sábado, 10 de maio de 2008

A época morreu. Viva a nova época!

Terminou a época do Belenenses com a "matança de um velho borrego": vitória frente ao Nacional, no difícil campo da Choupana, por 2-1, com golos de Weldon e João Paulo - desculpem lá mas eu, depois de ver e rever as imagens, lobrigo um golo do Weldon e não um auto-golo, por muito que a Liga (e a imprensa) o queira atribuir em benefício da segunda circular.
Adiante. Falhou o acesso directo à Intertoto em virtude da vitória do Braga e dos bons ofícios do já a partir de hoje saudoso Paulo Paraty. O costume, portanto, apesar dos rumores que dão conta da possibilidade de se abrir nova vaga europeia para o Belenenses, seja em consequência da incapacidade de outros em cumprir os requisitos para o licenciamento, seja por eventual desistência de outros emblemas pré-inscritos na referida competição. Apesar disso e como as contas se fazem no fim, vamos aos factos:
Em duas épocas, desde que Jorge Jesus é técnico do Belenenses, somou a sua equipa de trabalho duas classificações consecutivas para a Taça UEFA (49 pontos na época passada e 46 esta temporada), uma presença na final da Taça de Portugal, uma vitória num torneio internacional em Marrocos (para o qual, ao que parece, convidaram o Belém novamente) e uma presença muito interessante no Troféu Teresa Herrera. Isto são factos. E a verdade é que há muitos anos que não nos era possível deitar estas cartas na mesa. Isto considerado, não espanta que o Engº Fernando Sequeira tenha entendido ser útil não deitar fora todo o trabalho realizado até aqui, propondo ao competentíssimo técnico a renovação do seu contrato até 2012. E neste quadro - parece ser este o quadro e não outro -, espero que a SAD tenha actuado a tempo de emendar a mão, garantindo a continuidade de uma equipa técnica que apresenta resultados e não vende gato por lebre.
Pela minha parte, aguardo que Jesus e o presidente da SAD tenham aproveitado a hora e meia de viagem de regresso lá nos ares para se conhecerem melhor e que, já na segunda-feira, estejam ambos reunidos no Restelo de modo a planificar uma época 2008/09 que, a ser montada com frontalidade, nos pode reservar outras agradáveis surpresas.