domingo, 31 de agosto de 2008

Belém Até Morrer

Há dias em que eu dou graças a Deus pelos poucos comentários que por aqui se deixam e este é um deles. Na verdade, é com muita tristeza que vejo o encerramento do Belém Até Morrer, um espaço verdadeiramente de referência onde o Alcides dava cartas - e de borla! - pela (ausência de) "comunicação empresarial" do Belenenses. Alguém não tinha visto o treino de conjunto? Visitava o Belém Até Morrer; queria (re)ver aquele golo do futsal? A solução era simples: Belém Até Morrer. O resumo do andebol? Belém Até Morrer; A conferência de imprensa de antevisão do jogo? Belém Até Morrer...
No fundo, o Alcides disponibilizava gratuitamente parte daquilo que todos os clubes do mundo minimamente organizados disponibilizam a pagar. Uma espécie de "conteúdos premium", pelos quais obviamente é suposto as pessoas pagarem, conforme tive oportunidade de lhe dizer por mais do que uma vez. A partir de hoje, parece que o Alcides fechou a loja. Isto é mais grave do que parece: revela que os Belenenses com letra grande que faziam da blogosfera azul um local interessante - o nosso amigo Miguel Amaral era outro exemplo - começam a revelar cansaço. Cansaço das tricas, das quintinhas, dos interesses, do diz que disse que por vezes chega a ser nojento. Mas revela também que os Belenenses com letra grande são gente bem formada na qual nos podemos rever. E revela também outra coisa: que a absoluta inépcia do clube em termos de comunicação será cada vez mais evidente.
Daqui, deste cantinho que felizmente quase não tem comentários, deixo ao Alcides - que também já tinha provado as suas qualidades no "merchandising" - um grande abraço e um ainda maior obrigado. Que a Direcção tenha os necessários dois dedinhos de testa para aproveitar o que salta aos olhos de qualquer pessoa normal.

Como eu quero crer que o Alcides pertence à categoria daqueles que não conseguem ficar parados, livrando-se do bichinho azul, olha, meu caro... arranca com um site não oficial!

Educação para a cidadania

Resultados práticos de um sábado à tarde passado em casa com a descendência! Ainda não desistimos de montar o Estádio do Restelo - assim existam peças suficientes...

sábado, 30 de agosto de 2008

Este não engana


Lisboa, 30 Ago (Lusa) 20:49 - O Belenenses assegurou hoje a contratação do futebolista brasileiro Wender, que vai ficar ligado ao clube do Restelo até final da temporada, disse à Agência Lusa uma fonte da SAD.

Lisboa, 30 Ago (Lusa) - O Belenenses assegurou hoje a contratação do futebolista brasileiro Wender, que vai ficar ligado ao clube do Restelo até final da temporada, disse à Agência Lusa uma fonte da SAD.

Wender, avançado de 33 anos, viaja para Lisboa domingo, mas apenas será apresentado pela SAD do Belenenses segunda-feira, último dia reservado para inscrições de jogadores nos campeonatos profissionais de futebol.
Acrescento eu que Wender, não obstante a idade, é um excelente reforço e não só não engana como ainda vai marcar em Alvalade. Vai uma aposta?

Paços pouco seguros

Está difícil entrar no Restelo; na verdade, lá se repetiu o filme da Taça da Liga, com os sócios à espera que fosse possível entrar no recinto a menos de uma hora do início do jogo. Não sei se desta vez faltava a PSP ou a Prosegur mas lá que faltava alguém, faltava. O que não faltava eram sócios barrados no acesso junto aos cobradores. A quem de direito: já há pouca gente a ir ao futebol no Restelo, não é preciso lutar muito para que ainda sejam menos. As pessoas trabalham todo o dia, saem tarde do escritório, estão cansadas e vão directas ao Restelo com o intuito de comer uma bifana, junto dos seus consócios, à hora a que deviam estar a jantar. Chegam lá e batem com o nariz na porta, tendo que ficar um quarto de hora de pé, à espera. Ora porra, não compliquem o que é simples.
Quanto ao jogo, tenho pouco a dizer. Não me apetece, sofro muito com as nuvens negras quando elas pairam sobre (o) Belém. O Belenenses fez na 1ª parte os melhores 45 minutos que já lhe vi fazer esta época - e levo quatro jogos. Não foi brilhante mas foi certinho, mostrou vontade e um meio campo que pode fazer uma temporada satisfatória. Ainda se provou o evidente: quando Silas e Zé Pedro jogam, o Belenenses cresce e cria problemas sérios ao adversário.
Já a 2ª parte é um pesadelo. O Paços toma conta do jogo e as coisas podiam ter corrido bem pior. Tenho para mim, como sempre defendo, que qualquer pessoa sabe que as equipas se começam a construir de trás para a frente, a partir da defesa. Aparentemente, esta regra básica escapou a quem montou esta equipa e o resultado é que, com a excepção de Baiano - e admito que de China - a defesa azul é uma tragédia. Esperemos que a dupla Carciano / Alex possa vir a ser a solução de futuro.
Para o ataque existe agora a opção Porta, uruguaio proveniente do Siena e que registou números muito interessantes na liga do Uruguai. Que venha também o Wender e que assim seja possível olhar para a frente com algum optimismo.
De resto, espero enganar-me mas creio que a temporada nos reserva grandes dores de cabeça. Em todo o caso e independentemente dos estados de alma de cada um, só há uma solução daqui em diante: dizermos presente no apoio a estes jogadores - que são os nossos jogadores, os jogadores do nosso Belenenses!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Apresentação do futsal aos sócios

