quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vá para fora cá dentro


(clicar para ampliar)

terça-feira, 29 de julho de 2008

NS Tires é o primeiro adversário

Procedeu-se esta tade ao sorteio do Nacional de Futsal 2008/09. O Belenenses fará uma viagem curta na 1ª jornada, deslocando-se ao terreno do recém promovido Núcleo Sportinguista de Tires. Espera-se, assim, uma grande afluência de adeptos azuis a Tires no próximo dia 11 de Outubro.

sábado, 26 de julho de 2008

Eleição para o Conselho Fiscal e Disciplinar

Por se tratar de um momento importante na vida associativa do Clube de Futebol "Os Belenenses", não será excessivo recordar que este sábado, entre as 14 e as 19h00, decorre no Pavilhão Acácio Rosa em Assembleia Geral Extraordinária a eleição do Conselho Fiscal e Disciplinar para um mandato de pouco menos que um ano.
A sufrágio apresentam-se duas listas, com o consócio Domingos Gonçalves a liderar a Lista A e o consócio Ricardo Ferreira à frente da Lista B.
É nosso dever mostrar nas urnas a vitalidade d' "Os Belenenses".

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Primeiro jogo interessante

Perante apreciável assistência (na qual se incluía... Garcès!) no campo nº2 do Restelo, o Belenenses fez esta tarde o seu primeiro jogo da pré-época futebolística. O adversário, o Atlético, primou o seu jogo pela forte (e dura) marcação, raramente penetrando nos últimos vinte metros.
Os azuis já mostraram alguma ligação entre os sectores mas ainda assim há muito trabalho até se ter um esquema de jogo bem definido e oleado, o que é normal com a revolução operada no plantel.
Viria a ser um jogador que vem da época transacta, Evandro Paulista, a fazer o primeiro golo, com uma bela bola picada sobre o guardião alcantarense, após excelente passe de Vinicius. Este é já o jogador mais acarinhado pelos adeptos, mostrando bons pormenores.
O segundo golo só apareceria na recta final do encontro, num golo de cabeça da autoria do jogador mais baixo em campo: Fredy. Já perto do final, Luís, com uma "bomba", bate Costinha de livre directo.
O mais interessante nestes jogos é conhecer-se os novos jogadores. Destes, destacaram-se claramente a dupla de centrais (embora a debilidade atacante do adversário não permita para já grandes euforias), Carciano e Rodrigo Arroz, com boa colocação em campo e sentido de antecipação; o referido Vinicius, que promete ser uma das revelações da época; o brioso China, muito lutador, embora me pareça que é melhor a subir no terreno que a defender - mas é dos que deixa tudo em campo; e, entrado já na segunda parte, Maicon, um jogador com excelente técnica e visão de jogo.
Silas e Zé Pedro, embora esforçados, estiveram inconsequentes, enquanto Evandro aproveitou a oportunidade que teve e Júlio César apenas fez uma defesa.
Na segunda parte a qualidade de jogo baixou, sendo que os jogadores que entraram, à excepção de Maicon e de Mano (muito activo) não impressionaram. Não vai ser fácil perceber o porquê de tantas contratações oriundas das terras de Vera Cruz.
Pelo que vimos hoje, o Belém tem equipa para andar acima do sétimo lugar. Se Casimiro Mior lograr um bom entrosamento entre os jogadores podemos daqui por um ano estar na expectativa de saber quem é que nos toca em sorte na Taça UEFA.
Flávio Santos

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Desporto para todos

Contra o mau serviço público da RTP, que dá destaque inusitado a três clubes com muitos adeptos e ignora todos os outros, surge uma petição, iniciativa de dois blogues minhotos - Avenida Central e Vimaranês - e que constitui um protesto veemente com este triste estado de coisas.
O Torres de Belém apoia esta inicitaiva e encoraja os seus leitores a assinarem e divulgarem a petição.
Flávio Santos

terça-feira, 15 de julho de 2008

Sorteio da Liga de Andebol

Já é conhecido o sorteio da Liga de Andebol 2008/2009. A nossa equipa estreia-se fora de casa, no reduto do Águas Santas, sendo o primeiro confronto caseiro com a revelação da época passada (e que perdeu connosco a disputa do terceiro lugar), o São Bernardo. De destacar a deslocação, na primeira volta, ao terreno de Sporting, Benfica e FC Porto, e a Braga na última jornada da fase regular.
Com a ausência do Sp. Espinho e a possível exclusão do ISAVE, a Liga de andebol parece-se cada vez mais com a extinta Liga de basquetebol, com apenas uma equipa a ficar fora dos playoff. Está na altura de fundir a Liga com o primeiro escalão federativo, onde evoluem equipas de tradição como o Francisco de Holanda, o Ginásio do Sul ou o Boavista.
Sendo sem dúvida a competição desportiva a nível nacional mais espectacular e de maior incerteza quanto ao vencedor, sendo também o andebol a segunda modalidade com mais praticantes federados, há que acabar de vez com guerras estúpidas que só favorecem o ego de certas personalidades.
Flávio Santos

