domingo, 7 de outubro de 2007

Futsal em grande

Começam a faltar adjectivos para caracterizar a prestação da nossa equipa de futsal. Com quatro jornadas cumpridas, eis-nos isolados em primeiro lugar, com doze pontos. A forma categorizada e abnegada posta nos confrontos é de louvar. Sobressaindo desde a jornada passada (quando pôde actuar pela primeira vez em jogos oficiais) Marcelinho, é no entanto toda a equipa que merece realce. Isto porque de uma verdadeira equipa se trata. Alípio Matos pode utilizar nove jogadores durante um encontro que a nossa qualidade de jogo não se ressente.
Tudo isto foi evidente no confronto de ontem frente ao Boavista. O nosso adversário impressionou pela positiva, não merecendo de todo estar ainda sem pontuar no campeonato, valorizando ainda mais a nossa vitória. E se esta se começou a desenhar cedo, com uma magnífica jogada de Marcelinho, que sentou Alex e atirou para as redes desertas, não foram facilidades o que se nos deparou até ao último instante.
A primeira parte foi empolgante, sendo o intervalo um descanso também para os espectadores, tal a vibração que o nosso jogo provocou. A segunda parte teve um Belenenses mais de contenção nos primeiros minutos, para se desinibir depois e efectuar algumas jogadas que puseram o pavilhão ao rubro. Os golos falhados foram vários: duas bolas no poste, uma defesa impossível de Alex perante um Jardel a meio metro do golo e ainda dois remates de longe ao lado da baliza deserta, quando os boavisteiros jogavam já com guarda-redes avançado.
Análise dos jogadores:
- Marcão: com menos trabalho que frente ao SL Olivais, ainda assim pôde fazer grandes defesas, sendo no entanto culpado no primeiro golo dos do Bessa.
- Marcelinho: para quem ainda o não viu jogar é difícil expressar por palavras o enorme talento deste jogador. Creio que este ano não vai ser Ricardinho, do Benfica, o melhor jogador do campeonato. Ontem facturou por 3 vezes.
- Pedro Cary: bom toque de bola, muita rapidez e alguma precipitação em algumas jogadas, o mesmo que se pode dizer de Paulinho (um golo).
- Cautela: muito importante a estabilizar a equipa em momentos mais críticos. Sereno e inteligente.
- Diego Sol: muito bom a defender, visão de jogo e um excelente golo.
- Vinicius e Maté: jogaram pouco mas integraram-se muito bem na manobra da equipa.
- Jardel: bendita equipa que pode ter este jogador no banco.
Destaque ainda para o jovem guarda-redes Marco, que substituiu Nuno Almeida no banco. Pelo que se vai vendo nos aquecimentos, está em grande forma. Aliás na época passada, quando tínhamos Nuno e Carlo lesionados, fez um grande jogo.
Na próxima jornada teremos o maior desafio até à data: ida a Loures para defrontar o Sporting (sábado, 15h20, transmisão em directo na SIC). Estamos em crer que se jogar o que sabe, sem nervosismos, a nossa equipa pode somar a quinta vitória no campeonato.
Espera-se um grande apoio dos adeptos que, se foram ontem cerca de 400, continuam a ser poucos face ao que esta fabulosa equipa merece.