segunda-feira, 30 de junho de 2008

Uma época atempadamente estruturada

Muito me agrada dar registo dos casos em que pelo Restelo se trabalha (muito) bem e em tempo útil. Com efeito, depois de uma época para a qual faltam adjectivos - campeões nacionais de seniores (quinze e também em sevens), sub-20, sub-16 e sub-14, com reflexo nos contingentes azuis junto das selecções nacionais! -, parece ser mais uma vez o Rugby azul a dar o mote para uma nova temporada que se pretende risonha: dos três estrangeiros que (se não me falha a memória) compunham o plantel principal, sabemos agora que William Hafu e Facundo Borelli vão continuar em Belém, ao mesmo tempo que decorrem contactos com outros atletas.
Em paralelo, a equipa técnica está "fechada": Bryce Bevin - o treinador campeão - renovou contrato por mais duas épocas, passando a ter como adjunto Craig Ferris, técnico neozelandês que vinha trabalhando no Cascais. Mais informações no sítio do costume.

domingo, 29 de junho de 2008

Uma época estupenda

Terminou esta tarde uma das mais extraordinárias épocas de sempre de uma equipa do Belenenses. 25 vitórias e a discussão do título até ao último suspiro de um campeonato viciado, obra de uma equipa em que apenas um titular (Jardel) tinha experiência na I divisão nacional (os outros que já tinham jogado na I divisão são Drula, Nuno Almeida e Marco - este com apenas uma partida na época passada, quando ainda era júnior) e em que o verdadeiro referencial era o treinador Alípio Matos, um técnico com provas dadas (e uma jóia de pessoa) que soube construir uma equipa com jogadores brasileiros que desconheciam o futsal português, com portugueses talentosos mas sem rodagem no primeiro escalão - e os jogadores referidos acima.
Uma equipa que, sem as batotas de bastidores (caso Cary), teria conseguido o feito de liderar a fase regular da primeira à última jornada (onde uma decisão arbitral talvez inédita a esbulhou de um penalti que, se convertido, asseguraria a disputa dos jogos decisivos do playoff em casa). Uma equipa que conseguiu o feito, que julgo inédito, de alcançar 11 vitórias consecutivas; que ainda disputou a final four da Taça, caindo face a uma equipa mais matreira.
Uma equipa que gerou uma cumplicidade muito grande entre os adeptos; uma equipa que após a derrota de hoje estava no hotel a autografar cachecóis e que nunca regateou uma conversa amável e cortês com os fãs.
Por tudo isto, estes jogadores, os técnicos e dirigentes merecem o maior respeito e consideração por parte dos belenenses verdadeiros (não aqueles que ainda conseguem denegrir um trabalho notável - podiam filiar-se no Benfica -, destilando todo o fel de gente mal formada).
Esta final estava viciada à partida. Como me desabafava Alípio Matos, o caso Cary e a manobra de último minuto em Perafita retiraram-nos o direito a efectuar os jogos decisivos em casa, onde só perdemos uma partida em toda a época. Certamente, e como pudemos ver nos dois jogos contra o Benfica disputados no Acácio Rosa, outro galo certamente cantaria.
Só não percebi porque é que em vez de champagne, os benfiquistas não festejaram com Sagres Zero - o grau zero da verdade desportiva.
Viva o Belenenses!
Flávio Santos

sábado, 28 de junho de 2008

Faltam 40 minutos!

TODOS À LUZ NO DOMINGO

A atitude e apoio dos Sócios sensibilizou a equipa ao ponto de ter ouvido desabafos do género "amanhã temos que ganhar pois só assim conseguimos agradecer todo o apoio que nos deram".

A equipa precisa de apoio, agora mais que nunca, e em nome dos jogadores, equipa técnica e directores venho apelar mais uma vez a presença de todos amanhã na Luz.

Os bilhetes estão à venda no Restelo a partir das 12h. Viagem e bilhete 10€ (desta vez o transporte é oferecido - é o mínimo que pudemos fazer por quem nos tem apoiado).

Troquem o sofá, a praia, os almoços de família ao domingo, troquem tudo pelo Pavilhão e vão apoiar os Conquistadores.

