quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vitória folgada sobre o Madeira SAD

Infelizmente não pude assistir à primeira parte do encontro de ontem entre Belenenses e Madeira SAD pela 13ª jornada da Liga 2007/2008 em andebol. Foi nesse período que a nossa equipa praticamente assegurou a vitória (20-14 ao intervalo), limitando-se a gerir a vantagem no segundo tempo (15-15), rodando a integralidade do banco, permitindo a jogadores pouco utilizados mostrar (ou não) o seu valor.
O que se viu na segunda parte foi um arranque óptimo, com Hugo Figueira imperial entre as redes, Pedro Neto poderoso na meia distância (e ainda marcou dois livres de sete metros) e Bruno Moreira inteligente na sua posição de pivot.
O adversário mostrou algum valor mas cometeu muitos erros; demorou muito tempo em combinações de ataque, perdendo muitas bolas - quer pela agressividade da nossa defesa, quer por desatenções várias - ou esbarrando em Hugo Figueira; na defesa faltou agressividade, agravada pela variedade e imprevisibilidade dos ataques azuis e pela exibição desastrada do guarda-redes Luís Carvalho. Destaque para o veterano Paulo Vieira, um jogador de boa técnica, inteligente e que deu uma lição de garra aos seus companheiros.
Do lado azul, para além dos destaques já citados, alguns apontamentos sobre jogadores que normalmente pouco saem do banco:
- David Santos e Tiago Santos: discretos;
- Rui Varela: uma promessa do nosso andebol, agressivo a defender e oportuno no remate; três golos;
- Vasco Ribeiro: duas boas defesas e depois quase um desastre, deixando entrar bolas atrás de bolas; um contraste total com Hugo Figueira.
A arbitragem, algo contestada por alguns adeptos por contemporizar com eventual jogo passivo dos madeirenses, pareceu-me que acabou por beneficiar a nossa equipa por via de um critério disciplinar demasiado rigoroso para com o nosso adversário.
Em resumo: vitória justíssima da melhor equipa. Próximo confronto: SL Benfica, dia 12 de Dezembro (Pavilhão EDP, 20 horas).