Ontem à noite foi apresentado aos sócios o plantel e a equipa técnica para a nova época de futsal. Foram chamados um a um todos os elementos, numa cerimónia simples e simpática. Apadrinhou a apresentação a equipa do Instituto D. João V, com quem disputámos na época passada um renhido playoff nos quartos de final.
Em relação ao jogo, vitória relativamente fácil por 5-0. Primeira parte jogada de forma lenta, resultando num espectáculo maçador e sem atractivos. Foi Drula que, já perto do intervalo, em iniciativa individual, aqueceu as bancadas (cerca de 300 espectadores). Logo de seguida, excelente jogada de Marcelinho, que passa para Fábio e Miguel Almeida amplia.
Foi muito melhor a segunda parte, mais rápida e com menos erros de passe por parte da nossa equipa. Ainda assim foi uma iniciativa de Paulinho, com uma troca de velocidade que baralhou a defesa pombalina, que trouxe o 3-0. Com a lesão do único guarda-redes que os visitantes trouxeram, o Instituto passou a jogar com volante, oportunidade que os azuis não desperdiçaram para ampliar a contagem: 4-0 por Diego (excelente jogada de Marcelinho) e 5-0 por Marcelinho, no último segundo.
Perante um adversário que pareceu mais fraco que nas épocas anteriores (notou-se a falta de João Castro na organização de jogo e na coesão defensiva), os azuis mostraram argumentos para lutar pelo título. Entre as caras novas, Fábio Aguiar foi o jogador mais em evidência, tendo Renato mostrado qualidades mas tendo ficado aquém das expectativas em torno do seu desempenho. Miguel Almeida esteve bastante activo e o jovem Tuy entrou muito bem no jogo, jogando de forma desinibida - está aqui um jogador com grande potencial de crescimento.
De entre os que transitam da época passada, destaque para Marco, que esteve na baliza toda a primeira parte e não comprometeu, e para Marcelinho, sem dúvida o mais inconformado, mostrando pormenores extraordinários só ao alcance de um jogador de grande categoria.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Moisés de Andrade, 1948-2008

O nosso ex-treinador de futebol Moisés de Andrade, o Xerife, faleceu ontem. Apesar de não ter impedido a descida de divisão em 1991 e de não ter podido dar continuidade à tentativa de regresso no ano seguinte (substituído por Abel Braga logo no início do campeonato), Moisés era querido dos adeptos do Belenenses, pela seriedade com que trabalhava.
Na retina de muitos ficou a sua arrojada decisão de atribuir a titularidade num jogo nas Antas a Pedro (Espinha), em lugar do consagrado Mihailov. O nosso clube, quase despromovido, empatou então 0-0, num jogo inesquecível.
O Globo Esporte publicou uma nota evocativa do jogador que fez história no Corinthians, clube que também homenageia o seu ex-jogador.
Que descanse em paz.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Muito trabalho pela frente

