sábado, 24 de janeiro de 2009

O futuro está ganho?

O jogo de ontem contra o Benfica foi o exemplo típico da partida em que o adepto sai frustrado com o resultado mas satisfeito com a exibição da sua equipa. E há quantos meses é que o Belém não fazia um jogo tão bom?
Frente a um adversário que não tem futebol para liderar a Liga, o Belém jogou com inteligência, ora dando a iniciativa ao Benfica, respondendo em contra-ataque, ora pegando no jogo e levando a bola para a frente com perigo, obrigando o visitante a não fazer subir no terreno tantos jogadores como pretenderia, de tal forma que os seus lances de maior perigo foram em bolas lançadas para Suazo, um jogador rápido e com forte propensão para os saltos de piscina. Mas, com tanta polémica sobre a arbitragem, ontem o senhor que veio da Madeira não estava para brincadeiras e rubricou uma actuação que é raro ver em Portugal. O que reforça a ideia de que temos bons árbitros (teoricamente) mas que raramente dão mostras dessa qualidade.
Mas agora falemos do Belenenses: equipa compacta, com futebol alegre, jogadores sabendo o que se espera deles, jogando descontraídos mas com rigor táctico. O dedo de Jaime Pacheco a comprovar que mesmo jogadores aparentemente medianos como Baiano, Carciano ou Rodrigo Arroz têm um potencial que só os verdadeiros treinadores sabem explorar.
Depois, temos dois reforços que deram consistência à área recuda da equipa: Tininho e Diakité têm inteligência, sentido de colocação e agressividade q.b.
O regressado José Pedro não aproveitou algumas boas oportunidades para marcar e fisicamente deu o estouro na segunda metade. Silas continua a pautar o nosso jogo mas também continua a falhar passes em demasia e a rematar sem acerto. Mano e Marcelo, cada um na sua função, deram o que tinham e o que não tinham: são o típico exemplo do jogador que, não sendo genial, cai no goto dos adeptos pela entrega de que dá mostra. Wender quase marcou um golo de classe, classe que continua a revelar nas suas intervenções.
Cândido, Maikon (que falhou uma oportunidade flagrante) e Porta também entraram bem no jogo, confiantes, determinados, disciplinados.
Embora o Belém esteja ainda em zona perigosa, os adeptos têm neste momento a convicção de que, a continuar nesta senda, a nossa equipa vai fazer uma segunda parte tranquila, com bons jogos e boas vitórias e a natural ascensão na tabela.
Jogadores, equipa técnica, CG - e adeptos: todos merecem!