quinta-feira, 26 de julho de 2007

A viagem a Marrocos - uma antevisão

Está o plantel um pouco mais folgado (ontem apenas teve um treino, à tarde) mas já a fazer as malas para a viagem a Marrocos.
Uma vez além-estreito, o que podemos esperar? Desde logo, é um destino relativamente próximo, pelo que a viagem em si não deverá ser desgastante. Quanto às condições climatéricas, prevê-se bastante calor para o fim-de-semana (temperaturas pouco abaixo dos 40 graus), mas, à hora do primeiro jogo (19:30 de Marrocos, 20:30 de Portugal), não deverá haver problema (já o jogo para 3º e 4º lugares é mais cedo).

Quanto às equipas, devemos começar obviamente pela de "Casa" (diminutivo comum para Casablanca). Será um combinado - inédito - entre o Wydad Athletic Club e o Raja Club Athletic, os grandes rivais da cidade. Em separado, são adversários difíceis, embora a última época não tenha sido particularmente brilhante para ambos.
O Wydad, treinado pelo nosso compatriota Nelo Vingada, detém mais títulos nacionais e parece estar mais forte. O Raja, com um melhor palmarés pan-africano (2 Ligas dos Campeões e uma Taça dos Campeões Africanos), teve na época de 2006/07 uma das piores da sua história. Mas a grande questão, levantada pelos adeptos de ambos os clubes, é como se irá comportar a equipa "mista". Não se entendem quanto à sua composição e têm dúvidas quanto à sua verdadeira força.
Não obstante, jogando em casa, perante os seus compatriotas, num torneio em honra do seu Príncipe... vão esquecer as rivalidades, penso eu.

Quanto ao Club Africain, da Tunísia, vem de um excelente 2º lugar no respectivo campeonato, que é actualmente um dos mais fortes de África (com reflexos na Liga dos Campeões, onde os clubes tunisinos têm chegado frequentemente à final, bem como a nível de selecção). A encontrarmos este adversário, será bem difícil.

Por fim, a Selecção dos Camarões, que afinal comparece numa versão algo depauperada. Contará exclusivamente com jogadores a actuar no país, na sua maioria pouco habituados a estas andanças. Os próprios camaroneses afirmam não esperar bons resultados. Mas quem sabe, se não aparecem individualidades de valor? (olho neles!)


É difícil prever qual será o desempenho do Belenenses. Caso estivéssemos numa fase mais adiantada da preparação, com os reforços melhor integrados e a condição física mais apurada, diria que éramos claros favoritos para vencer o torneio. No entanto, temos possibilidades para tal, pois com os jogos já realizados Jesus poderá ter as ideias mais assentes. Para além de que, tratando-se de um torneio, todos vão jogar para ganhar, o que nos poderá ser favorável (não serve de muito a "retranca").

Logo veremos, que frutos traremos na celebérrima viagem de Casablanca a Lisboa (imortalizada por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart - este último ficando em terra).

Caso queiram espreitar:
- O último dérbi WAC-Raja
- Os "tiffosi" rajaouis, em grande
- Uma "super-produção" wydadi, com música a preceito
Como se pode ver, gostam de bola e não é pouco! Esperemos que fiquem bem impressionados com o Belenenses... como os seus avós.