Parece-me que há dois caminhos para analisar o jogo do Dragão: quem viu o Belenenses actuar pela primeira vez esta época e vinha lendo críticas severas às exibições anteriores, admito que seja levado a achar que a equipa até não se portou mal de todo. Já quem assistiu às anteriores partidas creio que tem forçosamente que levar em linha de conta que os problemas que vinham sendo maioritariamente apontados se mantêm no essencial.
Desde logo no ataque: aos 35 segundos Marcelo conseguiu cabecear por cima e falhar um golo feito, desses que quando facturados valem pontos. Foi apenas o início de uma actuação sem dúvida esforçada mas muito inconsequente. Mais tarde, João Paulo voltou a deixar muitas dúvidas quanto à utilidade da substituição. Quanto ao sector mais ofensivo da equipa, não vale a pena insistir muito mais: a bola é redonda e à semelhança de anos anteriores não é impossível que algum dos nossos actuais avançados venha a revelar daqui a uns meses um aguçado sentido de baliza (Marcelo até pode ser esse homem) mas, para já, manda o bom senso que se contrate rapidamente um ponta de lança desses que não enganam mesmo.
Curiosamente - e apesar da exibição do Belém não me ter convencido -, até verifico com agrado que Casemiro Mior colocou em prática duas das minhas "reivindicações": tentou surpreender o FC Porto utilizando um esquema que manifestamente Jesualdo Ferreira não esperava e, pelo caminho, avançou Cândido Costa para algo mais próximo do seu lugar natural. E naturalmente, não tendo estado brilhante, o rendimento de Cândido está muito mais perto daquilo que pode ser útil à equipa. Aliás, não creio que seja pelo meio-campo que o Belenenses possa falhar uma boa época: Gomez, Cândido, Zé Pedro, Silas, Maykon, Mano, Sérgio Organista e Vinicius são hipóteses mais do que suficientes para desequilibrar no centro do terreno - assim não se invente. E hoje pareceu-me que se inventou um nadinha - Gomez só pode estar lesionado e a colocação de Rodrigo Arroz a trinco é um infeliz erro de casting...
De resto, com toda a certeza que o erro é meu mas, confesso, não percebi que raio de esquema táctico vertemos para o terreno. Aquilo era um 4-3-3? Às vezes parecia. Seria outra coisa qualquer? Não é que seja muito relevante que eu entenda mas, ao invés, já me parece de utilidade que os craques percebam. E Zé Pedro e Silas (pelo menos) manifestamente estavam noutro comprimento de onda, sem saber exactamente qual a sua missão no terreno. Zé Pedro tinha que fechar do lado esquerdo, formando um primeiro trio intermédio com Arroz(?!) e Cândido? E Silas, era segundo ponta de lança? Como podia "criar" se estava tão longe da zona de organização? Enfim, qualquer destas possibilidades é naturalmente válida, dentro dos princípios de jogo defendidos pela equipa técnica, desde que os jogadores entendam o que lhes é pedido (e sejam capazes de o colocar em acção) - e esse é um dos grandes problemas que venho apontando a este Belenenses em versão início de época. A coisa agrava-se na medida em que, sem isto, não há automatismos nem transições ensaiadas capazes de colocar bons executantes a jogar à bola e prolongam-se experiências em pontos que, por esta altura, deviam estar resolvidos (pelo menos teoricamente, riscando hipóteses não válidas).
E vamos por fim à defesa, que é aquela linha por onde se começam a construir as grandes equipas: avançando Cândido Costa, é natural a opção por Baiano. Mano pode fazer o lugar mas o lateral brasileiro não comprometeu, foi auxiliado pelo seu companheiro de faixa e parece ter uma agradável apetência por avançar no terreno. Na ala oposta, China dispensa apresentações e, apesar de ser infeliz no 1º golo portista, garante uma época sem problemas de maior. No centro é que a coisa se complica: creio que Carciano é, de muito longe, o melhor dos centrais. Infelizmente não poderemos contar com ele no importante jogo frente ao Paços de Ferreira, fruto de uma expulsão resultante de um lance altamente duvidoso mas no qual, apesar de tudo, dou o benefício da dúvida a Artur Soares Dias. Seja como for, estando disponível e sabendo controlar os cartões, Carciano é aposta firme. Já a companhia tem que se lhe diga, mas talvez Alex venha a ser, de futuro, a primeira opção. De resto, subsistem questões por responder quando pensamos nas ideias que Mior já terá assentes para o que pretende da equipa: quando Vanderlei tinha sido o escolhido na semana passada, porquê a aposta de hoje em Matheus?
Enfim, procurando alguma objectividade que não elimine o que de positivo de viu ontem - o Belenenses poderia ter marcado no Dragão em quatro ocasiões sem que isso constituísse qualquer escândalo -, convém não perder de vista que nos apareceu pela frente um FC Porto sem grande chama e que cedo percebeu que poderia jogar a passo, tudo isto num jogo em que habitualmente os nossos correm mais do que noutras ocasiões posto que falamos dos tais jogos em que não é preciso motivar os craques.

Assim chegamos à doutrina dos "5 dias": faltam 5 dias para que encerre o mercado - e é minha convicção que temos que lá ir; e faltam os mesmos 5 dias para a recepção ao Paços de Ferreira, também ele com 0 pontos (com a agravante de terem sido "feitos" em casa), jogo em que uma vitória será da maior importância visto que, além de poderem servir para afastar fantasmas, darão à equipa uma confiança importantíssima - tantas são as críticas que se vão ouvindo um pouco por todo o lado. Na próxima 6ª feira, temos que ir todos ao Restelo! E não é para participar de um velório, é para apoiar - para que de facto se sinta lá na relva o auxílio do 12º jogador.

domingo, 24 de agosto de 2008

Andebol e futsal com boas prestações

Enquanto a apreensão reina em torno do que pode fazer a equipa de futebol esta época, andebol e futsal já mostram a sua garra e a sua classe.
O andebol, com mais uma equipa meio refeita, bateu Sporting e Benfica, conquistando brilhantemente o Torneio César Branco. Prémios para Hugo Figueira (melhor guarda-redes), Nelson Pina (melhor jogador) e Pedro Spínola (melhor marcador). Palmas para João Florêncio, que está a conseguir para já mostrar uma equipa mais competitiva do que se poderia esperar face às saídas de Bruno Moreira, Pedro Neto e Nicola Miricki. Parece-me também que a entrada de Tiago Silva vem dar mais consistência e agressividade à nossa defesa. A mescla de experiência e juventude do plantel promete.
O futsal conseguiu a desforra (parcial) dos 8-1 frente ao Sporting, batendo os de Alvalade por 3-2. Fábio Aguiar, Miguel Almeida e Renato são mesmo reforços (sobre os dois primeiros, bem conhecidos dos adeptos portugueses, não havia dúvidas) e Alípio Matos consegue reforçar um plantel que já era bastante bom. A luta pelo título é longa mas pode e deve ser nossa.

Força Belém!



Arranca hoje. Do que observo e leio, parece-me ver instalada uma compreensível descrença - que, aliás, também de mim se apoderou gradualmente nos últimos tempos. Assistimos a uma pré-época sem chama nem glória, longe dos torneios internacionais que a época passada registou, observando o Belenenses em jogos penosos e maçadores contra adversários na sua maioria menos que sofríveis, refeito de reforços que têm ainda um razoável caminho a percorrer. Ao desânimo acresce uma herança pesadíssima e um conjunto de dispensas desnecessárias e incompreensíveis: Mendonça, Amaral, Hugo Leal e Gonçalo Brandão seriam evidentes acrescentos neste plantel...
Mas isso foi a pré-época - e também o primeiro passo na tal Taça da Liga em que temos por objectivo chegar à final. A partir de hoje a coisa pia mais fino, é o Belém quem se estreia na Liga e, com ele, os nossos sonhos e a ambição própria de um emblema maior no panorama desportivo português. A cinco dias do encerramento do mercado, é esta a equipa que temos, são estes os profissionais que importa apoiar. Força rapazes, comam a relva, sejam capazes de nos surpreender e de agarrar a História... 'bora Belém!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Parabéns, Daniela!


Na prova de 10 km em Águas Abertas, a nadadora do Belenenses - que seguiu durante mais de uma hora no grupo da frente - acaba de terminar na 17ª posição, registando um excepcional tempo de 2:00:59. Recorde-se que Daniela Inácio partia para esta prova com a marca pessoal menos boa de entre 25 participantes.
Uma participação olímpica de muita qualidade (pese embora a desconsideração da RTP e do seu alegado "serviço público"), que deixa antever grandes marcas em competições futuras!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Digam lá que não tinham já saudades disto

Se garante o ditado que em Roma devemos ser romanos, já no Porto... se deve ser portuense. Pois é: Artur Soares Dias é o árbitro indicado para apitar a deslocação do Belenenses ao Dragão. Começa bem...

Cheira bem, cheira a Belém

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vamos a isso, Daniela!


Numa excelente iniciativa - mais uma - do blogue Belém Até Morrer, é possível deixar até ao final do dia de hoje uma mensagem de incentivo a Daniela Inácio, a nadadora do Belenenses na disciplina de Águas Abertas que desta feita leva a Pequim um pouco da grandeza do Belém. Depois disso, as mensagens recolhidas serão directamente transmitidas à Daniela, não deixando certamente de constituir uma (pequena) contribuição para a grande prova por que todos aguardamos.
Vamos fazer assim: ela nada e nós incentivamos, pode ser? Ora vão até lá deixar a mensagem.

domingo, 17 de agosto de 2008

Brincar ao futebol

Começa a ser um hábito que no Restelo, antes do jogo, tenhamos sempre um motivo para sorrir de espanto. Se na semana passada não era possível pagar quotas, hoje a surpresa era outra: ao bater das 17 horas, lá liquidei o débito respeitante a três cartões. Coladas as quotas, dirigia-me ao interior do Estádio pela escadaria de acesso à Loja Azul quando, ao passar as grades de entrada, fui barrado por 3 agentes da PSP: "Que não, que ainda não se podia entrar"! Eram 17h10, faltavam 50 minutos para o início do jogo e, aparentemente, algumas dezenas de sócios ali aguardavam à sombra (possível) por uma qualquer autorização de um supervisor da Prosegur. Curiosamente, havia sócios dentro do recinto (visto que o problema não afectava outras portas), mas por aquele lado nem pensar. Lá esperámos, comodamente de pé e ao sol, a ordem que chegou a 40 minutos do começo da partida. Quem quer assistir a um espectáculo futebolístico com comodidade, já sabe: é no Restelo...
E espectáculo é como quem diz - que o Silas bem tem andado a avisar quem o queira ouvir. Que a equipa não joga nada já se tinha constatado há uma semana; mas que é sempre possível bater mais fundo ficou hoje provado. Estranho que com cerca de um mês e meio de treinos não haja a mais pequena sombra de fio de jogo ou de ligação entre os diversos sectores da equipa; como estranho, e aí muito mais, que sendo possível actuar com um meio-campo à base de jogadores do ano passado, se venha inventando uma estrutura em que nenhum deles - talvez com a honrosa excepção de Gabriel Gómez - consegue perceber o que anda a fazer em campo. A espaços, fica-se até com a sensação de que Zé Pedro estava incumbido de jogar invariavelmente fora da sua posição! E para terminar, ainda dá tempo para estranhar não apenas a extraordinária falta de velocidade do nosso "jogo" como ainda o medo que aquela rapaziada tem de fazer um remate à baliza.
Em resumo, o caso desta vez parece-me claro: estamos a quinze dias de atingir a data limite para a inscrição de profissionais, pelo que é bom que os responsáveis da SAD deixem de brincar aos futebóis e sejam capazes de dar rapidamente corda aos sapatos, fazerem-se à vida e reforçarem a equipa, no mínimo, com um ponta-de-lança ("extra-contentor") desses que entram de caras na equipa - se bem que em boa verdade e tal como está a coisa, qualquer um entra...
Espanta-me aliás que se utilize o argumento financeiro para justificar a preparação da época. Só quem não percebe rigorosamente nada de futebol - ou contacta com as pessoas erradas - é que poderá imaginar que nas divisões inferiores portuguesas não existem jovens jogadores com o triplo da categoria destes que fomos buscar. E, é sempre bom referir, estes que vieram também não jogam de borla.
Como há sempre coisas boas, assisti a este jogo junto à Fúria Azul, o que significa entusiasmo, sensação de se estar de facto no futebol e boa disposição. Foi sem dúvida - e de longe - o melhor da tarde.
Fica para o fim mas, pela atitude da equipa e dos técnicos, também não parecia relevante: o Belenenses empatou 0-0 com o Sp. Covilhã, para a segunda fase da Taça da Liga onde nos foi dado como objectivo chegar à final.

sábado, 16 de agosto de 2008

Alex von Schwedler in, Carciano out


Por certo com receio decorrente do observado nas últimas prestações da equipa, o Belenenses assegurou a contratação do central Alex von Schwedler, destro chileno representado pela italiana PubliComSport e que regista passagens pelo Universidade do Chile, Bari (da série B italiana, onde em tempos esteve o nosso bem conhecido e saudoso Mauro Airez), Red Bull Salzburg, Marítimo e Alki Larnaca - do Chipre. Na sua passagem por Portugal, em 2006/07, actuou (a fazer fé no empresário) por 34 vezes, marcando 2 golos.

Em compensação - e pelo que se lê no sítio oficial de Carciano - ficamos a saber que o novo central azul, que vinha merecendo a confiança do técnico Casemiro Mior, não poderá actuar domingo frente ao Sp. Covilhã, em jogo a contar para a Taça da Liga, visto que ainda não terá chegado toda a documentação necessária à correcta inscrição do jogador. Ora, se nos lembrarmos que Carciano está contratado desde Junho, não é fácil imaginar que o processo possa estar ainda por fechar...
Compreensivelmente, Carciano desabafou: “Fiquei muito chateado quando fui informado pela diretoria do Clube".

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fim do Basket profissional

Comunicado da Direcção:
1- Após a sua tomada de posse e em devido tempo, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” em reunião com as várias Secções Desportivas Amadoras, efectuou uma primeira análise quanto à subsistência dos escalões competitivos seniores, fazendo-a depender da consecução da sua auto-sustentabilidade e tendo, para o efeito, promovido a introdução algumas medidas correctivas;

2- Nessa ocasião foi ainda admitida a possibilidade de se iniciar o estudo e preparação da nova época, desde que se garantisse a angariação de novos patrocínios de forma a reduzir, drasticamente, o diferencial entre despesas e receitas;

3- Tendo decorrido cerca de um mês após essa reunião, constatou-se que apesar dos esforços desenvolvidos pelo Clube, infelizmente, não tinha sido possível a angariação de receitas que permitissem assegurar os pressupostos financeiros mínimos justificativos da continuidade dos escalões seniores de algumas modalidades, nomeadamente de Basquetebol, motivo pelo qual, relativamente a esta, se deliberou proceder à sua imediata suspensão.

4- Ao contrário daquela modalidade (na qual só existe um compromisso laboral válido para a presente época), outras modalidades existem que, embora não tendo atingido os referidos pressupostos financeiros mínimos, apresentam vários contratos em vigor para esta e para a próxima época desportiva e cuja extinção implicaria, seguramente, a obrigação de pagamento de pesadas indemnizações.

