sábado, 12 de janeiro de 2008

"Não, é só cá"

- No Brasil também há ladrões destes?
- Não, é só cá.
Este diálogo entre um adepto do Belém e Vinicius, no final do encontro de hoje frente ao Freixieiro (12ª e última jornada da primeira volta do Nacional de Futsal), ilustra a perplexidade do jogador azul perante uma tentativa descarada e grosseira por parte de Paulo Macau (useiro e vezeiro em prejudicar o Belenenses) de impedir a nossa vitória frente à valorosa equipa de Perafita. O pavilhão quase vinha abaixo e o citado bandido teve mesmo que pedir à polícia que se interpusesse entre os adeptos e a sua excelsa careca.
E que equipa encontraria forças para, depois deste revés a um minuto e meio do fim, conseguir o 3-2 final a 14 segundos do epílogo do encontro? Quem viu o jogo com a Fundação responderia: o Belenenses. E assim foi, com Jardel oportuno a facturar e a electrizar ainda mais o escaldante pavilhão.
De resto, assisitu-se a um jogo muito táctico, por vezes algo arrastado. Alípio Matos, conhecendo bem o adversário, não quis arriscar e o Belém jogou muito tempo pela certa, com frequentes lateralizações e passes para trás, numa postura muito prudente e que, apesar de retirar espectáculo à partida, provou ser eficaz. Alípio sabe bem que Fundação e Freixieiro têm grandes equipas mas que falham nos momentos decisivos (muitas vezes com a ajuda dos Macaus desta vida) e não conseguem atacar o título, coutada da 2ª Circular; por isso foi pragmático, em detrimento do futsal-espectáculo.
Claro que tacticamente a partida foi de grande nível, com jogadores e treinadores a interpretarem bem o jogo e a encaixarem-se quase na perfeição. Ainda assim é de justiça referir a maior maturidade do adversário, construindo boas jogadas com facilidade e só esbarrando em Marcão, como sempre imperial nas saídas.
Ao Belém valeu o golo madrugador de Marcelinho, que permitiu controlar a ansiedade. Um belo golo de Júlio César trouxe o 1-1 com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte facturámos o 2-1 por Cary, numa desatenção da defesa adversária, igualando a 2 Cardinal no penalty-fantasma já referido. Jardel, um jogador que, apesar de algumas falhas, tem merecido a total confiança de Alípio Matos, mostrou mais uma vez a sua frieza em lances decisivos, oferecendo ao Belém a sua 12ª vitória.
Hoje poderia ter havido um caso sério no Acácio Rosa. Até quão baixo terá que cair a arbitragem na modalidade para que a FPF abra os olhos e veja como o nível daquela é um insulto para jogadores, técnicos e todos os amantes da modalidade?
Referência ainda para a bonita homenagem que o presidente do Freixieiro fez a Alípio Matos e ao nosso clube, que gerou uma onda de simpatia recíproca entre os adeptos dos dois emblemas, sendo de mencionar a presença de várias dezenas de barulhentos e entusiásticos matosinhenses, que emprestaram um grande calor à partida. Sem dúvida que é de aproveitar este bom relacionamento, que mostra que os clubes grandes são aqueles que sabem estar no desporto com dedicação, dignidade e verdadeiro espírito desportivo e não os que querem ganhar a todo o custo sem olhar a meios.
Já para a SIC(K), estação que NÃO está a cobrir o nacional da modalidade mas sim a fazer tempo de antena ao clube do topo sul da 2ª Circular, o nosso mais profundo desprezo.