quarta-feira, 23 de julho de 2008

Primeiro jogo interessante

Perante apreciável assistência (na qual se incluía... Garcès!) no campo nº2 do Restelo, o Belenenses fez esta tarde o seu primeiro jogo da pré-época futebolística. O adversário, o Atlético, primou o seu jogo pela forte (e dura) marcação, raramente penetrando nos últimos vinte metros.
Os azuis já mostraram alguma ligação entre os sectores mas ainda assim há muito trabalho até se ter um esquema de jogo bem definido e oleado, o que é normal com a revolução operada no plantel.
Viria a ser um jogador que vem da época transacta, Evandro Paulista, a fazer o primeiro golo, com uma bela bola picada sobre o guardião alcantarense, após excelente passe de Vinicius. Este é já o jogador mais acarinhado pelos adeptos, mostrando bons pormenores.
O segundo golo só apareceria na recta final do encontro, num golo de cabeça da autoria do jogador mais baixo em campo: Fredy. Já perto do final, Luís, com uma "bomba", bate Costinha de livre directo.
O mais interessante nestes jogos é conhecer-se os novos jogadores. Destes, destacaram-se claramente a dupla de centrais (embora a debilidade atacante do adversário não permita para já grandes euforias), Carciano e Rodrigo Arroz, com boa colocação em campo e sentido de antecipação; o referido Vinicius, que promete ser uma das revelações da época; o brioso China, muito lutador, embora me pareça que é melhor a subir no terreno que a defender - mas é dos que deixa tudo em campo; e, entrado já na segunda parte, Maicon, um jogador com excelente técnica e visão de jogo.
Silas e Zé Pedro, embora esforçados, estiveram inconsequentes, enquanto Evandro aproveitou a oportunidade que teve e Júlio César apenas fez uma defesa.
Na segunda parte a qualidade de jogo baixou, sendo que os jogadores que entraram, à excepção de Maicon e de Mano (muito activo) não impressionaram. Não vai ser fácil perceber o porquê de tantas contratações oriundas das terras de Vera Cruz.
Pelo que vimos hoje, o Belém tem equipa para andar acima do sétimo lugar. Se Casimiro Mior lograr um bom entrosamento entre os jogadores podemos daqui por um ano estar na expectativa de saber quem é que nos toca em sorte na Taça UEFA.
Flávio Santos