quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Os "casos" e a Taça da Liga

Estive ontem à conversa com um amigo lá de cima, que visita habitualmente este espaço, vive para os lados de Viana e torce pelo Guimarães. O tema... era mesmo esse. E se trago aqui o episódio, isso deve-se ao facto de, (não) estranhamente, concordarmos no essencial: o futebol português é uma tremenda mentira, desenhada com a complacência da LPFP à medida de 3 clubes. Os restantes, sem excepção, são como é sabido meros figurantes deste circo - embora o sejam por vontade e culpa próprias e que não podem ser imputadas a mais ninguém (se quiserem eu depois explico). Isto para dizer o seguinte: a mim, tal como ao meu amigo vitoriano, a Taça da Liga tanto se me dá como se me deu. Trata-se de uma prova miserável, toda ela pensada para dar uma final Benfica-Sporting; e qualquer árbitro nomeado para a Luz se encarregará de dar seguimento aos desejos do dr. Hermínio Loureiro e do patrocinador da competição. Pelo que se conclui: entre Belenenses e Guimarães, que um fique de fora e que o outro, se não quiser fazer falta de comparência (que era o que a LPFP merecia), faça então de figurante - desde que lhes paguem. E aqui é que bate o ponto: como é dito em voz corrente, a tal que substitui o que está realmente escrito na douta opinião dos Loureiros, "sem dinheiro, não há palhaços"! Paguem a um, tratem de ressarcir o outro pela porcaria de regulamentos que produzem em "inglês técnico" e siga a festa (deles). Estou convencido que pela maioria dos adeptos dos dois (grandes) clubes o assunto ficava imediatamente resolvido.

Outro ponto da actualidade é o dos "casos". Eu bem sei que a memória é curta, mas tornou-se moda dizer agora que, onde no futebol tuga há confusão, lá está o Belenenses. Referem-se desde logo ao "Caso Mateus". Certo. Mas... e que mais? Estarão acaso a falar dos affaires Meyong ou Vinicius? Então mas nesses o Belenenses não faz a figura de réu... não foi a concorrência que se queixou?! Enfim, já dizia o outro que uma mentira repetida muitas vezes acaba por ser verdade mas eu, ainda assim, permito-me resistir. De qualquer modo, ainda que isso fosse assim - e não é! -, eu poderia aceitar o reparo se vindo de duas mãos cheias de clubes. Mas do Vitória de Guimarães (contra o qual obviamente nada me move, antes pelo contrário)... tenham dó.