5- No que respeita a essas outras modalidades, recorrendo a critérios de equidade e tendo em vista os interesses do Clube e o próprio interesse público, entendeu a Direcção que, por ora, seria preferível assegurar a sua continuidade. Porém, a persistir o forte desequilíbrio económico de que padecem, tal deliberação poderá ser revista no futuro.

6- A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” assegurará a subsistência dos escalões de formação de todas as modalidades inclusive de Basquetebol, assumindo, como é óbvio, todo o passivo acumulado de épocas desportivas anteriores, para além de continuar empenhada e a desenvolver todos os esforços para minimizar os deficits existentes em todas as restantes modalidades.

7- Resta uma palavra de louvor para todos os Atletas, Seccionistas, Directores e voluntários que colaboraram com o Basquetebol até à data e que permitiram durante várias épocas desportivas, níveis de competitividade que em muito engrandeceram o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

8- Importa, finalmente, referir que este Comunicado não pode, como é óbvio, esclarecer todos os pormenores que presidem a esta deliberação, os quais serão oportunamente explanados aos Sócios em próxima Assembleia-Geral.

Estádio do Restelo, 14 de Agosto de 2008
A Direcção

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Expectativas e inquietações

O encontro de futebol para a Taça da Liga, no próximo domingo, contra o Sporting da Covilhã, mais do que o primeiro jogo da época, assume uma relevância grande face à bisonha pré-época que a equipa de Casimiro Mior proporcionou.
Tal como na época passada, contrataram-se brasileiros em barda, de qualidade muito variável, sendo que alguns deles de valia inferior a alguns rapazes formados nas nossas escolas. Se já ninguém se lembra de um Weverson, por exemplo, quem recordará daqui a um ano um Negão ou um Vanderlei?
Oxalá esteja errado mas parece que há interesses em torno do clube que não se prendem de todo com a competitividade e categoria que os adeptos esperam de uma equipa.
Frente a um recém-promovido à Liga de Honra, desejoso de mostrar figura a um treinador que chegou com a pré-época já iniciada, e tendo também em conta o modelo da Taça da Liga - das coisas mais estúpidas que já me foi dado ver - e, finalmente, com a crescente inquietação dos adeptos azuis, o encontro de domingo é fundamental para começar bem uma época para a qual os objectivos são ambiciosos.
Os belenenses estão desejosos de aplaudir uma boa exibição; se isso não suceder, espera-se que ao menos os jogadores dêem tudo o que têm para dignificar o emblema da Cruz de Cristo.
Flávio Santos

Rumo à revalidação do título nacional

(foto de Alex Marques pilhada ao site do Rugby)

Chegam (boas) novidades da secção da bola oval: depois de uma época em cheio, repleta de títulos, o Belenenses também venceu no domingo passado o Torneio Nokia Beach Rugby da Foz do Arelho, com Sebastião da Cunha a conquistar o tributo ao melhor jogador do torneio. Na final, vitória sobre o Direito por quatro ensaios a dois. Não só mas também em resultado desta excelente temporada, não espanta ninguém que Tomaz Morais tenha chamado aos trabalhos da Selecção Nacional 7 atletas azuis: Sebastião da Cunha, Pedro Silva, João Mirra, João Uva, Diogo Mateus, David Mateus e Valter Jorge.
Entretanto, importa registar que a principal equipa do Belenenses agendou para dia 26 de Agosto, pelas 20h00, o início dos trabalhos rumo à revalidação do título nacional. Para minha maior satisfação e uma vez garantida a continuidade de Hafu, a secção assegurou a contratação do chutador australiano Damian Steele, jogador que actuava no Brothers Rugby Club, da primeira divisão de Brisbane. Com 23 anos, 1.87m e 83kg, o novo reforço permitirá encarar com optimismo aquela que foi a grande lacuna da equipa na passada temporada: a conversão de pontapés aos postes.
Noutro plano, é hora de tomar nota do calendário: desde logo a Supertaça, que se jogará a 27 de Setembro frente ao Direito. Já quanto ao campeonato, no início de Outubro, o primeiro embate oporá Belenenses e Benfica. Seguem-se CDUP, Cascais, Agronomia, Direito, CDUL e Técnico. Força rapazes!

domingo, 10 de agosto de 2008

Ainda sobre o jogo de sábado

A coisa tinha escapado nos alinhavos que aqui deixei ontem mas, pela sua manifesta importância, não pode passar em claro. Cá vai: a publicidade da Giovanni Galli colocada em barras pretas nos bancos de suplentes não permite - tout court - que se veja o jogo do anel inferior do Restelo em condições minimamente aceitáveis. Para mais, parece que também prejudica a visibilidade (pelo menos) em alguns pontos dos cativos. E tudo isto num estádio para o qual seria suposto querer chamar mais gente.
Claro está que, depois, a culpa será dos adeptos que preferirem o sofá...

