segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Grande jornada de basquetebol

Foi um empolgante encontro de basquetebol aquele a que 400 adeptos assistiram no Pavilhão Acácio Rosa (e umas duas centenas de milhar na RTP2) entre Belenenses e FC Porto.
Tendo já derrotado os portistas no Torneio dos Campeões (perdendo na final com a Ovarense) os azuis apresentaram ao seu público Lance Soderberg, o norte-americano que veio substituir Kendrick, que rumou à Coreia. E que jogo fez Lance! 27 pontos e MVP! Foi uma exibição que combinou cestos certeiros (65% de 2 pontos, 50% nos triplos e 100% nos lances livres) com muita luta debaixo das tabelas.
Mas se o norte-americano é eficiente mas discreto, já Diogo Carreira alia a uma boa capacidade concretizadora uma exuberância que empolga o público, uma capacidade extraordinária de chegar de cesto a cesto em poucos segundos, contornando adversários e lançando com êxito!
Se a isto juntarmos um Paulo Simão mais inspirado que o habitual nos três pontos (4 em 6 tentativas), um Ike sempre voluntarioso e um Anderson mais empenhado que em ocasiões anteriores, resumimos parte das condições para o êxito de ontem. A cereja em cima do bolo, factor não menos importante, foi a presença do regressado Luís Silveira ao banco; a velha raposa do basquetebol português lê muito bem o jogo, faz alterações quase sempre no momento certo, pede tempo quando a equipa perde fôlego - e inspira confiança nos jogadores.
Ainda assim, esta equipa continua a dar a sensação de que pode render mais, pois por vezes perde pontos e bolas de forma quase infantil. Até onde podemos chegar, ninguém sabe, mas repetir a final da Taça e lutar pelo segundo ou terceiro lugar seria magnífico!