quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Perspectivas

Sobre o jogo de Braga devo começar por referir que concordo com boa parte do que já aqui escreveu o meu caro companheiro de blogue. Nalguns aspectos, então, seria impossível o contrário.
Unanimemente, foi uma fraca exibição e o paupérrimo resultado não deixa dúvidas. Não que o Braga tivesse feito por o merecer, mas a verdade é que nem precisou. Fizémos mais nós por merecer a derrota.

No entanto, e mesmo tendo em conta as carências e a renovação do plantel em lugares-chave, a forma da equipa surpreendeu todos pela negativa. A pré-época prometeu, mas quem tenha visto o jogo do passado Sábado poderia achar que acabava de começar. Muitas hesitações, tremenda dificuldade no passe, posicionamentos muitas vezes erráticos e até desentendimentos mais acalorados, deu para ver coisas que à partida nos deveriam fazer temer pelo pior, mais concretamente - e como ouvi in loco - a repetição de épocas não muito distantes e muito desastrosas.

Agora chegou uma "fornada" de reforços, com o campeonato em andamento, e só resta esperar que as coisas melhorem (que remédio). Mas em boa verdade, pessoalmente, mantenho o memso optimismo. Mais ainda, já previa que pudéssemos ter uma espécie de "crise" que de certa forma abalasse a confiança amealhada (e merecida) na época anterior, e que, ainda assim, o melhor seria - e será - renovar essa mesma confiança e contribuir para reforçar animicamente a nossa equipa.

Para renovar com Jesus é uma excelente altura e espero que o acordo se concretize em breve. Pôr em causa esse cenário, quanto a mim, seria criar um desiquilíbrio insanável (pelo menos no curto prazo).
Quanto aos que estão melhor e os que estão pior, será nas mãos do nosso "mister" que tudo se resolverá, com o saber e o rigor que já demonstrou ter. Estou certo que as jornadas que faltam até ao fim da época irão revelar de novo um Belenenses forte e a disputar uma boa classificação.
Também há a Taça, sempre a Taça, mas desde já também aviso: a Taça tem muito de sorte... e de azar. Não deve também ser um foco de crises fatais.

Mais importante, a meu ver, e mais urgente, é a questão da Taça UEFA. Aí sim, aproxima-se o primeiro jogo, importantíssimo. Se em matéria de objectivos o discurso é oscilante (ora optimista ora refreador de expectativas) da minha parte não tenho dúvidas que uma eventual passagem à fase de grupos deveria ser objectivo prioritário, porque está aí à porta e não basta chegar lá. Tantas vezes escrevi que não basta chegar à UEFA, que é preciso ficar por lá...

Aproveito para desejar a melhor sorte aos reforços e que, como os outros que já cá estavam, se possam sentir todos muito felizes e realizados no final da época... como nós esperamos!

Aproveito ainda e também para louvar o magnífico feito do atleta Nélson Évora. Embora não diga directamente respeito ao Belenenses, "mexe" com a idéia de Clube que gostaríamos (ou gostaria eu, pelo menos) de ser. Num país onde o atletismo é desporto de "segunda" (dois diários desportivos preferiram dar destaque à chegada de um qualquer reforço do Benfica) maior é o mérito dos campeões. Pena é que ao longo destes anos o Belenenses não tenha conseguido segurar grandes valores, mas os outros é que têm dinheiro (o nosso!). É caso para dizer que não fazem nada... compram tudo feito. Sendo assim, quem os faz? E o que será desses? Para quando alguma moralidade no desporto português? Ou só interessa mesmo saber de que côr são os apitos?