domingo, 28 de outubro de 2007

Sete jogos, sete vitórias...

... é o balanço até agora da excelente campanha belenense na Liga de Futsal 2007/2008. Contra o Nogueirense, emblema vianense recém promovido, vitória muito sofrida por 3-1, prova de que no futsal raramente há jogos fáceis.
E a nossa equipa parece estar a dar mostras de alguma ansiedade pela manutenção, tão inesperada como justa, do primeiro lugar, não conseguindo mostrar todo o seu potencial. Ontem, facto que não sucederá muitas vezes, foram os jogadores portugueses a marcar todos os nossos (poucos) golos: Paulinho, Pedro Cary e Cautela conseguiram o que Jardel (ontem muito perdulário, apesar de muito esforçado), Marcelinho e Diego não lograram. O que também mostra que, pese a influência tantas vezes decisiva destes, o nosso plantel tem bastantes soluções, algo que não existia na época passada.
Os maiores destaques, além da necessária menção aos autores dos golos, vão para Marcão, que defendeu praticamente tudo, sendo ousado e inteligente nas situações 1x1 e proporcionando ao público presente uma vistosa defesa à gato, ainda na primeira parte; e para Cautela, que mostrou como é importante haver um elemento experiente, controlando a ansiedade geral, que soube levar a equipa para a frente na fase de maior assédio do Nogueirense, quando o empate parecia iminente, e que culminou esta excelente fase final da partida com um golo que fez explodir o pavilhão após largos minutos de angústia.
Destaques negativos: o adversário, ciente da sua inferioridade, abusou da fita, procurando e conseguindo iludir os árbitros, o que o fez beneficiar de um livre de 10 metros na primeira parte e fazendo recear o mesmo na segunda, pois a nossa equipa esteve os últimos sete minutos de jogo com cinco faltas, sabendo manter a concentração de modo a evitar aquela que é sempre uma situação de golo iminente; quando passaram a não cair na esparrela dos vianenses, os árbitros deixaram pasar em claro duas faltas a nosso favor, pondo o pavilhão numa indignação incandescente; valeu o nosso terceiro golo para que males maiores não acontecessem.
Nota positiva, ainda, para o público, que deve ter abeirado as sete centenas; ainda assim se poderia esperar mais dada a liderança do campeonato e a expectativa de termos uma equipa sénior empenhada na luta pelos primeiros lugares. Mostrou ainda um fairplay que não é muito frequente no nosso país, aplaudindo o adversário no final e reconhecendo o seu esforço e aquela que terá sido a sua melhor exibição esta época.
Temos agora uma longa paragem de campeonato devido à realização do Europeu. O próximo jogo é no Dia da Restauração da Independência, 1 de Dezembro, no terreno do Vila Verde, perto da Terrugem (Sintra). Espera-se uma comparência apreciável de adeptos azuis para esta curta deslocação.