Luis Silva
Secção Futsal

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Espanhol confirmado


Ao contrário do que afirma o jornal O Jogo na sua edição de hoje (beneficiando de uma estranha política de comunicação que agora reina no clube e que parece conseguir o que se julgava impossível: retirar ainda mais espaço na imprensa às notícias do Belenenses), confirma-se a presença do Espanhol de Barcelona - 12º classificado da Liga espanhola - no desafio de apresentação do Belenenses 2008/09 aos associados. A confirmação vem... de fora, desta feita do site oficial do próprio clube catalão, onde podemos ver em grande destaque uma fotografia do nosso magnífico Estádio do Restelo. Eis, pois, que a 9 de Agosto teremos oportunidade de assistir a um Belenenses - Espanyol.

Já só falta um pequeno passo



O seu apoio pode fazer a diferença

Depois do magnifico apoio que os Belenenses deram à equipa no primeiro jogo da final, os Conquistadores vêm pedir que esse apoio se repita no próximo sábado, dia 28 de Junho pelas 15h, no pavilhão da Luz onde o Belenenses defronta o Benfica.

Queremos ver o sector do pavilhão que nos está reservado cheio de adeptos Belenenses e colorir de Azul as bancadas, por isso deixamos aqui o apelo: Troque o sofá, a praia, tudo o que tiver programado pelo pavilhão e acompanhe a equipa neste decisivo jogo. O seu apoio é fundamental para ajudar a equipa a tentar chegar ao título.

Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos nas Relações Publicas do Clube a partir das 15h da próxima 4ª feira, dia 25 ou na secção entre as 18h30 e as 22h.

Cada Bilhete custa 10€ e inclui, por recomendação das autoridades, transporte do Restelo para a Luz (saída às 14h) e regresso.

Ajude-nos a pintar o pavilhão de Azul, não fique em casa venha ajudar os Conquistadores a ser campeões.

sábado, 21 de junho de 2008

Falta uma vitória!

São já vinte e cinco as vitórias do Belenenses na presente edição do nacional de futsal (excluindo a vitória no Louriçal, esbulhada pela FPF). Falta apenas mais uma para os azuis se consagrarem campeões. Mas não é num jogo qualquer, nos playoff jogam-se nove meses de competição desgastante. Num segundo se ganha e se perde um campeonato.
Se os belenenses se exibirem como hoje o fizeram frente ao Benfica dificilmente a vitória nos escapará, até porque a pressão agora se encontra do lado encarnado.
A primeira parte foi bastante bem jogada, tendo apenas faltado os golos, apesar de as equipas bem terem tentado marcar. Um frango de Marcão a abrir a segunda parte tornou este período absolutamente frenético, com n lances de parada e resposta, que empolgaram as novecentas pessoas (número decepcionante) que não deixaram de apoiar os seus emblemas ao longo de todo o jogo. E foi em 2 minutos que o Belenenses marcou por três vezes, fazendo lembrar o épico encontro frente à Fundação Jorge Antunes! Até ao fim, vários golos falhados por ambas as equipas, mas com maior demonstração de classe e controlo de jogo por parte dos azuis, uma equipa que não pára de amadurecer.
Hoje permitam-me, para além da soberba exibição de Marcelinho e Caio, destacar a prestação fantástica de Vinicius que, a partir do momento em que entrou na quadra, pôs em ordem a nossa defesa e foi incansável na forma como limitou as hipóteses de os encarnados marcarem, sendo fundamental no nosso sucesso.
Da arbitragem, pese alguns erros de julgamento, pode-se dizer que conseguiu o mais difícil: não se impressionar com o ambiente.
Flávio Santos

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Wanderson Baiano é reforço

Wanderson Sousa Carneiro, mais conhecido como Baiano, é o mais recente reforço do Belenenses depois das contratações do central Matheus, do trinco Alicio e do extremo-esquerdo Maykon. Baiano nasceu em Fevereiro de 1987, tem 1,78m e actuava no Anápolis de Goiás. Pode jogar a defesa direito ou um pouco mais avançado sobre a mesma ala.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Subbuteo à Belém

Regressado de umas curtas férias, verifico que o blogue oficial da Fúria Azul (a precisar de entrar para a lista de ligações) lembra os (bons) velhos tempos de convívio em volta de um pano de Subbuteo, ao mesmo tempo que nos brinda com um "atleta" devidamente equipado. Grato pela recordação, que tão bons momentos de fervor clubista e amizade me permite lembrar, aqui ficam duas equipas do Belenenses "para a troca":


