sábado, 5 de janeiro de 2008

Derrotados mas não convencidos

Impressões sobre a primeira derrota do Belenenses no nacional de futsal (5-4 para o Benfica):
  • A experiência conta: sem ter uma real superioridade em termos técnicos, a equipa da Luz foi mais matreira e defendeu melhor.
  • Os erros pagam-se: três dos golos do Benfica foram quase brindes da nossa defesa (os dois de Pedro Costa e o último de Ricardinho, este numa jogada típica do Benfica para a qual os nossos jogadores deveriam estar precavidos). E outro erro que o Belém pagou bem caro foi a clara falta de Ricardinho (um jogador com especial predilecção pelas entradas a pés juntos) que, ao não ser assinalada, permitiu o 2-0, golo que foi sempre ao longo do jogo uma almofada para o Benfica gerir o resultado.
  • Esta equipa do Belenenses vende cara a derrota: viu-se contra a Fundação (vitória por 4-2 quando perdíamos por 0-1 a três minutos do fim) e viu-se hoje, quando Drula e Jardel encurtaram o marcador de 4-1 para 4-3 e Jardel ainda reduziu para 5-4 no último minuto.
  • O Belenenses esteve algo longe do seu melhor, com muitos erros de marcação na defesa e excessiva lentidão no ataque. Paulinho deveria ter jogado mais, pois a sua velocidade regra geral desequilibra.
  • Apoio: o Benfica teve que se valer do speaker para afrouxar o apoio claramente mais forte dos adeptos do Belém, com a Fúria em destaque, mesmo quando o jogo parecia perdido. Alguns adeptos do Benfica, tal como já tinham feito na época passada, incluindo no Restelo, divertem-se a provocar os nossos adeptos quando a sua equipa marca. Há quem não saiba nem ganhar nem perder.
  • Sururu: o Benfica teve entradas feias que fizeram perder a cabeça a alguns dos nossos jogadores; a estes pede-se mais cabeça fria, algo que nem sempre é fácil em jogadores relativamente jovens. Alípio Matos teve que intervir no final, separando os engalfinhados oponentes.
  • Classificação: o adversário, campeão nacional, ficou feliz da vida por não cair para o terceiro lugar, ao passo que os azuis mantêm a liderança. Esta será posta à prova frente à dificílima equipa do Freixieiro (cujo jogo de hoje contra o Sporting foi interrompido aos 3 minutos devido ao estado escorregadio do piso) no próximo dia 12.