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Camisolas para 2008/09

Já é conhecida a numeração que os profissionais do Belenenses vão ostentar na época que agora se inicia. De 1 a 99 (notando-se que está livre a camisola nº 12), a lista reza como segue:

1. Assis
2. Diego
3. Carciano
4. Matheus
5. China
6. Gómez
7. Edmilson
8. Maykon
9. João Paulo
10. Silas
11. Zé Pedro
13. Rodrigo Arroz
14. Mendonça
15. Baiano
16. Tiago Almeida
17. Marcelo
18. Mano
19. Wallace
20. Sérgio Organista
21. Roncatto
22. Fredy
23. Alício Julião
24. Thiago Schmidt
25. Evandro
26. Vinícius Pacheco
27. Cândido Costa
28. Tiago Figueiredo
29. André Almeida
30. Romário
33. Vanderley
37. Júnior Negão
73. Costinha
88. Carlos Alves
99. Júlio César

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Início de Estágio - Reportagem no Vale do Garrão

O Belenenses iniciou esta tarde o estágio para a época 2008/09 e nós estivémos lá, para ver e para dar o primeiro apoio em terras algarvias.

Ao Sul de Almancil, entre Vale do Lobo e a Quinta do Lago, fica o Vale do Garrão, com a praia por perto (Praia do Ancão). Com algum atraso, a nossa equipa de futebol chegou ao Ria Park Resort Hotel, a unidade onde permanecerá instalada. Entretanto, no campo de futebol, já aguardavam as equipas de reportagem dos jornais desportivos. O referido campo, para quem queira comparecer, fica junto à entrada de uma outra unidade do complexo, o Ria Park Garden Hotel (deverão seguir as placas deste).

Pouco tempo após a chegada, e enquanto o plantel gozava uma pausa para lanche, o Presidente Fernando Sequeira conduziu a equipa técnica para uma primeira visita ao campo, que pareceu, como parece, bastante adequado. Aproveitámos para trocar dois dedos de conversa, perante a simpatia do Presidente e equipa técnica. Desejámos felicidades a Casemiro Mior, visivelmente bem disposto e extremamente afável. Já António Dominguez, de regresso à nossa casa, quando relembrei a conquista de 1989 imediatamente manifestou a esperança de alcançar semelhante feito.

Mais tarde, cerca das 19:20, regressámos ao campo e chegou finalmente a equipa. Antes, já Márcio Corrêa havia preparado meticulosamente o campo para os trabalhos, com marcadores.
Tendo sido o primeiro apronto a que assisti esta época, foi naturalmente difícil reconhecer muitas das caras novas, incluindo Vinicius e Júnior Negão, os mais recentes passageiros da viagem.
Segundo foi informado, Matheus ficou a fazer trabalho no ginásio.

O Capitão Silas foi o primeiro a experimentar os primeiros toques no relvado, seguindo-se uma curta palestra de conjunto, a anteceder o treino propriamente dito.
Após algumas voltas ao campo, em corrida, sucederam-se vários exercícios, incidindo não só sobre a parte física mas também sobre a agilidade e destreza. E aqui há que realçar - como já tínhamos ouvido falar - a exigência e método do preparador físico, Márcio Correa. Na verdade, aquele que era anunciado como um "mero" treino de descompressão, pareceu-nos relativamente exigente em várias vertentes. É justo dizer que já se trabalha a sério, também no Algarve.
Casemiro Mior e Dominguez, no centro dos trabalhos, permaneceram atentos à evolução dos jogadores.
Ao fundo do campo estiveram os guarda-redes, a realizarem trabalho específico.
O Presidente Fernando Sequeira foi espectador atento, enquanto Tuck aproveitou para manter a (boa) forma, em corrida à volta do campo.