Fernando Ferreira

Informou o sítio oficial que Fernando Ferreira, sócio de mérito do Belenenses e presidente do Clube em 1979, 1980, 1996 e 1997, morreu em Lisboa vítima de doença prolongada. As cerimónias fúnebres terão lugar a partir das 16h de Quarta-Feira no Mosteiro dos Jerónimos, tendo o Funeral lugar na Quinta-Feira, pelas 17h30, para o Cemitério do Alto de S.João.
Destas Torres de Belém enviamos à família e amigos do ex-presidente sentidas condolências.

domingo, 15 de junho de 2008

Uma tarde inesquecível

Foi com inteira justiça que o Belenenses garantiu esta tarde o acesso à final do playoff, em futsal. Jogando com enorme concentração e procurando não dar espaços ao adversário, gizando rápidas jogadas e rematando sempre que possível, os azuis derrotaram muito justamente o Freixieiro.
Foi uma partida intensíssima, dentro e fora da quadra, com os Conquistadores quase sempre melhores que o adversário, que nunca conseguiu verdadeiramente pegar no jogo.
Marcão apenas vacilou no golo sofrido (de resto, não é claro que a bola tenha entrado), Caio Japa e Vinicius estiveram fantásticos a defender, Cary e Paulinho semearam o pânico na defesa matosinhense com rápidas jogadas, Diego não desperdiçou duas excelentes ocasiões, Jardel assegurou posse de bola com inteligência, Marcelinho baralhou a defesa adversária com a sua técnica imprevisível, Max foi infatigável na habitualmente dura função de pivot e Drula mostrou o valor da experiência, ao praticamente sentenciar a partida com toda a calma, aos 31 minutos, quando a vantagem mínima era por demais injusta para os azuis.
Foi uma jornada maravilhosa de espectáculo, entrega, emoção e muito desportivismo. Se para muita gente facciosa a final antecipada se jogou na Segunda Circular, sem dúvida que os melhores jogos moraram no Restelo, obra de duas equipas magníficas.
No final, ocasião para os adeptos mostrarem todo o carinho que têm pelos magníficos jogadores que honram a Cruz de Cristo que trazem ao peito. Já os que viajaram de Matosinhos mostravam o seu desejo de ver o Belenenses campeão. A eles também a nossa homenagem, extensível a dois grandes senhores do desporto português, os irmãos Brito, presidente e treinador do Freixieiro.
Flávio Santos

sábado, 14 de junho de 2008

Vitória da experiência

Pela primeira vez esta época em futsal o Belenenses perdeu em casa. E logo no segundo jogo da meia-final do play-off. Esteve melhor o Freixieiro, que contou ainda com um Toni inspiradíssimo entre os postes.
Dois dos golos dos matosinhenses pareceram-me precedidos de falta a meio campo mas a dupla algarvia deixou jogar. Já o primeiro resultou de uma falha da nossa defesa. Nem Marcão esteve ao seu nível habitual. Cary e Paulinho estiveram bem mas a meu ver demasiado pouco tempo em campo. Marcelinho lutou muito e teve várias oportunidades. Matê podia ter sido opção: embora menos tecnicista que os brasileiros não é complicativo na hora de chutar à baliza.
Globalmente foi um bom espectáculo de futsal, com duas equipas com olhos na vitória mas os nervos a atraiçoarem os azuis e a experiência dos de Perafita a vir ao de cima. Além disso, souberam jogar com o físico, com Ivan e Wilson impressionantes a controlar a bola sob pressão.
Excelente ambiente rodeou o jogo, com duas claques que se estimam e dão um exemplo do desportivismo que caracteriza os emblemas verdadeiramente grandes.
Flávio Santos

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Liga Super Ibérica de Rugby

Informa o Diario As:

La primera Liga Superibérica arrancó ayer

Después de cuatro horas de reunión, las diez franquicias con las que comenzará la primera Liga de rugby profesional de la Península Ibérica dieron el pistoletazo de salida al proyecto ayer. Valladolid, Sant Boi, Lisboa, San Sebastián, Sevilla, Gibraltar y Madrid serán sedes; y El Salvador, Benfica, Bera Bera, CRC, Os Belenenses y Santboiana, entre otros, serán los clubes participantes en la Liga Superibérica. El 1 de julio se iniciará de forma efectiva el trabajo para dar los primeros pasos, que estarán encaminados a la formación de las comisiones deportivas.

domingo, 8 de junho de 2008

Campeões de rugby de sub-20!

