quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

No fechar do ano


1. Encerra 2008 com uma boa notícia: o Belenenses vai regressar a Angola onde, no fim de Janeiro, disputará um jogo de futebol no célebre Estádio dos Coqueiros - antigo Estádio Municipal de Luanda. A par do desafio, será assinado um protocolo de cooperação com o Clube Desportivo Kabuscorp do Palanca, cujas potenciais vantagens para o futebol do Belém, por evidentes, nem sequer precisam de ser elencadas. Tudo isto num país onde por certo há portas abertas na medida em que Paulo Kassoma, o primeiro-ministro, é - refira-se a título de curiosidade - adepto confesso do Belenenses.


2. Noutro plano, refira-se (com um dia de atraso) a passagem dos 80 anos de história do Rugby azul. Oitenta anos de uma história gloriosa de uma secção que luta pela desejável autonomia e que se comemoram com o quinze do Restelo na posse do título de Campeão Nacional. Uma boa prenda será uma vitória no próximo jogo da Divisão de Honra no qual - atenção belenenses do norte do país! - os azuis se deslocam a Lousada (sábado, pelas 15h00) para defrontar o CDUP, num jogo em que, após a turbulenta saída de Bryce Bevin, a equipa será orientada por Pedro Gonçalves, técnico dos Sub-20. Muitos parabéns à malta do melão!

3. Refira-se ainda, pela manifesta importância, que está online e disponível para consulta de todos os associados, o projecto de revisão dos Estatutos do Belenenses. Uma discussão muito importante e que merecerá, nos próximos dias, que aqui deixe algumas ideias soltas em forma de análise.

4. Por fim, nas vesperas do regresso do Belém à I Liga - é segunda-feira, em Braga, pelas 19h45 -, fica apenas o desejo: que o início de 2009 nos traga dois centrais de inegável categoria. Sendo assim, estou certo de que o que resta de época, que será difícil e de muito sofrimento, acabará por confirmar um Belenenses de primeira. A todos os que por aqui passam desejo um ano de 2009 cheio de sucessos e bem azul!