quinta-feira, 1 de maio de 2008

A Naval 1º de Maio e a verdade desportiva

Ah, pois é...:

O final da época de 2005/2006 deu ao futebol português um caso já resolvido que determinou a permanência do Belenenses no escalão principal e a descida do Gil Vicente. Mas outro caso está aí para ser resolvido nos tribunais, caso o Ministério Público dê suporte ao relatório final da Polícia Judiciária sobre factos relativos ao jogo Penafiel-Naval 1.º de Maio, relativo à 34.ª e última jornada desse campeonato.
O empresário Beto Andrade, próximo de Jorge Baidek, é suspeito de tentativa de corrupção sobre alguns jogadores do Penafiel, equipa que chegou à última jornada já despromovida. Segundo apurou a investigação, que resultou de uma queixa do Vitória de Guimarães (equipa que desceu de divisão), Beto Andrade - antigo jogador brasileiro do Vizela, Ronfe e Moreirense - abordou os jogadores penafidelenses Juninho Petrolina e Nuno Diogo, prometendo-lhes 30 mil euros caso facilitassem a vitória da Naval 1.º de Maio. O mesmo terá sido prometido ao guarda-redes Nuno Santos.
Os jogadores não aceitaram e Beto Andrade disse na PJ que fez tudo a mando de Baidek. A PJ pediu facturação detalhada aos operadores de telemóvel e confirmou alguns contactos.
Também o jogador Wellington, do Penafiel, confirmou ter sido abordado por um jogador do Sporting de Braga - Sidney - que o informou de que Beto Andrade dava 30 mil euros a quem ajudasse a Naval 1.º de Maio nesse jogo decisivo. No processo também foi ouvido José Couceiro, treinador do Belenenses no final dessa época, que disse ter escutado alguns rumores sobre esta história.
A Naval 1º de Maio ganhou por 1-0, somou 39 pontos mas livrou-se da descida porque tinha vantagem no desempate com o Belenenses, que somou o mesmo número de pontos e perdeu nessa ronda em Barcelos por 1-0. A Académica também terminou o campeonato com 39 pontos mas tinha vantagem na "poule" com Naval e Belenenses. Rio Ave e V. Guimarães desceram com 34 pontos e o Penafiel terminou a prova com uns magros 15 pontos.