Fazer pela vida
Já há uns meses, não muitos, o Nuno Gomes divulgou no Belém Livre um anúncio do Atlético de Madrid - este, em concreto - lembrando a necessidade imperiosa e urgente de recuperarmos sócios, de agarrar a nossa gente procurando alargar as bases sociais de apoio. O post era muito bom, como assinalei na altura, e ontem voltei a lembrar-me dele por ocasião da entrevista ao Correio da Manhã de Jorge Coroado em que o novo presidente da Mesa da AG do Belenenses afirmava categoricamente sermos hoje 7.000 sócios pagantes (estranhamente, dizia-o como se de um número significativo se tratasse). Sete mil, caramba! E desses, talvez fosse necessário contabilizar quantos pagam as quotas em virtude dos serviços de que usufruem ou por via de terem filhos a praticar desporto no Restelo. Feitas essas contas, alguém arrisca quantos sobram...?
Somos hoje poucos; mas quero crer que o primeiro passo para que possamos inverter a marcha é ter disso consciência - no fundo, o inverso da velha conversa da avestruz. Não somos, nem de longe nem de perto, o único clube do mundo que tem que dividir uma cidade com dois colossos comerciais, antes pelo contrário. Mas talvez já sejamos o único que se conforma com esse facto, nada fazendo para contrariar, usando dos meios que a modernidade impõe e facilita, a lógica das coisas. É isso que, de todo, não podemos admitir - sob pena de que, dentro de uns anos - poucos -, já não seja sequer racional abordarmos este tipo de temas. Ora, como que me juntando a essa cruzada pela sobrevivência, aqui fica um outro anúncio do Atlético de Madrid (que tem muitos e bons, fazendo-os frequentemente apesar de não estar nem perto da nossa situação). Estou firmemente convencido de que estes 25 segundos de televisão são profundamente entendidos por todos os belenenses que se preocupam.
Somos hoje poucos; mas quero crer que o primeiro passo para que possamos inverter a marcha é ter disso consciência - no fundo, o inverso da velha conversa da avestruz. Não somos, nem de longe nem de perto, o único clube do mundo que tem que dividir uma cidade com dois colossos comerciais, antes pelo contrário. Mas talvez já sejamos o único que se conforma com esse facto, nada fazendo para contrariar, usando dos meios que a modernidade impõe e facilita, a lógica das coisas. É isso que, de todo, não podemos admitir - sob pena de que, dentro de uns anos - poucos -, já não seja sequer racional abordarmos este tipo de temas. Ora, como que me juntando a essa cruzada pela sobrevivência, aqui fica um outro anúncio do Atlético de Madrid (que tem muitos e bons, fazendo-os frequentemente apesar de não estar nem perto da nossa situação). Estou firmemente convencido de que estes 25 segundos de televisão são profundamente entendidos por todos os belenenses que se preocupam.
O Atlético adapta os anúncios às situações. Tal e qual como nós, sabe o que é o inferno da segunda divisão e por isso, quando subiu, fez isto. Este ano, não esquecendo a necessidade aumentar os "abonados" apesar da Champions League, foi por aqui. É o que se chama não dormir em serviço.