou bastantes páginas ao Belenenses, atenção a que não terá sido alheia a simpatia de Fernando Correia para connosco (mesmo sendo ele "lagarto" integral assumido). Ficam no arquivo interessantes entrevistas, muito provavelmente recolhidas ou inspiradas durante o trabalho de investigação para o livro sobre o Matateu.

Por outro lado também é pena porque o Diário Desportivo teria à partida condições para fazer alguma diferença relativamente aos três diários desportivos pagos, que cedem obscenamente páginas e páginas dedicadas às mais ínfimas trivialidades dos "três". Estes chegam ao ponto de se assumirem sem qualquer pudor como orgãos semi-oficiais dos clubes-padrinhos (ou que apadrinham), como as questões do "Apito" e afins comprovam.
O "pecado", no entanto, terá acabado por ser o mesmo. Faltou vontade das partes, algumas por certo impacientes por não conseguirem a sua fatia do bolo "trezeiro", difícil de arrancar aos jornais estabelecidos.

Assim continuamos a viver de alguma caridade ou de oportunidades que de vez em quando certos consócios no "métier" aproveitam para compensar o esquecimento.
Que não damos notícias, que ninguém ou muito poucos querem saber de nós e muito menos comprar jornais para tal...
O facto é que também aqui o Belenenses é prejudicado por ser vizinho dos da 2ª circular, pois até a imprensa local ou regional nos esquece (ao contrário de outros clubes).

A propósito, recordo as notícias que a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém colocou há tempos no seu boletim, que li afixado em "placard" na Rua de Belém. A pretexto da Final da Taça que iríamos disputar, referia-se ao Belenenses como sendo "o maior clube da Freguesia". Por outro lado, no seu editorial, o Exmo. Presidente da Junta referia que aquele nosso feito deveria ser "orgulho para todos nós que habitamos ou trabalhamos em Belém, independentemente das cores clubísticas de cada um".
Devo referir que o destaque que nos foi dado merecia o nosso aplauso e agradecimento, como merece agradecimento a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém pelos apoios que nos concede e o destaque que nos dá noutras iniciativas.
Mas aquele exemplo serve para nos convencermos de uma vez por todas que há muito trabalho por fazer, e se muito já se perdeu (até a hegemonia em Belém), não nos podemos permitir perder mais.
Sabemos muito bem porque somos e continuaremos a ser Belenenses, temos é de entender melhor o que é que falta para que outros se juntem a nós. Vitórias, sim, mas o Belenenses tem mais para dar... ainda! Ser diferentes... mas para melhor, não apenas diferentes!