sábado, 30 de agosto de 2008

Paços pouco seguros

Está difícil entrar no Restelo; na verdade, lá se repetiu o filme da Taça da Liga, com os sócios à espera que fosse possível entrar no recinto a menos de uma hora do início do jogo. Não sei se desta vez faltava a PSP ou a Prosegur mas lá que faltava alguém, faltava. O que não faltava eram sócios barrados no acesso junto aos cobradores. A quem de direito: já há pouca gente a ir ao futebol no Restelo, não é preciso lutar muito para que ainda sejam menos. As pessoas trabalham todo o dia, saem tarde do escritório, estão cansadas e vão directas ao Restelo com o intuito de comer uma bifana, junto dos seus consócios, à hora a que deviam estar a jantar. Chegam lá e batem com o nariz na porta, tendo que ficar um quarto de hora de pé, à espera. Ora porra, não compliquem o que é simples.
Quanto ao jogo, tenho pouco a dizer. Não me apetece, sofro muito com as nuvens negras quando elas pairam sobre (o) Belém. O Belenenses fez na 1ª parte os melhores 45 minutos que já lhe vi fazer esta época - e levo quatro jogos. Não foi brilhante mas foi certinho, mostrou vontade e um meio campo que pode fazer uma temporada satisfatória. Ainda se provou o evidente: quando Silas e Zé Pedro jogam, o Belenenses cresce e cria problemas sérios ao adversário.
Já a 2ª parte é um pesadelo. O Paços toma conta do jogo e as coisas podiam ter corrido bem pior. Tenho para mim, como sempre defendo, que qualquer pessoa sabe que as equipas se começam a construir de trás para a frente, a partir da defesa. Aparentemente, esta regra básica escapou a quem montou esta equipa e o resultado é que, com a excepção de Baiano - e admito que de China - a defesa azul é uma tragédia. Esperemos que a dupla Carciano / Alex possa vir a ser a solução de futuro.
Para o ataque existe agora a opção Porta, uruguaio proveniente do Siena e que registou números muito interessantes na liga do Uruguai. Que venha também o Wender e que assim seja possível olhar para a frente com algum optimismo.
De resto, espero enganar-me mas creio que a temporada nos reserva grandes dores de cabeça. Em todo o caso e independentemente dos estados de alma de cada um, só há uma solução daqui em diante: dizermos presente no apoio a estes jogadores - que são os nossos jogadores, os jogadores do nosso Belenenses!