segunda-feira, 10 de março de 2008

Tudo é possível

Frustração é o sentimento natural que por esta altura nos atinge. Mais uma vez e como tem sido recorrente nos últimos anos, a equipa falha no exacto momento em que é possível dar um salto de gigante. E desta feita, para baralhar ainda mais o quadro, nem sequer é possível dizer que os profissionais não lutaram até ao fim. Pelo contrário: entraram bem no jogo, não lhes faltou garra nem vontade de matar um borrego que já vai estupidamente longo e ainda tiveram tempo para sofrer mais uma partida da arbitragem, incapaz de observar (?) uma grande penalidade clara já na segunda parte. Acresce que apesar do adversário estar muitos furos acima do futebol que vinha mostrando na primeira volta, é claramente inferior ao Belenenses.
Sucede que nada disto explica os três golos sofridos, mesmo deixando de parte a infelicidade de Cândido Costa que só não acontece a quem não está lá dentro. Já os outros dois... no primeiro ainda estou para perceber o que raio pretendeu fazer o guardião; e no segundo, minha Nossa Senhora... sem comentários. Deixem-me lá ser teimoso, mas insisto no que já aqui escrevi uma mão cheia de vezes: quando o Costinha está apto, porque é que joga outro? Coisas do domínio do insondável...
E assim, sem grandes explicações lógicas, se verifica que nos últimos dois jogos em casa uma defesa segura tenha sofrido seis golos! Jorge Jesus, não tenho disso grandes dúvidas, acabará por desvendar o mistério.
Olhando a tabela, o Belenenses está (com ou sem os célebres seis pontos) completamente embrulhado no lote de equipas que luta pelo acesso ao sexto lugar - que de momento, e até prova em contrário, nos pertence -, ou mesmo ao sétimo, agora que há quatro interessados no acesso à UEFA via Intertoto. Pelo que tudo é possível, ainda mais possível quando a oito jogos do fim estão 24 pontos em disputa. Independentemente da derrota de hoje e tirando as brincadeiras a que temos sujeitado a defesa das nossas redes, não vejo razões objectivas que nos afastem de um rápido regresso aos palcos europeus. Assim a nossa equipa continue a mostrar a vontade que tem ultimamente colocado em campo e já lá estamos.