quarta-feira, 18 de julho de 2007

Breves notas de férias

Estando de férias em destino que me é habitual (por razões familiares - a Madeira), não consegui, como também é habitual, esquecer o nosso Belenenses.
Junto ao Largo do Município funchalense abri o Jogo (calhou ser esse), numa das raras ocasiões em que compro jornais desportivos, para dar de caras com a entrada de 3 Milhões de Euros nos cofres da nossa SAD. Apesar de perdermos um jogador de grande nível, a minha primeira reacção foi suspirar de alívio. Mais ainda porque o Nivaldo não vai para nenhum adversário nosso, coisa que me custaria ver (e que muito dificilmente renderia algo de jeito).

Nos antípodas daquela notícia estiveram as declarações do Ruben Amorim, que, sem qualquer polimento, espera sair do Belenenses e que esta última época o "ajude" a "saltar" para certo clube.
No meu mester, isto seria como se o rapaz já tivesse saído, havendo apenas que cumprir com o contratado em termos de remunerações (mas também nos deveres mínimos do jogador).
Não sei se terá sido contagiado pelo síndrome de imbecilidade que pela mão de certo pseudo-treinador assolou as nossas selecções jovens, o facto é que a figura é triste, mesmo para jogadores jovens que se pensam ambiciosos. Diria mais, sobretudo para estes.
O Nivaldo, sabemos já, vale mais de 3 Milhões de Euros. O Ruben, pelos vistos, não, e é dos primeiros a pensar assim. É pena, mas já deve ido nalguma cantiga.

Bom, isto do que se passou por cá enquanto estava eu lá.
Por lá, foi com um grande sorriso que, num quiosque funchalense, ao pedir certo artigo em côr azul, ouvi: "É do Belenenses ou do Porto?". Esclareça-se que o senhor do quiosque não era dos nossos.
Há quanto tempo não ouvia isso, mesmo ao pé de casa ou até do Restelo. Pode parecer perfeitamente banal, banalíssimo, mas não é. Por agora já estamos a dar nas vistas, de novo. Mas não basta voltar a estar "na moda"... e não bastará, quero querer, aos nossos jogadores, salvo raras excepções (como os que anseiam pelo "salto").

Noutro registo, acompanhei a certa distância a realização de dois treinos de captação para miúdos madeirenses promovidas por... Sporting e Benfica. No caso deste último, em renovada parceria com o Andorinha, clube onde apareceu o Cristiano Ronaldo e que por acaso até já foi nossa filial, em tempos. Ainda nos falta organização e a resolução de outras questões mais urgentes, mas é sempre muito importante saber o que os outros fazem e perceber a distância a que (ainda) estamos deles.