quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Segunda vitória na Liga Halcon 2007/2008

Foi um espectáculo empolgante aquele a que se assistiu ontem no Acácio Rosa, entre Belenenses e São Bernardo.
Os aveirenses, que entravam para esta 5ª jornada na 3ª posição, e que já haviam batido o Benfica na Luz, demonstraram ter uma bela equipa, com muita qualidade mas, pareceu-me, com excessiva dependência do seu número 14, Inácio Carmo, um excelente jogador, com um temível remate e que a nossa defesa praticamente nunca encontrou maneira de travar.
Após um 2-2 no dealbar da partida, a nossa equipa pulou para um 6-2, vantagem que foi efémera pois o adversário mostrou qualidade e determinação, nunca permitindo à nossa equipa adiantar-se muito no marcador, que chegou ao intervalo em 16-14. Nesta primeira parte destacaram-se: o veterano Pedro Gama, já recuperado, um jogador com larga experiência, visão de jogo, inteligência, embora ainda possa vir a render mais; Hugo Figueira, com várias defesas espectaculares, garantindo a vantagem permanente dos azuis; e a dupla de arbitragem (que viajou desde... Aveiro!), com critérios desiguais, sempre em nosso desfavor, conseguindo complicar um jogo correcto, embora por vezes durinho, mas sem maldade.
Entrou mal a nossa equipa na segunda parte, marcando apenas um golo nos primeiros 5 minutos e mostrando insegurança, com os jogadores a tentarem jogadas individuais, que esbarravam na defesa aveirense. A toada de equilíbrio manteve-se até ao empate a 22. Ao contrário do que se podia recear a nossa equipa não acusou o toque e partiu para o melhor período do jogo, com mais fluidez na troca de bola, melhores e mais rápidas combinações de ataque, culminadas com vários golos de belo efeito (contei pelo menos cinco "roscas", uma delas de Pedro Neto, um jogador com grande margem de progressão e que parece estar a ser bem "trabalhado" por João Florêncio). Nesta fase destacavam-se: Bruno Moreira, sempre inteligente a esgueirar-se no meio dos centrais; Tiago Fonseca, com uma mão cheia de golos, e Hugo Figueira, que além de belas defesas marcou um golo de baliza a baliza, que levou o pavilhão ao rubro!
Do lado do brioso adversário, uma equipa muito compacta, destaca-se, como já referimos, o excelente jogador que é Inácio Carmo, autor de 10 dos 26 golos da sua equipa e líder dos melhores marcadores da Liga, com 42 tentos, mais quatro que o segundo, Eduardo Filipe do FC Porto.
Ontem a nossa equipa demonstrou a sua excelente valia. Apesar de alguns momentos de intranquilidade, soube contrariar as dificuldades (e chegou a jogar "seis contra nove", em certos momentos de escandalosa má fé dos árbitros) e mostrou que a ascensão na tabela não irá parar.
Segue-se mais uma partida difícil, frente ao Sp. Horta, no dia 21, pelas 21h00. Os açoreanos têm apenas uma vitória em seis jogos e não irão facilitar a nossa tarefa.