segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Abriu a época das capas das gazetas

Nas vésperas da abertura do mercado de Janeiro (tão complicado que ele é, para produzir resultados!), vem a imprensa bombardeando o alegado interesse do Belenenses nas sobras dos clubes do sistema - como é mais ou menos habitual - ao mesmo tempo que apregoa a saída quase "garantida" de algumas das nossas maiores valias. No meio do turbilhão, que fique uma posição de princípio: trocas nem pensar, posto que seria sempre deles o melhor negócio!
Isto esclarecido, vamos aos "factos". Dizem os jornais que tentamos garantir o empréstimo de Mantorras, Adriano e/ou... Bergessio. Este último despacha-se num só adjectivo: é uma nulidade. Eles que o compraram, que o aturem. Já Mantorras, podendo ter potencial (variável duvidosa e nada garantida), é um caso essencialmente clínico; e como Mendonça joga pouco - e é indiscutivelmente melhor -, não se percebe o alegado interesse no suplente dos Palancas. Já Adriano é jogador, seria outra conversa e muito bem enviado para o Restelo. Mas eu, cá por coisas, não acredito. Acresce o seguinte: será que qualquer um dos avançados assinalados na imprensa desportiva é mais barato que Meyong? Pela minha parte e um pouco mais para além do que vem saindo nos jornais, acredito que a SAD e a equipa técnica têm por esta altura todo o trabalho de casa feito e sabem bem o que querem. E não querem muito provavelmente o que vem nas gazetas.
É aqui que entra o segundo considerando: a hipótese desses nomes estarem de facto em cima da mesa teria a ver com a eventual saída de jogadores, em especial Rolando e Ruben Amorim. Entenderia nesse caso a existência de negociações se não estivesse em causa um empréstimo da parte de quem connosco eventualmente negociasse. Mas sobre esses dois casos, e muito em especial sobre o Ruben, vou guardar-me para um próximo postal. E pelo caminho que a coisa leva cheira-me que, com profunda desilusão da minha parte - e olhem que os futebolistas têm fraca capacidade de me desanimar... - se calhar não vou ser meigo.

A todos quantos passam por aqui, votos de um 2008 cheio de êxitos - e bem azulão!