Como é natural, dada a renovação do plantel, há jogadores com diferentes compleições e com diferentes estados de preparação. Para além disso, faltará ainda o entrosamento de conjunto. Este é um grupo que levará o seu tempo a mostrar o seu real valor, a encontrar o seu estilo. Será uma questão de tempo, pois, e convém não esquecer que até bem perto do final da época a distância entre a "linha de água" e a linha da Europa será curta. Tendo a esperança que acabaremos em beleza, haverá que ter paciência e saber esperar, mesmo que numa fase inicial os resultados fiquem aquém do teoricamente esperado. Vamos, por isso, apoiar e dar o nosso contributo para que estes jogadores nos tragam alegrias e possam eles também sentir-se realizados no nosso Grande Clube!

Seguem-se algumas das fotografias que tirámos, que ilustram o que acima referimos:














quinta-feira, 10 de julho de 2008

Arroz, Organista e...

Confirmou-se a entrada de Rodrigo Arroz para a carenciada "zaga". Uma boa notícia, na medida em que a escola do Mengão tem créditos firmados pelo planeta. Acresce aquilo que teoricamente constitui um bom negócio, na medida em que, pelo que julgo saber, Arroz chega a custo zero estando apenas prevista a entrega ao popular emblema do Rio de Janeiro de 20% da verba envolvida numa futura venda.
Ao seu lado foi apresentado Sérgio Organista, internacional português por todos os escalões de formação - incluindo os sub-21 -, uma das esperanças do futebol português que assim terá oportunidade de actuar pela primeira vez na Liga do seu país, relançando a carreira depois de uma época menos conseguida no Santa Clara e de uma passagem pelo Pontevedra - II Divisão B espanhola - onde se viu a braços com sucessivas lesões. Organista, formado no FC Porto, chega por empréstimo do emblema galego com opção de compra por parte do Belenenses que, segundo a imprensa, deverá ser exercida até ao final do ano.
Já hoje, informações que foram correndo ao longo do dia dão conta de negociações com mais dois jogadores brasileiros: Vanderlei, defesa-central proveniente do Bragantino e Júnior Negão, avançado ligado ao Ceará.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Marcelo Faria em acção







E eis o craque, 1,83m e 80 kg, na primeira pessoa:
"Eu costumo jogar como um camisa nove, mas também posso atuar com um segundo atacante e, até mesmo, como meia. Estou aqui para ajudar de todas as formas. No México, cheguei até a ser escalado como lateral direito em um jogo - declara."

Conselho Fiscal: candidatura de Ricardo Ferreira

Da candidatura do consócio Ricardo Ferreira recebemos o convite que se publica de seguida:
Caro Consócio e Amigo,
Tenho a honra de o convidar e respectiva Família, para a Conferência de Imprensa/Apresentação da minha candidatura ao Conselho Fiscal e Disciplinar do nosso Belenenses, que terá lugar na próxima 5ªF, dia 10, pelas 19h no Restaurante Cinderela (Av. das Forças Armadas, 22 - Entre a Rotunda de Entrecampos e a Av. 5 de Outubro, em frente à antiga Feira Popular). Depois da Conferência teremos um pequeno Cocktail de confraternização.

Mapa de localização em:
http://www.cinderelapastelarias.com/

Grato pela atenção prestada.

Um abraço,
Ricardo Ferreira
LISTA "B"

terça-feira, 8 de julho de 2008

Agenda para 2007/08

1ª jornada [24 Ago] FC Porto - Belenenses
2ª jornada [31 Ago] Belenenses - Paços de Ferreira
3ª jornada [21 Set] Sporting - Belenenses
4ª jornada [28 Set] Belenenses - Leixões
5ª jornada [05 Out] Naval - Belenenses
6ª jornada [26 Out] Belenenses - Vit. Guimarães
7ª jornada [02 Nov] E. Amadora - Belenenses
8ª jornada [16 Nov] Belenenses - Académica
9ª jornada [23 Nov] Vit. Setúbal - Belenenses
10ª jornada [30 Nov] Belenenses - Marítimo
11ª jornada [07 Dez] Nacional - Belenenses
12ª jornada [21 Dez] Belenenses - Trofense
13ª jornada [04 Jan] Braga - Belenenses
14ª jornada [11 Jan] Rio Ave - Belenenses
15ª jornada [25 Jan] Belenenses - Benfica
16ª jornada [01 Fev] Belenenses - FC Porto
17ª jornada [08 Fev] Paços de Ferreira - Belenenses
18ª jornada [15 Fev] Belenenses - Sporting
19ª jornada [22 Fev] Leixões - Belenenses
20ª jornada [01 Mar] Belenenses - Naval
21ª jornada [08 Mar] Vit. Guimarães - Belenenses
22ª jornada [15 Mar] Belenenses - E. Amadora
23ª jornada [05 Abr] Académica - Belenenses
24ª jornada [11 Abr] Belenenses - Vit. Setúbal
25ª jornada [19 Abr] Marítimo - Belenenses
26ª jornada [26 Abr] Belenenses - Nacional
27ª jornada [03 Mai] Trofense - Belenenses
28ª jornada [10 Mai] Belenenses - Braga
29ª jornada [17 Mai] Belenenses - Rio Ave
30ª jornada [24 Mai] Benfica - Belenenses

