sexta-feira, 11 de julho de 2008

Início de Estágio - Reportagem no Vale do Garrão

O Belenenses iniciou esta tarde o estágio para a época 2008/09 e nós estivémos lá, para ver e para dar o primeiro apoio em terras algarvias.

Ao Sul de Almancil, entre Vale do Lobo e a Quinta do Lago, fica o Vale do Garrão, com a praia por perto (Praia do Ancão). Com algum atraso, a nossa equipa de futebol chegou ao Ria Park Resort Hotel, a unidade onde permanecerá instalada. Entretanto, no campo de futebol, já aguardavam as equipas de reportagem dos jornais desportivos. O referido campo, para quem queira comparecer, fica junto à entrada de uma outra unidade do complexo, o Ria Park Garden Hotel (deverão seguir as placas deste).

Pouco tempo após a chegada, e enquanto o plantel gozava uma pausa para lanche, o Presidente Fernando Sequeira conduziu a equipa técnica para uma primeira visita ao campo, que pareceu, como parece, bastante adequado. Aproveitámos para trocar dois dedos de conversa, perante a simpatia do Presidente e equipa técnica. Desejámos felicidades a Casemiro Mior, visivelmente bem disposto e extremamente afável. Já António Dominguez, de regresso à nossa casa, quando relembrei a conquista de 1989 imediatamente manifestou a esperança de alcançar semelhante feito.

Mais tarde, cerca das 19:20, regressámos ao campo e chegou finalmente a equipa. Antes, já Márcio Corrêa havia preparado meticulosamente o campo para os trabalhos, com marcadores.
Tendo sido o primeiro apronto a que assisti esta época, foi naturalmente difícil reconhecer muitas das caras novas, incluindo Vinicius e Júnior Negão, os mais recentes passageiros da viagem.
Segundo foi informado, Matheus ficou a fazer trabalho no ginásio.

O Capitão Silas foi o primeiro a experimentar os primeiros toques no relvado, seguindo-se uma curta palestra de conjunto, a anteceder o treino propriamente dito.
Após algumas voltas ao campo, em corrida, sucederam-se vários exercícios, incidindo não só sobre a parte física mas também sobre a agilidade e destreza. E aqui há que realçar - como já tínhamos ouvido falar - a exigência e método do preparador físico, Márcio Correa. Na verdade, aquele que era anunciado como um "mero" treino de descompressão, pareceu-nos relativamente exigente em várias vertentes. É justo dizer que já se trabalha a sério, também no Algarve.
Casemiro Mior e Dominguez, no centro dos trabalhos, permaneceram atentos à evolução dos jogadores.
Ao fundo do campo estiveram os guarda-redes, a realizarem trabalho específico.
O Presidente Fernando Sequeira foi espectador atento, enquanto Tuck aproveitou para manter a (boa) forma, em corrida à volta do campo.

Como é natural, dada a renovação do plantel, há jogadores com diferentes compleições e com diferentes estados de preparação. Para além disso, faltará ainda o entrosamento de conjunto. Este é um grupo que levará o seu tempo a mostrar o seu real valor, a encontrar o seu estilo. Será uma questão de tempo, pois, e convém não esquecer que até bem perto do final da época a distância entre a "linha de água" e a linha da Europa será curta. Tendo a esperança que acabaremos em beleza, haverá que ter paciência e saber esperar, mesmo que numa fase inicial os resultados fiquem aquém do teoricamente esperado. Vamos, por isso, apoiar e dar o nosso contributo para que estes jogadores nos tragam alegrias e possam eles também sentir-se realizados no nosso Grande Clube!

Seguem-se algumas das fotografias que tirámos, que ilustram o que acima referimos: