sábado, 4 de outubro de 2008

Benfica, 0 - Belenenses, 50

Na torreira do campo da Sobreda (onde só há 3 fileiras de bancada, ainda por cima viradas a poente) 150 espectadores assistiram a uma arrasadora vitória do Belenenses frente ao Benfica, na jornada inaugural do Nacional de Rugby.
Após a desastrosa prestação na Supertaça os azuis entraram cheios de força e, com uma penalidade convertida por Francisco Moreira e um ensaio de Sebastião da Cunha (concretizado), chegou a 10-0 logo aos sete minutos de jogo. Foi o início de um jogo em que o Belenenses dominou em toda a linha, com privilégio para a circulação de bola à mão, com que os encarnados nunca se entenderam, demonstrando também fraca capacidade defensiva. Dos sete ensaios do Belém, vários foram obtidos com jogadores em corrida livre, quase sem oposição! De referir que a primeira metade foi praticamente toda jogada no meio campo encarnado.
Os 17-0 ao intervalo prenunciavam a possibilidade de se alcançar um ponto bónus, logrado facilmente, não parando no entanto os azuis ao quarto ensaio, continuando a pressionar o adversário, a roubar bolas e a gizar algumas jogadas bem bonitas. Não podia faltar o ensaio de William Hafu, penetrando como quis na linha de 22 adversária e concretizando debaixo dos postes.
Como nem tudo é perfeito, registo para dois aspectos a melhorar e que podem comprometer a equipa em jogos mais equilibrados: nos pontapés aos postes continuamos muito perdulários, hoje Moreira falhou dois facílimos; e perderam-se demasiadas jogadas de ataque por toques para a frente.
Em resumo: vitória mais que justa e que podia ter atingido números ainda mais expressivos. O Belém começou bem a defesa do título.