sábado, 9 de agosto de 2008

Impressões de uma tarde no Restelo

Antecipando propositadamente o regresso de férias num dia para assistir à apresentação do Belenenses em versão 2008/09 - quem teve a ideia de marcar este jogo para um sábado de Agosto pelas 17h00 é um génio da psicologia de massas...! - , lá me apresentei no nosso Estádio do Restelo ao bater das 15h30. Em família, tinha a intenção de pagar as quotas, as minhas e as de mais três pessoas. Qual quê...! Junto às barracas, umas dezenas de sócios aguardavam pacientemente a abertura das ditas sob um sol desagradável (para o efeito, que na praia nem se estava mal), na esperança de que lhes fosse permitido auxiliar as difíceis finanças do Clube. Mas bem vistas as coisas deve ser tudo treta; afinal de contas, as massas do emblema estão bem e recomendam-se - e eu voltei para casa com as quotas em atraso. Ainda há quem as queira pagar online quando de momento nem offline...
Enfim, descontadas as primeiras mágoas, surge uma nota claramente positiva: a Loja Azul dispunha já das várias camisolas do Belenenses 2008/09, mercadoria que pelo que me foi dado ver teve boa saída. Aliás, creio que ao longo de toda a tarde a loja não terá facturado mal, o que é sempre de registar com naturalidade e agrado. E isto apesar do pouco público presente, nada que espante se atentarmos na relação entre o hábito e o calendário balnear. Se nada se fazia para chamar gente ao Restelo, é também zero aquilo que agora se faz. Tudo como dantes, portanto.
Igualmente sem novidade está a (inacreditável) situação dos bares de apoio ao recinto. Uma vez encerrada, há anos, a Sala de Convívio, decapitado também o simpático "Bar do Rugby", ficámos limitados ao espaço existente junto às casas de banho por baixo dos cativos que, apesar dos esforços dos seus colaboradores, não dá manifestamente para todas as encomendas. A opção é entre perder o final da 1ª parte, o início da 2ª... ou ficar a seco. Uma situação insustentável e incompreensível, que aliás comentavam - estupefactos - três adeptos do Espanhol presentes na bancada dos sócios do Restelo. Ora, antes de iniciar qualquer política de captação de gente para engordar as nossas bancadas talvez não fosse pior pensar nisto, visto que o desconforto é de tal ordem que quem estiver habituado ao sofá e experimentar a aventura... muito provavelmente não volta a ir.
Assim chegamos à apresentação propriamente dita: a ideia das entrevistas no relvado levadas a cabo pelo speaker não é má. E, em particular, admito que resulta - sobretudo se pensada num quadro de previsível pouco público. No geral, creio que esta parte correu bem; como também correu bem a apresentação das nossas Cheerleaders, iniciativa que merece repetições frequentes e um forte aplauso. De igual modo, pareceu-me feliz que os nossos craques, chamados um a um, entrassem em campo passando pelo meio dos pequenos jogadores da Escola Matateu - jovens que tiveram ainda a oportunidade de presentear as bancadas com umas bolas. Outra feliz ideia, simples e barata mas que entusiasmou a muita pequenada que estava presente no anel inferior do Restelo.
Isto visto, seguia-se o jogo. Seguia-se... mas não se segue porque, para ser franco, não estou para aí virado. Acabadinho de chegar de férias, o que vi foi muito mau para ser verdade e pior ainda se pensarmos que o Belenenses leva já um mês de trabalho. A primeira parte foi menos desagradável, muito por culpa do adversário que se apresentou com a segunda equipa. Após o intervalo, as entradas de Rufete, Tamudo, de la Peña ou Jonathan acabaram com a nossa estrutura, levando a uma derrota por 0-2 que, a espaços, deu a sensação de se poder agravar. Diga-se, aliás, que o que eu vi está bem sintetizado por Silas nestas declarações. A uma semana do arranque dos jogos a valer, quer parecer-me que o plantel precisa como do pão para a boca de um central e de um ponta de lança - mas desses que entram de caras, tipo Adriano. Mais vale comprar já abrindo os cordões à bolsa, do que comprar em Janeiro - atrasado e em desespero de causa.
De qualquer modo, este ano isto vai requerer alguma fé. E não, não estou a referir-me aos objectivos apontados pelo presidente: Taça UEFA, final da Taça e da Carlsberg Cup...

ps: os nossos guarda-redes têm mesmo que jogar de verde? Irra!