sábado, 9 de agosto de 2008

Impressões de uma tarde no Restelo

Antecipando propositadamente o regresso de férias num dia para assistir à apresentação do Belenenses em versão 2008/09 - quem teve a ideia de marcar este jogo para um sábado de Agosto pelas 17h00 é um génio da psicologia de massas...! - , lá me apresentei no nosso Estádio do Restelo ao bater das 15h30. Em família, tinha a intenção de pagar as quotas, as minhas e as de mais três pessoas. Qual quê...! Junto às barracas, umas dezenas de sócios aguardavam pacientemente a abertura das ditas sob um sol desagradável (para o efeito, que na praia nem se estava mal), na esperança de que lhes fosse permitido auxiliar as difíceis finanças do Clube. Mas bem vistas as coisas deve ser tudo treta; afinal de contas, as massas do emblema estão bem e recomendam-se - e eu voltei para casa com as quotas em atraso. Ainda há quem as queira pagar online quando de momento nem offline...
Enfim, descontadas as primeiras mágoas, surge uma nota claramente positiva: a Loja Azul dispunha já das várias camisolas do Belenenses 2008/09, mercadoria que pelo que me foi dado ver teve boa saída. Aliás, creio que ao longo de toda a tarde a loja não terá facturado mal, o que é sempre de registar com naturalidade e agrado. E isto apesar do pouco público presente, nada que espante se atentarmos na relação entre o hábito e o calendário balnear. Se nada se fazia para chamar gente ao Restelo, é também zero aquilo que agora se faz. Tudo como dantes, portanto.
Igualmente sem novidade está a (inacreditável) situação dos bares de apoio ao recinto. Uma vez encerrada, há anos, a Sala de Convívio, decapitado também o simpático "Bar do Rugby", ficámos limitados ao espaço existente junto às casas de banho por baixo dos cativos que, apesar dos esforços dos seus colaboradores, não dá manifestamente para todas as encomendas. A opção é entre perder o final da 1ª parte, o início da 2ª... ou ficar a seco. Uma situação insustentável e incompreensível, que aliás comentavam - estupefactos - três adeptos do Espanhol presentes na bancada dos sócios do Restelo. Ora, antes de iniciar qualquer política de captação de gente para engordar as nossas bancadas talvez não fosse pior pensar nisto, visto que o desconforto é de tal ordem que quem estiver habituado ao sofá e experimentar a aventura... muito provavelmente não volta a ir.
Assim chegamos à apresentação propriamente dita: a ideia das entrevistas no relvado levadas a cabo pelo speaker não é má. E, em particular, admito que resulta - sobretudo se pensada num quadro de previsível pouco público. No geral, creio que esta parte correu bem; como também correu bem a apresentação das nossas Cheerleaders, iniciativa que merece repetições frequentes e um forte aplauso. De igual modo, pareceu-me feliz que os nossos craques, chamados um a um, entrassem em campo passando pelo meio dos pequenos jogadores da Escola Matateu - jovens que tiveram ainda a oportunidade de presentear as bancadas com umas bolas. Outra feliz ideia, simples e barata mas que entusiasmou a muita pequenada que estava presente no anel inferior do Restelo.
Isto visto, seguia-se o jogo. Seguia-se... mas não se segue porque, para ser franco, não estou para aí virado. Acabadinho de chegar de férias, o que vi foi muito mau para ser verdade e pior ainda se pensarmos que o Belenenses leva já um mês de trabalho. A primeira parte foi menos desagradável, muito por culpa do adversário que se apresentou com a segunda equipa. Após o intervalo, as entradas de Rufete, Tamudo, de la Peña ou Jonathan acabaram com a nossa estrutura, levando a uma derrota por 0-2 que, a espaços, deu a sensação de se poder agravar. Diga-se, aliás, que o que eu vi está bem sintetizado por Silas nestas declarações. A uma semana do arranque dos jogos a valer, quer parecer-me que o plantel precisa como do pão para a boca de um central e de um ponta de lança - mas desses que entram de caras, tipo Adriano. Mais vale comprar já abrindo os cordões à bolsa, do que comprar em Janeiro - atrasado e em desespero de causa.
De qualquer modo, este ano isto vai requerer alguma fé. E não, não estou a referir-me aos objectivos apontados pelo presidente: Taça UEFA, final da Taça e da Carlsberg Cup...

ps: os nossos guarda-redes têm mesmo que jogar de verde? Irra!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Programa para dia 9 de Agosto

(clicar para ampliar)

Após o exito da primeira edição do Dia do Adepto Azul, a segunda edição regressa este ano para mais um dia destinado ao adepto belenense. Esta iniciativa está agendada para o dia 9 de Agosto no Estádio do Restelo, data da apresentação da equipa de futebol profissional.