Calendário afixado, a análise fica para entrada posterior. Pequeno destaque apenas para a visita à Choupana, terreno do Nacional, no fim de semana de 7 de Dezembro, o que constitui óptima oportunidade para pintar de azul um estádio Atlântico: o fim de semana é prolongado (dia 8 é feriado), por lá o tempo é sempre convidativo e, para mais, boa parte dos azulões já terá encaixado o subsídio de Natal. Vamos a isso!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

De parabéns?

Este blogue cumpriu, no passado dia 18 de Junho, um ano de vida. Mais do que qualquer exercício de auto-congratulação, desejaríamos saber a opinião dos leitores, aquilo que lhes agrada no blogue e aquilo que desejariam ver tratado e não encontram por aqui.
Mais do que os eventuais parabéns que hajam por bem endereçar-nos, agradar-nos-ia obter algum feedback sobre este ano de "Torres de Belém".
Cabe-nos, a nós, agradecer o apoio que recebemos de alguns blogues amigos e leitores mais fiéis. Para o nosso querido Belém e para eles trabalhamos. Mal ou bem, vocês poderão dizer.

Andará longe disto?

A poucas horas do arranque oficial da temporada 2008/09, eis um primeiro esboço do Belenenses 2008/09.



Equipa técnica: Casemiro Mior, António Dominguez (adjunto), Nelson Santos (adjunto), Prof. Márcio Corrêa (preparador físico) e Figueiredo (treinador de guarda-redes);

Estágio: Almancil, Algarve, de 10 a 18 de Julho;

Jogos de preparação:
26/JUL: Mafra - Belenenses
30/JUL: V. Setúbal - Belenenses
9/AGO: Belenenses - Espanyol (apresentação aos sócios)

domingo, 6 de julho de 2008

Edmilson por duas épocas

Já há confirmação oficial da contratação de Edmilson, médio ofensivo brasileiro de 21 anos, formado no Santos numa época em que chegou a representar o "Escrete Canarinho" nos escalões jovens. Foi justamente no emblema paulista que iniciou a sua carreira profissional, seguindo-se passagens pelo Guarani, Sport Recife e também pelos romenos do Pandurii onde actuou na época passada. Uma amostra das suas capacidades é o que deixamos de seguida:



sábado, 5 de julho de 2008

Rodrigo Arroz para Central

Toda a imprensa desportiva portuguesa anuncia a contratação pelo Belenenses de Rodrigo Arroz, zagueiro de 24 anos, 1,83m e 76 kg, atribuindo a certeza do negócio a declarações do presidente Fernando Sequeira - isto apesar do alegado desconhecimento dos responsáveis do Flamengo, o que também não deixa de ser estranho. Independentemente destes habituais diz-que-disse tão próprios da época, parece-me que Rodrigo Arroz seria uma contratação interessante, muitos furos acima (no plano teórico) dos anteriores reforços já assegurados pelo Belém, conclusão que decorre não apenas das evidências do CV mas também de 2 ou 3 contactos transatlânticos entretanto estabelecidos.
Desde logo, trata-se de um profissional com escola que dispensa apresentações, feito no Flamengo e que depois de ser campeão júnior ficou na primeira equipa desde 2005. Ao longo destas três temporadas, embora actuando cada vez menos, foi garantindo presença no plantel principal do Fla, tendo alinhado em 77 jogos, 47 dos quais como titular: 31 desafios (11 dos quais incompletos) em 2005; 35 (15) em 2006; 8 (3) em 2007 e apenas 3 (1) em 2008. Importa referir que na época de 2006, fez valer a sua polivalência para garantir presença regular na equipa que nesse ano ganhou a Copa do Brasil, alinhando por diversas vezes como lateral-direito (e mesmo como trinco). No fundo, um perfil muito interessante sendo conhecidas as deficiências que de momento apresenta o nosso sector defensivo.
Eu, que respeito em demasia a escola italiana ao ponto de considerar que qualquer equipa como deve ser se começa a construir pela retranca, espero poder aplaudir a confirmação desta aquisição, registando ainda que necessitamos de pelo menos mais um central de categoria indiscutível.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

