segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Já são ofertas a mais

Se há coisa a que sou avesso é a crucificar quem quer que seja, mas confesso que hoje perdi a paciência: o problema não é o frango, o problema é a sucessão de frangos, cada um mais inacreditável que o anterior e que nos vão lixando pontos e prestígio jogos a fio. Num clube normal, esta noite marcaria o fim da linha para Marco Gonçalves no futebol do Belenenses. Não há, na verdade, explicação que possa justificar o contrário do que digo, nem equipa que resista a uma baliza assim.
Peço um esforço de memória: na sequência de um outro frango concedido ao Real Madrid - dois, na verdade, posto que o feito foi repetido no jogo de apresentação aos sócios -, Jesus fez valer a necessidade de reforçar a baliza. E assim, para além de um Costinha que inexplicavelmente tem andado pelo banco, fomos buscar um guarda-redes brasileiro que, em registo igualmente sem explicação, ainda não teve oportunidade de mostrar o seu valor. Devemos depreender que é pior do que os outros dois que já cá estavam? Se é, qual a razão de ter sido contratado? Se não é, qual a razão de não ter ainda jogado? Coisas fantásticas...
A verdade é que enquanto não resolvermos esta equação nem sequer vale a pena marcar objectivos, aplaudir o regresso de Meyong, analisar jogos ou sonhar com o regresso à UEFA. Qualquer desses pontos, mesmo que trabalhado dia a dia com a qualidade que é característica da equipa técnica, pode ruir a qualquer momento, à mais inofensiva das investidas do adversário. Nem vale a pena, portanto, dizer que o Belenenses até entrou bem no jogo frente ao Nacional, chegou ao golo com mais um bom apontamento de Weldon e parecia até dominar o desafio (podendo mesmo voltar a marcar), antes de se ter oferecido um golo ao adversário - um golo que, só não vê quem não quer, matou a equipa e deu cabo das suas capacidades anímicas.
É urgente resolver este problema na baliza do Belenenses e é bom que isso seja feito já para a semana e sem retorno. As equipas são construídas a partir da defesa e não há grupos nem Meyongs que resistam a ofertas tão incríveis e sistemáticas.