domingo, 18 de janeiro de 2009

Sábado aziago

O dia de ontem prometia em termos desportivos, pela perspectiva de bons resultados em várias modalidades e pela realização de encontros ditos clássicos.
Perante a coincidência horária tornou-se-me difícil optar pelo espectáculo a que assistiria. Optei pelo encontro de júniores com o Benfica, em pleno Estádio do Restelo, campo número 1. E a que bela partida cerca de 500 pessoas puderam assistir! Sem obsessões defensivas, mas com rigor na zona recuada do terreno, ambas as equipas apostaram na vitória, mostraram bom futebol, excelente ligação entre os sectores e não tão forte capacidade concretizadora. A melhor ocasião da partida foi um forte remate encarnado ao poste direito da nossa baliza.
Do lado azul, e perdoem-me os leitores pois conheço mal o plantel, apreciei a consistência do quarteto defensivo, com excelente leitura de jogo e dobras sempre oportunas, bem como a capacidade ofensiva do defesa esquerdo. Mais para a frente agradou-me a exibição de Freddy (que só entrou na segunda metade), desiludindo-me um pouco André Almeida, algo complicativo.
Num encontro com forte empenho dos jogadores mas muito correcto, destoou a lamentável arbitragem, que teve o condão de enervar a tal ponto Rui Jorge que o nosso treinador acabou expulso (de resto não tinha nada que entrar no terreno de jogo e demorar mais de três minutos a acatar a expulsão). Foi, pode-se dizer, um "aperitivo" para o que se preparava no jogo dos séniores.
No intervalo do jogo dos miúdos, e quando me dispunha a ver a segunda metade do confronto da bola oval com o vice-campeão Agronomia, forte desilusão: os azuis perdiam copiosamente por 3-21; um pontapé de penalidade dos verdes no reatamento decidiu-me a retomar o meu lugar na bancada poente do estádio.
Só pude ver a segunda metade do jogo de futebol dos séniores e agradou-me a saudável postura das nossa cores: jogadores não intimidados pelo adversário (na verdade, fracote) ou pelo ambiente. Pelo que vi (e pela habilidade do árbitro almadense) nunca merecíamos ter perdido e estaríamos agora em boas condições para ser o melhor 2º classificado e rumar às meias-finais da competição que tarda em cativar o luso adepto.
Chegavam entretanto novas tristes de Sassoeiros, onde a nossa equipa de futsal tombou 3-4 frente a um adversário aguerrido, no qual o nosso ex-guarda redes Carlo esteve a grande altura. Ainda por cima, Marcão e Drula foram expulsos e o jogo terminou com os jogadores envolvidos em zaragata.
E, para terminar o dia em nota melancólica, o nosso andebol, com meio pássaro na mão (bastava um empate frente a um Porto muito inconstante), não conseguiu o apuramento para a final da Taça da Liga. Muitas faltas técnicas e precipitações várias impediram - pese boas defesas de Hugo Figueira e uma excelente exibição de Nelson Pina - o sucesso que estava ao nosso alcance.