segunda-feira, 19 de maio de 2008

Semana de decisões

Anuncia-se uma semana de grande importância para o futuro próximo do futebol do Belenenses, agora que parece estar por horas a assinatura da rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus. Nesta altura e independentemente das opiniões de cada um em relação ao anunciado divórcio, importa olhar em frente e arrepiar caminho por forma a assegurar a atempada preparação de uma época em que queremos, todos, continuar a andar lá por cima. E é nesse quadro que me parece natural que a confirmação do nome do novo treinador do Belém não passe dos próximos dias. Cruzando informações e tentando deduzir com alguma lógica, parece claro que Sebastião Lazaroni venha a ser o próximo timoneiro azul, acompanhado evidentemente dos seus dois adjuntos - Carlito Macedo e Milton Mendes (este último um ex-jogador do Belém de que muitos estarão lembrados, diga-se a título de curiosidade).
Não sendo Lazaroni e posto que o direito à especulação é livre, Carlos Azenha poderá bem ser o segundo nome da short-list. E digo short-list porque a notícia ontem publicada pela Bola fazendo referência a Peseiro, Michel Preud'homme e Garcia Rémon me parece típica encomenda de empresários, embora possa, naturalmente, estar enganado (e no caso do Garcia Rémon até não era mau que estivesse). Último palpite: não sendo Lazaroni ou Azenha, a SAD vai tirar um coelho da cartola e apresentar-nos um nome que ninguém espera, seja ele conhecido ou não.

Arrumada a questão dos treinadores, as gazetas anunciam nova sangria: de saída estariam então Weldon, Rafael Bastos e Rodrigo Alvim - além de Devic e Amaral, estes por falta de propostas de renvação -, apesar de que, com confirmação, apenas se saiba do desagradável abandono de Hugo Alcântara rumo aos romenos do Cluj, cuja capacidade de atracção financeira e desportiva não podemos de momento contrariar. Também neste caso importa sobretudo aguardar pelos desenvolvimentos que por certo marcarão os próximos dias. Ainda assim, em nada me surpreende a saída para o estrangeiro de um jogador como Rodrigo Alvim, de categoria indiscutível e que é aliás, dos três, a baixa de maior vulto.
De resto, olhando atentamente as notícias, uma curta nota para uma "breve" que dava conta do nosso interesse no (muito bom) guardião camaronês Pierre Ebede, internacional A ex-Panathinaikos e ex-Metz, actualmente um jogador livre; e destaque também para a confirmação das saídas da Naval de Mário Sérgio e China, dois nomes que ultimamente têm sido associados às nossas intenções. Mas nem de propósito, também nos últimos dias se mencionou o interesse do Sp. Braga no primeiro dos ex-navalistas... Ora, creio que é difícil conseguir distinguir neste momento a veracidade de tanta movimentação de entradas e saídas. Se aparentemente Jorge Jesus está a caminho de Braga levando com ele alguns nomes e considerando que o Belenenses está evidentemente no mercado - e nem poderia aliás ser de outra maneira -, das duas uma: ou efectivamente perseguimos os nomes que até agora faziam parte dos apontamentos da anterior equipa técnica - e nesse caso o nome de Mário Sérgio, por exemplo, faria sentido; ou, ao invés, estamos já de olho nalguma lista indicada pelo novo técnico, situação que eventualmente poderia justificar a inclusão de um guarda-redes nas notícias dedicadas ao Belenenses. Certa, mesmo, parece ser apenas a garantia dada a Meyong de que, lograda a desvinculação do Levante, lhe seria apresentada uma proposta para que continue a vestir de azul. Excelente notícia, assim as ameaças de processos internacionais ao atleta estejam juridicamente salvaguardadas.
E de momento, é esta a "função" dos adeptos: pouco mais podemos fazer do que especular, com maior ou menor informação do mercado, na ânsia de que seja possível construir num curtíssimo espaço de tempo um Belenenses melhor do que o dos últimos anos. Num plantel que de momento não tem um único central, não se afigura tarefa fácil.