Muitos de nós, crescemos caminhando para o Restelo para ver e apoiar o nosso Belém.
Para outros aquele local foi sempre a sua casa.
As alegrias, as vitórias, as tristezas e as derrotas, os momentos de glória e a nossa história encontram-se ali. É dever de todos os sócios e adeptos conhece-la melhor.
O dia do Adepto Azul tem esse objectivo, o convivio alegre e sádio de todos os que amam este clube, de dar a conhecer as nossas raizes, do que realmente é "Ser Belenenses", de divulgar a nossa história e mostrar de modo pormenorizado o nosso património de que todos nos orgulhamos.
Vamos fazer deste dia, um dia mágico para todos os belenenses.

Assim, todos os sócios e simpatizantes do Clube de Futebol "Os Belenenses" estão convidados a participar neste dia que é especialmente dedicado á grande familia belenense.

Organizem a vossa participação, inscrevam-se e tragam os vossos amigos azuis também.

REGULAMENTO:

O Dia do Adepto Azul, iniciativa da Fúria Azul, rege-se pelo presente regulamento:

O Dia do Adepto Azul consiste na realização de um torneio de futebol durante a manhã de dia 9. Depois do torneio haverá lugar a um almoço para os inscritos seguindo-se do jogo de apresentação frente ao Espanhol de Barcelona.

Podem participar no Dia do Adepto Azul todos os Sócios, Adeptos ou simpatizantes do C.F. "os Belenenses" através de inscrição via telefone ou email.

Todas as actividades do Dia do Adepto Azul serão realizadas no Complexo desportivo do Estádio do Restelo. O pavilhão Acácio Rosa, o polidesportivo do estádio bem como os seus balneários serão disponibilizados aos participantes ao torneio.

CALENDÁRIO DA JORNADA AZUL:

10h00 – 13h00 – Jogo de futebol no campo polidesportivo/pavilhão do Restelo
13:30 – 16h00 – Almoço e visita guiada ás instalações do CFB
17h00 – Jogo de apresentação aos sócios – Belenenses vs Espanhol de Barcelona (Entrada Livre) - Entrega dos trofeus aos 3 primeiros classificados do torneio futebol 5 no decorrer da partida de apresentação. Entrega realizada por um jogador da equipa profissional de futebol.
19h00 – 0h00 – Convivio, musica e karaoke.

TORNEIO DE FUTEBOL 5:

Equipa – As equipas inscritas deverão ser constituidas por um mínimo de 5 e um máximo de 8 elementos.

O Torneio de Futsal Adepto Azul será disputado nos moldes de playoff sendo que será constituido por um máximo de 8 equipas inscritas.

VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DO RESTELO:

Após o almoço realizar-se-á uma visita guiada ás instalações do Estádio do Restelo e ao Museu do Clube que contará com a presença de figuras históricas do Clube.

JOGO DE APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES":

Após o almoço e da visita ao Museu do clube, os participantes serão conduzidos às bancadas do Estádio do Restelo onde serão convidados a assistir ao jogo de Apresentação da equipa profissional de futebol frente á equipa do Espanhol de Barcelona

INSCRIÇÃO NO DIA DO ADEPTO AZUL:

O valor das inscrições são os seguintes:

Torneio + Almoço: 4 euros
Apenas almoço: 3 euros
Apenas Futebol: 3 euros

NOTA: O almoço não inclui bebidas.

As inscrições das equipas para o torneio deverão ser realizadas até ás 15h do dia 8 de Agosto.
As inscrições para o almoço convivio deverão ser realizadas até as 11h de dia 9 de Agosto.

A inscrição terá que possuir os seguintes dados:

Exemplo:

Nome do adepto azul: João Cruz de Cristo
Idade: 30 anos
Contacto telefónico:
Nºde sócio CFB / FA (opção): 0000 / 000
Actividades a participar: Futebol e/ou Almoço ou futebol + Almoço

INSCRIÇÃO PARA O TORNEIO DE FUTEBOL 5:

Cada equipa terá que enviar o seguinte formulário independentemente da inscrição anterior:

Nome da equipa:
Jogador 1: [Capitão de equipa]:
Jogador 2:
Jogador 3:
Jogador 4:
Jogador 5:

Opcional:
Suplente 1:
Suplente 2:
Suplente 3:

Neste formulário terá que constar o NOME do jogador, o Nº DE SÓCIO (opcional) e a IDADE bem como o numero de contacto telefónico do capitão de equipa.

Este evento é organizado pela Fúria Azul e está inserido nas comemorações do seu 24º Aniversário.

Para mais informações e inscrições contactar e-mail: diadoadeptoazul@gmail.com ou telefone: 91 218 91 29