Talvez o Rui Vasco nos possa elucidar se não será feito inédito na história do rugby nacional o facto de o Belenenses ter sido, em 2007/2008, campeão nacional em séniores (quinze e sevens), sub-20, sub-16 e sub-14!
Esta tarde os nossos sub-20 bateram Direito por 13-9 e sagraram-se, portanto, campeões.Estão de parabéns todos os raguebistas azuis!

Uma equipa única

«Está a jogar fabulosamente bem a equipa do Belenenses», disse a certo passo da transmissão da épica partida de hoje entre Freixieiro e Belenenses o comentador do Rádio Clube de Matosinhos, que elogiava também os adeptos do Restelo, incansáveis no apoio à equipa (e isso foi audível durante boa parte da transmissão radiofónica). E acrescentava que estavam na quadra as duas melhores equipas deste campeonato.
Pelo menos em arreganho, classe e capacidade de luta ninguém leva a palma ao Belém, que voltou a mostrá-lo hoje, recuperando dramaticamente de desvantagens no marcador e tendo a frieza necessária para levar de vencida os matosinhenses nos penaltis.
No sábado o drama - empolgante como poucos nos meus trinta e nove anos de belenense - continua.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Hora da verdade!


Inscrições junto dos elementos da Secção, nas Relações Públicas do Belenenses ou através do telefone 91 410 11 11.

O Prof. Márcio Corrêa fala à "torcida" do Belenenses


O Prof. Márcio Corrêa, um estudioso da Educação Física pós-graduado em "Fundamentos da Preparação Física Moderna" e em "Ciência do Esporte / Treinamento Desportivo" foi o eleito de Casemiro Mior para a importantíssima função de Preparador Físico do novo plantel do Belenenses. Márcio Corrêa vai trabalhar na Europa pela primeira vez, embora apresente um CV invejável - aliás amplamente destacado pela imprensa brasileira. A título de curiosidade, não foi certamente por acaso que estamos na presença do escolhido por Alexandre Pato para o preparar nas vésperas da ida do craque brasileiro para o AC Milan [ver vídeo].


Ora, pedimos durante a tarde de ontem ao Prof. Márcio Corrêa que se apresentasse e nos deixasse algumas palavras dedicadas à "torcida" do Belém, solicitação a que o técnico correspondeu de forma pronta e amável. Aqui ficam elas:
"Sou um pesquisador da area da preparaçao fisica que sempre está buscando conhecimento em todos os aspectos que possam fazer evoluir o meu trabalho e consecutivamente o desempenho dos meus atletas. O treino no futebol evoluiu muito nos ultimos anos, passando pela utilização de novas tecnologias de controle do desempenho dos atletas, assim como pelos metodos de trabalho aplicados no dia-a-dia, que devem estar cada vez mais relacionados com as ações especificas dos jogos. Atualmente quem nao acompanhar essas tendencias estará perdendo o jogo antes mesmo de começar a partida. Espero agregar a minha forma de trabalho de uma maneira bastante positiva nessa temporada de 2008/2009, onde estarei a frente do departamento de preparaçao fisica do Belenenses. Para o sucesso de uma equipe dependemos de multiplos fatores e todos eles muito importantes, dentre eles destaco dois: A qualidade nata dos atletas e a inteligencia da comissão tecnica em desenvolver o potencial individual dos mesmos. Creio que faremos uma nova familia assim como tem sido sempre entre Portugal e Brasil."

terça-feira, 3 de junho de 2008

Carciano é reforço para a defesa

Já é conhecido o nome de um dos "zagueiros" que terá a responsabilidade de fazer esquecer Rolando e Hugo Alcântara: trata-se do brasileiro Carciano (ver site oficial), um central de 27 anos que ao jornal Record afirmou: “Estou muito feliz com esta oportunidade única de jogar no Belenenses. Sei que vou para um dos clubes históricos de Portugal”.
O central de 74kg e 1,78m, que há um ano chegou a ser dado como estando na rota de outros clubes portugueses (ver por exemplo aqui ou aqui) e que há cerca de um mês havia assinado contrato com o Ceará, considera serem os seus pontos mais fortes a "impulsão, excelente antecipação, bom posicionamento, cabeceio e faro de gol".
Bem-vindo Carciano!

domingo, 1 de junho de 2008

Freixieiro é o adversário das meias-finais

O Freixieiro acaba de bater o SL Olivais por 6-4, num jogo muito renhido, como a marcha do marcador demonstra.

