segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vila do Conde: um relato credível

Descontando o velho debate sobre a eficácia do Silas - um must na minha discussão (amiga) com o nosso (amigo) Miguel Amaral! -, tenho para mim de há muito tempo, e ele sabe que é verdade, que me revejo habitualmente na análise que o Miguel faz aos jogos do Belenenses. De modo que não haveria razão alguma para que não copiasse para aqui - com a devida autorização - o rescaldo à preciosa vitória de Vila do Conde assinada por aí pelo nosso mais activo militante tripeiro. Aqui fica:

"Este jogo com o Rio-Ave, foi duro,de grande sofrimento, pois a equipa tinha muitas alterações no seu onze.
O Belenenses durante a primeira parte foi sempre melhor equipa, com boas triangulações entre Wender, Maycon e Silas. Marcelo mostrou estar sempre no lugar certo e deu sempre boa sequência aos lances.
O Rio Ave em bolas paradas, feitas as contas foi só assim perigoso, aí Júlio César esteve imperial, mesmo alatamente castigado pela dureza dos adversários e a benevolência da arbitragem.
Mas hoje existia um homem diferente também na nossa área, Diakité, é enorme, muito alto, comandou o jogo áereo e uniu a equipa, disfarçando bem as nossas dificuldades defensivas dos últimos jogos.
Ao intervalo, o resultado era justo, pois ambas equipas tiveram oportunidades, embora o Belenenses tenha mais construção das mesmas, ao invés, o Rio Ave, ia aproveitando alguns delizes nossos e bolas paradas.
2ª tempo, Rio Ave inconsequente, sem fio de jogo, e o Belenenses sempre melhor, com destaque ao contrário da primeira parte para o sector direito, com Baiano e Mano, a combinarem muito bem e a criarem situações perigosas, fomos assim mais equipa até chegarmos ao golo, num lance aéreo, onde apareceu Diakité a fazer a diferença antecipando-se ao guarda-redes, como vai ser importante, Gavilan e Diakité, no nosso meio-campo!!!
Após o golo comandamos sempre o jogo, perante um Rio Ave fraco, sem ideias, falhamos mais golos feitos, um por Organista, outra flagrante de Mano (gritei golo... até), e Marcelo em jogada de ponta de lança.
Os últimos minutos, o Rio Ave... atacou pelo ar, cantos, bolas paradas, desespero total, sem nexo, mas criando muita confusão, Júlio César e restantes parceiros, estiveram muito bem!

Análise aos jogadores:


Júlio César - Excelente, foi massacrado com faltas violentas dentro da pequena área, com o árbitro cúmplice, não punindo cargas, trás de cargas sobre o nosso Goleiro. Excelente exibição.
Baiano, primeira parte tímida, mas lutadora, segunda parte de bom nível, mais confiante, fez um excelente jogo.
Arroz - suficiente, mas algo inseguro, espera-se muito mais, não comprimeteu, ajudou, fez parte do todo, mas esperamos e precisamos de mais.
Diakité - soberano, imperial, no ar, na terra, foi o homem do jogo, comandou a defesa e ainda teve capacidade de ajudar o meio-campo e marcar o golo da vitória!
Maycon - Bom atacar, boas combinações, grande entrega, fez um jogo bastante razoável!
Pelé - Júnior com 17 anos, alto esguio, a jogar a trinco, que grande responsabilidade, esteve bem, embora nervoso, 2 ou 3 erros normais para quem faz uma estreia por inexperiencia, jogou o tempo todo, ajudou muito, trabalhou imenso! bom no jogo aéreo.
Organista - melhorou com o nadar do jogo, começou com ritmo lento, mas foi crescendo no segundo tempo, arrancado um exibição de entrega e com apontamentos interessantes, quase marcou em jogada individual, deve melhorar!
Silas - Foi um jogador bastante importante, na união da equipa, na dinamica da mesma, fez um jogo de grande entrega, de grande sacrificio físico e mental, desgaste tremendo. Se não tivesse aqueles passes perdidos que habitualemnte acontecem...seria um jogador fabuloso e nós bem precisavamos. No entanto fez um grande jogo. Dele saiu o cruzamento para golo de Diakité!
Wender - Grande entrega, boas combinações, bons remates, fez um jogo ao seu nível.
Marcelo - é um ponta de lança de grande qualidade, sozinho, ganhou lances atrás de lances, segura a bola, remata, faz jogo, luta, saiu exausto, temos aqui o ponta de lança que precisamos!
Mano - está um excelente jogador, um guerreiro, com qualidade, temos um jogador de grande talento, pena o golo de baliza aberta que falhou, mataria o jogo, e não teríamos de ter sofrido tanto...
Vinicius, André Almeida, entraram já no fim para refrescar, não tiveram tempo para mostrar algo diferente, a não ser lutar com a equipa... em união!
João Paulo Oliveira - entrou frio, algo apático, sem o espririto que o jogo obrigava, não é fácil entrar assim, mas esperava mais luta, mais entrega. Esteve no banco, mas não esteve atento ao jogo... foi a impressão que me deu... pois entrou e só fez número. Eu até gosto e vejo qualidades no jogador, mas assim não tem lugar. Quando se entra no fim temnos de lutar e dar tudo, não existe tempo para descansar...

Grande vitória, a melhor resposta para tudo que nos tentam fazer.
Um abraço azul a todos os adeptos presentes, foram magnificos, bonita festa e para os que estiveram longe a sofrer sem ver. Algo terrivel... mas valeu a pena.
Viva o Belenenses! Vitória bem merecida!
Nota - Já me esquecia de algo importante: Se não fosse o juiz auxiliar, bandeirinha do lado da bancada dos sócios do Rio Ave a apontar sucesivamente as faltas, o árbitro... não as tinha marcado. Não sei o nome do senhor, mas finalmente vi um juiz de linha, que apitou sem medo e correctamente, já o amigo do lado contrário... foi um boneco..."