Belenenses, 64 - Benfica, 80
250 espectadores presenciaram a estreia caseira do Belenenses na Liga de Basquetebol 2008/2009. Poucos estariam à espera de um primeiro período de domínio dos da casa e completo desnorte dos benfiquistas: com o novo base Justin Taylor completamente endiabrado e Anastacio Sami certeiro nos 3 pontos o Belém chega aos 10 minutos a vencer 22-12.
O segundo período mostrou que o jogo iria mudar, por três motivos: maior acerto nos lançamentos encarnados, ausência de soluções no banco belenense e uma arbitragem que beneficiou os visitantes de forma descarada (onde não podia deixar de pontificar Sérgio Silva, um artista já bem conhecido dos espectadores do Acácio Rosa) - a dualidade de critérios na marcação das faltas foi escandalosa. Ainda assim os azuis ainda chegaram em vantagem ao intervalo: 34-32.
A segunda metade foi um prolongamento destes três factores, acompanhado por um crescente cansaço dos nossos jogadores. As falhas nos lançamentos e a perda de muitos ressaltos ajudaram ao ampliar do marcador, que os azuis não mais conseguiram evitar.
Ainda assim, exibição muito positiva para uma equipa que foi construída à pressa. Ficaram boas indicações para o futuro. Justin Taylor foi o melhor belenense, com uma exibição coroada com um magnífico cesto de costas para o cesto, além de uma movimentação constante- um jogador com sangue na guelra.
Esperava-se mais de David Paris mas ainda assim contribuiu com 11 pontos, menos 2 que Ailton Medeiros, que teve exibição muito meritória. Anastacio Sami esteve fantástico no primeiro período, tendo decaído muito após a 3ª falta.
Amanhã, em jogo que não vai ser fácil, espera-se que os briosos atletas da Cruz de Cristo alcancem a primeira vitória na prova, frente ao CAB Madeira (18 horas).