CJ da FPF: foi dada razão a Pedro Cary

A fazer fé no jornal O Jogo - bem sei que fazer fé nos pasquins não é tarefa fácil, mas enfim... - o Conselho de Justiça da miserável Federação Portuguesa de Futebol terá dado provimento ao recurso de Pedro Cary. A ser exactamente assim, e dando de barato que a notícia não é muito clara na medida em que está escrita num português - também ele - miserável, já não sei o que diga sobre a justiça e sobre o campeonato de futsal: entrega-se um título nacional a outrém à conta de um castigo e, depois... "ah e tal, desculpa lá e tal"...
Bem sei que em Portugal tudo é possível mas... isto acaba assim?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Recuperação de sócios

No passado domingo, dia 29 de Junho, a página 8 d' A Bola titulava "Amnistia para sócios devedores". E em notícia de página inteira, seguiam-se os factos que aliás se resumem em três ou quatro linhas: o Sporting garante ter 90 mil sócios sendo que, desses, apenas 50 mil pagam quotas; quase metade, portanto. Ora, constatando o (sério) problema, a "task-force" lagarta avançou com a medida óbvia - a amnistia. Neste quadro, os 40 mil devedores podem agora apresentar-se na secretaria do mais feio estádio alfacinha e, retomando o pagamento de quotas a partir de Janeiro de 2008, voltam a adquirir todas as vantagens que a agremiação disponibiliza aos seus associados e, de caminho, ainda garantem a manutenção do respectivo número de sócio.
Falamos, é claro, de um clube que não é credor da minha simpatia - antes pelo contrário - mas que parece perceber a importância de não deixar escapar, pelo menos, os que já estão (ou estiveram) convencidos. E apesar da machadada de fiéis que pelos vistos se vai sentindo por aquelas bandas, olhem que eles continuam a ser mais do que as mães. Para meu pesar, verifico-o diariamente na turma onde a minha filha resiste heroicamente de Cruz de Cristo ao peito - e onde a praga se faz sentir para aí numa proporção de 7 ou 8 em cada 10...
E tudo isto para chegar ao essencial: quantos belenenses deixaram de pagar quotas desde a última renumeração? Quantos deles estariam disponíveis para retomar a sua condição de associados perante uma iniciativa que os chamasse de novo à família belenense? Quantos desses, em face de iniciativas complementares, estariam na disposição de inscrever os seus filhos ou sobrinhos? Poucos? Sempre seria melhor do que nenhuns, tanto mais que é visível que precisamos hoje de gente como de pão para a boca!
Sonhando um pouco mais longe: qual a extraordinária razão capaz de explicar que ser sócio do Belenenses não traga qualquer vantagem a quem ostenta tal condição? Nada de nada, zero vezes zero...! Lembro agora um texto que deixei no Canto Azul em Outubro de 2006, consequência de uma viagem ao Funchal em que trouxe comigo um livrinho elencando todas as vantagens de ser sócio do Marítimo. Acreditem ou não, até no talho quela rapaziada tinha desconto! E nós a vê-los passar...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Isto não pode ser verdade...

Que a uma semana do início dos trabalhos o Belenenses ainda não tenha defesa, ainda vá que não vá. Que não haja também reforços capazes de entusiasmar minimamente as hostes, também se tolera. Afinal de contas, em cinco dias podem contratar-se outros tantos "craques". Mas já as notícias de que hoje dá conta a imprensa brasileira, a serem verdadeiras, entram no domínio da já nossa mui conhecida "fase da asneira". Na verdade, recém-contratado pelo Cricíuma, da Série B brasileira, o bem conhecido Mário Jardel foi apresentado aos adeptos e à imprensa catarinense, momento que aproveitou para confessar que não queria regressar à Europa, de onde o Belenenses - leram bem, o nosso Clube! - lhe acenava com uma proposta de cinquenta mil euros mensais - também leram bem, 50 mil euros / mês.
Já nem sei que diga mas espero o inevitável desmentido. Assim não sendo, não sei quem desespera mais: se eu, se quem está a construir o plantel...