segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Arrogância e mau perder

Tinha seis anos quando o Belém, numa das suas melhores exibições dos últimos quarenta anos, bateu o Benfica por 4-2. Estávamos em 1975. Furiosos, adeptos benfiquistas juravam que "quando forem à Luz levam poucas"... Não levámos e até empatámos 1-1, com um golo do Alfredo-pernas-tortas.
Três anos depois batíamos o vizinho da Luz por 1-0, com um golo de Vasques. Ao adversário, facto extraordinário, foram anulados dois golos. Em "A Bola" do dia seguinte lá apareciam as fotos... dos dois golos anulados! Do golo azul - nada.
E o nosso clube, ao sabor da sua própria instabilidade e das infindáveis arbitrariedades arbitrais, continuou a derrotar os encarnados mais vezes que aquelas que os seus adeptos suportariam. Há uns anos a sua claque até agrediu o pobre do homem que mudava as placas do marcador, quando este apontava 1-0 para os do Restelo.
Hoje, em conversa com vários adeptos do SLB, vinha sempre ao de cima o desabafo de que "não jogámos nada". Sobre o mérito do oponente, nada, não ocorrendo aos equilibrados comentadores que o seu clube "não joga nada" mais vezes que aqueles que a sua inflacionadíssima fama sustentaria, não perdendo com a mesma frequência das pobre actuações.
Esta postura de um arrogante mau perder é ainda mais notória no que se refere ao futsal, apesar de esta ser uma modalidade com muito menos projecção que o futebol (embora uma boa partida de futsal tenha muito mais emoção que três de futebol, mesmo quando este é bem jogado). A teimosia dos nossos bravos em só ganhar anda a irritar muita gente que desejaria que o poleiro fosse disputado pelos tais clubes da beira da estrada circular. Há coisa de um mês despachámos o Benfica por 5-2 na final do torneio de futsal de Alter-do-Chão. Nenhum dos três jornais ditos desportivos deu conta do sucedido. Um silêncio esclarecedor. Hoje pode ver-se um inquérito em Futsal.com, em que se pergunta aos internautas se «com um início de época verdadeiramente notável, onde soma por vitórias todos os jogos realizados, o Belenenses terá argumentos para lutar pelo título»; o resultado à data é um empate 50-50 entre o sim e o não. Análise fina de experientes observadores da modalidade? Ou um enervado e azedo wishful thinking?