sábado, 29 de dezembro de 2007

Futsal: Belenenses segue em frente na Taça

Foi sem surpresa que o Belenenses eliminou esta tarde o Vitória de Setúbal da Taça de Portugal em futsal. O nosso oponente, apenas 7º classificado na série D do terceiro escalão, conta no entanto com apenas uma derrota nessa competição, frente ao líder Ismailitas.
Quando Pedro Cary marcou com apenas um minuto e meio de jogo parecia que tudo iriam ser facilidades para as nossas cores. Puro engano. O adversário mostrou uma excelente organização e razoável qualidade no passe e na construção de jogadas; e contou com um guardião extraordinário: Paulo Antunes, com uma exibição soberba, foi sem dúvida o homem do jogo, tendo impedido que o marcador chegasse aos dois dígitos a nosso favor.
No lado do Belém, infelizmente, imperou a lentidão e o ataque pela certa, havendo, sobretudo na segunda parte, demasiado jogo lateralizado. Quando os azuis aceleravam aumentavam as dificuldades dos setubalenses - e surgiam golos. Diego, após bela jogada entre Paulinho e Drula, fez o 2-0 e Drula, numa emenda de belo efeito, aumentou a conta para 3-0, resultado (escasso) que se verificava ao intervalo.
A segunda parte foi menos bem jogada pelo Belenenses, ao passo que o adversário se soltava e aparecia mais vezes no ataque. Reduziu para 3-1, com o jovem Marco muito mal batido (mas no resto do jogo esteve muito seguro), mas não pôde evitar o 4-1 por Marcelinho, após excelente jogada de Pedro Cary. Foi em contra-ataque, com dois vitorianos isolados frente ao nosso guarda-redes, que se chegou ao 4-2, e logo a seguir o adversário podia ter reduzido para a diferença mínima, penalizando alguma displicência azul. Os adeptos da casa tiveram que esperar oito minutos pelo 5-2, obra de Cary, a que logo se seguiu o 6-2, por Matê. Um critério desigual por parte da desastrada dupla de arbitragem do Algarve avolumou o nosso número de faltas, permitindo ao adversário reduzir num livre de 10 metros.
E já que falamos em arbitragem, mais uma vez nota negativa para os dois juízes, tanto no julgamento das faltas (ou pseudo-faltas) como disciplinarmente, tendo ao adversário sido poupados dois cartões vermelhos (um deles para o superlativo Paulo Antunes, o que seria cruel após a sua épica prestação mas as regras não se moldam ao sabor da qualidade dos jogadores).
Individualmente, nos azuis nenhum destaque em especial, pois todos estiveram abaixo do normal, salientando-se um pouco Diego, um jogador mais regular e com excelente visão de jogo. Já Vinicius e Drula estiveram em dia-não.
O novo ano, como todos sabem, traz, no dia 5 de Janeiro pelas 15.20, um apetecido Benfica-Belenenses. O adversário, marcado por duas derrotas em apenas uma semana frente ao rival da segunda circular, vai actuar sobre brasas, podendo a nossa equipa aproveitar para se distanciar ainda mais na classificação. Mas para isso tem que actuar ao seu melhor nível, algo que não ocorreu hoje. E uma semana depois recebemos o terceiro classificado, o Freixieiro, equipa de grande qualidade, pouco espectacular mas incrivelmente eficaz e segura. Uma semana de loucos!