Qualificação histórica

Pelo primeira vez o Belenenses apurou-se para as meias finais do Nacional de futsal, após encontro - que teve laivos de dramatismo - contra a aguerrida equipa do Instituto D. JoãoV, de Pombal.
Continuo a achar que as assistências aos nossos jogos são fracas. À excepção dos encontros contra SL Olivais e Sporting, nunca estiveram mais de 600 adeptos azuis no Acácio Rosa. Ontem não chegariam a 500, a que se somaram uns cem adeptos visitantes. Perante uma equipa que joga tão bem, que honra a camisola como poucos, que dá espectáculo e que mantém intactas as hipóteses de chegar ao título, decepciona ver a bancada maior do pavilhão com cerca de vinte adeptos da casa. O que vale é que os que marcam presença dão todo o apoio e carinho a esta brilhante equipa.
Ontem o jogo valeu sobretudo pela segunda parte, que foi do melhor que se pôde ver este ano. Parada e resposta foram quase uma constante, com o Instituto a arriscar tudo com Ruizinho como volante. Do lado azul grandes exibições de Marcão (pelo menos cinco defesas em situações de 1X1), Caio e Diego, este regressado finalmente às grandes exibições. Destaque ainda para a entrada de Maté, que inaugurou o marcador a minuto e meio do intervalo, para o regresso de Pedro Cary aos jogos no Restelo e para a grande exibição de João Castro nos pombalenses, um jogador que dá em campo o que tem e o que não tem.
A arbitragem não agradou, errando em termos técnicos e disciplinares. Ficámos na dúvida se a jogada que dá o terceiro golo azul não é precedida de falta.
Vitória indiscutível da melhor equipa, perante um adversário que viu a sua excelente prestação saudada com uma sincera ovação por parte dos adeptos belenenses.
Hoje pelas 17 horas joga-se o decisivo Freixieiro-Olivais, de onde sairá o nosso adversário das meias-finais.

Casemiro Mior em discurso directo

O Jogo de sábado publicou uma muita interessante entrevista ao novo técnico do Belenenses, na qual podemos tomar contacto com as ideias do treinador brasileiro, confirmando ao mesmo tempo o discurso ambicioso já demonstrado no momento da sua apresentação. Assim, no mesmo dia em que se divulgou na imprensa que António Dominguez vai ser um dos adjuntos, ficamos a saber o seguinte:

- O eixo central é o mais carenciado, sendo necessária - no mínimo - a contratação de 3 jogadores capazes de serem titulares "de caras". Isto de maneira a formar um plantel com três guarda-redes e mais dois atletas para cada posição, formando um total de 23 ou 24 profissionais nos quais se contem 3 ou 4 jovens provenientes da formação.

- O esquema táctico dependerá, também, dos jogadores a contratar. Em todo o caso não se limitará ao 4-4-2 com o tão badalado losango.

- O Preparador Físico eleito e aparentemente já confirmado é brasileiro e da confiança pessoal de Mior, com quem já trabalhou no Brasil. Também no que respeita à estrutura, Tuck é para manter e a contratação de um Director Desportivo parace ser desiderato que não entusiasma especialmente o técnico.

- O trabalho arranca a 7 de Julho e para o estágio de pré-temporada estão em cima da mesa 3 hipóteses: Rio Maior, Sintra e Idanha-a-Nova. Até ao dia 2 de Junho o local estará devidamente seleccionado.

- Quanto a craques: Hugo Leal é para ficar. A qualidade do jogador é indiscutível para Mior - e digo eu que ainda bem porque, na verdade, é coisa que salta à vista. Já para o ataque, o técnico fala sem preconceitos da hipótese Adriano, com quem já trabalhou no Nacional e cuja contratação veria com bons olhos. As questões financeiras podem ser no entanto um entrave ao ingresso do atacante no Restelo. Em paralelo, o nome do brasileiro Rodrigo Galvão também é falado, apontando-lhe Mior características muito interessantes embora a sua contratação dependa de outros factores. Para já e sobre o avançado, aqui fica um cheirinho do que é capaz: