sexta-feira, 31 de agosto de 2007

É o Bayern de Munique!


Não podia o sorteio ter sido mais complicado. Com efeito, teremos que medir forças com o Bayern em vista da fase de grupos que ambicionamos. Julgo que o orçamento do Belenenses para a presente época não paga um ano de salários de Luca Toni mas, ainda assim, é imperioso que os nossos craques tenham bem presente que os jogos terminam apenas no final dos 90 minutos e que de cada lado estão igual número de atletas. Para mais, terão por hora e meia a tão ambicionada montra que os poderá levar ao cume da visibilidade, num Allianz Arena que é um dos mais bonitos estádios de futebol erguidos até hoje.

E para uma primeira avaliação, eis as feras que - sob a orientação do técnico Ottmar Hitzfeld - teremos oportunidade de ver no Restelo, abandonando, cabisbaixas, o mais bonito Estádio de Portugal:

Guarda-redes: Oliver Kahn, Michael Rensing e Dreher;
Defesa: Sagnol, Lúcio, Van Buyten, Demichelis, Philipp Lahm, Jansen, Valérien Ismael, Christian Lell e Hummels;
Meio-campo: Ribéry, Altintop, Zé Roberto, Andreas Ottl, Mark van Bommel, José Ernesto Sosa, Schweinsteiger, Fürstner e Kroos;
Ataque: Luca Toni, Podolski, Miroslav Klose e Schlaudraff

Hoje como antigamente, nada temos que temer, Belenenses para a frente, com a certeza de vencer!

Anda hoje à roda (II)

No sorteio desta sexta-feira o Belenenses entra no pote nº 6, o que equivale a dizer que o nosso adversário sairá deste grupo:

-> Bayern Munique (Alemanha)
-> Club Brugge (Bélgica)
-> Herenveen (Holanda)
-> Dniepr Dnipropetrovsk (Ucrânia)
-> CSKA Sofia (Bulgária)

Parece que já escapámos a espanhóis, italianos e ingleses que eram os piores da lista. Por mim, continuo a preferir os belgas e a recusar o Dniepr, que nos poderia causar o desagradável embaraço de se ver a jogar duas vezes "em casa"... mas daqui a pouco já saberemos.

Anda hoje à roda

Sendo já conhecidas as oitenta equipas presentes no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA que hoje se realiza no Principado do Monaco, com a excepção da dupla Sevilha / AEK Atenas que ainda disputam presença na Liga dos Campeões em consequência da trágica morte de Puerta, é possível saber desde já que o Belenenses se encontra na posição 51 do ranking. Registando um coeficiente de 14.107, é certo que no nosso caminho se atravessará um dos 40 cabeças de série, cuja lista se elenca já de seguida, organizada por países e não - opção do escriba - pelos critérios da UEFA:

Espanha: Sevilha (?), Villareal, Zaragoza, Getafe e Atlético de Madrid;
Itália: Palermo, Sampdoria, Fiorentina e Empoli;
Alemanha: Bayern Munique, Bayern Leverkusen e Hamburgo;
Holanda: Ajax, AZ Alkmaar e Herenveen;
Inglaterra: Tottenham, Blackburn, Bolton e Everton;
Grécia: AEK Atenas (?) e Panathinaikos;
França: Lens, Bordéus, Sochaux e Stade Rennais;
Bélgica: Club Brugge e Anderlecht;
Rússia: Lokomotiv de Moscovo, Zenit S. Petersburgo e Spartak de Moscovo;
Roménia: Rapid Bucareste e Dinamo Bucareste;
Suiça: Basileia;
República Checa: Sparta de Praga;
Áustria: Áustria Viena;
Ucrânia: Dniepr Dnipropetrovsk;
Turquia: Galatasaray;
Bulgária CSKA Sofia;
Israel: Hapoel Telavive;
Sérvia: Crvena Svezda.

A lista dos cabeças de série fecha com os nossos patrícios de Braga. Não é preciso grande meditação para constatar que daqui por umas horas nos sairá em rifa um osso muito duro de roer, mas pela minha parte sempre avanço que franceses, belgas e suiços seriam, em podendo escolher, uma boa opção. Até porque no primeiro jogo fora do Restelo a presença de muitos emigrantes lusos por certo reforçaria a garra dos nossos craques. Mas enfim... sendo conhecida a nossa sina de disputar eliminatórias com os maiores do continente, que venha o diabo e escolha sendo certo que - como dizia o outro - quem vier morre...!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UEFA em casa!

Está confirmado. Não vamos jogar em Alvalade coisa nenhuma, salvo neste próximo fim de semana, como visitantes (e já estou a achar que é gente a mais que pensa que vamos perder).

A UEFA autorizou e assim teremos de novo noites europeias na nossa querida casa!
Venha o Sorteio...

Já são conhecidas 15 das 16 equipas que, tendo sido eliminadas da Champions, transitam agora para a Taça UEFA (falta apenas a decisão entre Sevilha e AEK de Atenas, adiada devido à trágica morte do jogador Antonio Puerta):

Dínamo de Bucareste - Roménia
Estrela Vermelha de Belgrado - Sérvia
Elfsborg - Suécia
Copenhaga - Dinamarca
Toulouse - França
Sarajevo - Bósnia e Herzegovina
Anderlecht - Bélgica
Sparta de Praga - Rep. Checa
Zurique - Suíça
BATE Borisov - Bielorússia
Tampere - Finlândia
Spartak de Moscovo - Rússia
Dínamo de Zagreb - Croácia
Salzburgo - Áustria
Ajax - Holanda
(Sevilha de Espanha, ou AEK, da Grécia)

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Perspectivas

Sobre o jogo de Braga devo começar por referir que concordo com boa parte do que já aqui escreveu o meu caro companheiro de blogue. Nalguns aspectos, então, seria impossível o contrário.
Unanimemente, foi uma fraca exibição e o paupérrimo resultado não deixa dúvidas. Não que o Braga tivesse feito por o merecer, mas a verdade é que nem precisou. Fizémos mais nós por merecer a derrota.

No entanto, e mesmo tendo em conta as carências e a renovação do plantel em lugares-chave, a forma da equipa surpreendeu todos pela negativa. A pré-época prometeu, mas quem tenha visto o jogo do passado Sábado poderia achar que acabava de começar. Muitas hesitações, tremenda dificuldade no passe, posicionamentos muitas vezes erráticos e até desentendimentos mais acalorados, deu para ver coisas que à partida nos deveriam fazer temer pelo pior, mais concretamente - e como ouvi in loco - a repetição de épocas não muito distantes e muito desastrosas.

Agora chegou uma "fornada" de reforços, com o campeonato em andamento, e só resta esperar que as coisas melhorem (que remédio). Mas em boa verdade, pessoalmente, mantenho o memso optimismo. Mais ainda, já previa que pudéssemos ter uma espécie de "crise" que de certa forma abalasse a confiança amealhada (e merecida) na época anterior, e que, ainda assim, o melhor seria - e será - renovar essa mesma confiança e contribuir para reforçar animicamente a nossa equipa.

Para renovar com Jesus é uma excelente altura e espero que o acordo se concretize em breve. Pôr em causa esse cenário, quanto a mim, seria criar um desiquilíbrio insanável (pelo menos no curto prazo).
Quanto aos que estão melhor e os que estão pior, será nas mãos do nosso "mister" que tudo se resolverá, com o saber e o rigor que já demonstrou ter. Estou certo que as jornadas que faltam até ao fim da época irão revelar de novo um Belenenses forte e a disputar uma boa classificação.
Também há a Taça, sempre a Taça, mas desde já também aviso: a Taça tem muito de sorte... e de azar. Não deve também ser um foco de crises fatais.

Mais importante, a meu ver, e mais urgente, é a questão da Taça UEFA. Aí sim, aproxima-se o primeiro jogo, importantíssimo. Se em matéria de objectivos o discurso é oscilante (ora optimista ora refreador de expectativas) da minha parte não tenho dúvidas que uma eventual passagem à fase de grupos deveria ser objectivo prioritário, porque está aí à porta e não basta chegar lá. Tantas vezes escrevi que não basta chegar à UEFA, que é preciso ficar por lá...

Aproveito para desejar a melhor sorte aos reforços e que, como os outros que já cá estavam, se possam sentir todos muito felizes e realizados no final da época... como nós esperamos!

Aproveito ainda e também para louvar o magnífico feito do atleta Nélson Évora. Embora não diga directamente respeito ao Belenenses, "mexe" com a idéia de Clube que gostaríamos (ou gostaria eu, pelo menos) de ser. Num país onde o atletismo é desporto de "segunda" (dois diários desportivos preferiram dar destaque à chegada de um qualquer reforço do Benfica) maior é o mérito dos campeões. Pena é que ao longo destes anos o Belenenses não tenha conseguido segurar grandes valores, mas os outros é que têm dinheiro (o nosso!). É caso para dizer que não fazem nada... compram tudo feito. Sendo assim, quem os faz? E o que será desses? Para quando alguma moralidade no desporto português? Ou só interessa mesmo saber de que côr são os apitos?

domingo, 26 de agosto de 2007

Uma noite para esquecer

Não há muito a dizer do jogo de ontem no Restelo. O Sporting de Braga mostrou uma equipa com bons jogadores, tecnicistas e com capacidade de ir à luta, de antecipação, com leitura de jogo e sentido de oportunidade.
O Belenenses mostrou:
- um guarda-redes inseguro, sem se entender com os centrais; ainda assim fez boas defesas e só não evitou o segundo golo porque não teve o devido apoio dos defesas;
- dois laterais em má forma, em especial Alvim;
- dois centrais que não deram segurança: Rolando, a anos-luz da estupenda segunda volta da época passada, ofereceu o segundo golo, e Devic com os defeitos já aqui apontados em outras ocasiões: mau posicionamento, lentidão e, ontem, muita falta de inteligência no lance do penalti;
- três médios mais que macios, Silas, J. Pedro e Hugo Leal; a sua falta de agressividade - e de empenho no caso dos dois primeiros - facilitou a vida aos bracarenses;
- Ruben menos inspirado que o normal mas sempre com grande entrega;
- um Fernando perfeitamente anódino;
- João Paulo, como sempre, mais lutador que bom jogador.
- Mendonça e Roncatto fizeram renascer a esperança, pelo empenho, velocidade e qualidade (em especial do brasileiro) que denotaram;
- Jorge Jesus armou mal a equipa, não leu bem o jogo e, incompreensivelmente, continua a obrigar os adeptos a ver 90 minutos de Silas e José Pedro, actualmente duas completas nulidades. A assobiadela que ouviu quando mandou sair Ruben diz bem do estado de espírito dos adeptos e do fim do estado de graça do treinador amadorense.
Com o mau planamento que evocámos no texto anterior preparamo-nos para incorporar quatro brasileiros na equipa com a terceira jornada à porta e a UEFA não muito longe.
Ou me engano muito ou um campeonato tranquilo é o máximo que poderemos esperar este ano.
Referência ainda para a deplorável arbitragem de Bruno Paixão e auxiliares, com n maus julgamentos de lances, a maior parte em nosso desfavor. Bastante mal esteve, também, a Fúria Azul, insultando o clube Sporting de Braga e os seus adeptos, além de ter um menino mal educado ao megafone; ir a todos os jogos e incentivar a equipa não basta, há que perceber que o clube que apoiam é diferente e tem uma tradição de fair-play e uma maneira de estar no desporto que se não coadunam com o que ontem mostraram.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Planeamento, onde estás?

Nada tenho contra jogadores brasileiros. Mas parece-me que estamos a exagerar no número de jogadores contratados para a nossa equipa de futebol em terras de Vera Cruz . Agora chegam mais três, com um quarto na calha. E os valores envolvidos nem são nada meigos. Como nos tempos "heróicos" de Alvalade, em que fazia chegar ao clube leonino, quase semana sim, semana não, catrefas de jogadores brasileiros e argentinos, Carlos Janela negoceia, «por indicação expressa de Jorge Jesus», lotes de jogadores com a época em curso.
Onde está o planeamento da época? Tendo saído, por força do dinheiro que nos propuseram e não pelo valor dos jogadores, Nivaldo e Dady, como é que se justifica a entrada tardia de tanto sul-americano? Roncatto lesionou-se mas a sua recuperação está para breve, caramba!
E os guarda-redes? Sendo a contratação, mais que equívoca, de Costinha e Marco, da responsabilidade de Jorge Jesus, tendo Marco Aurélio ficado lesionado em Maio de 2006, porque é que só agora é que se percebeu que nos falta um guardião de verdadeira qualidade? Foi preciso Marco dar dois furos seguidos, contra Real Madrid e Al-Ahraby?
Oxalá os reforços comprovem o valor que desejamos tenham. Mas estando o clube mais estável, estando os sócios relativamente tranquilos como há décadas se não via, tendo a equipa uma espinha dorsal que vem da época anterior, ninguém me convence que este ano, embora com as melhores intenções e ambições, não foi deficientemente pensado em termos de planeamento. Esperemos não pagar as favas com um início de campeonato hesitante como no ano passado.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Diário Desportivo e "boa imprensa"

Há dias fechou portas o Diário Desportivo, jornal distribuído gratuitamente que numa fase inicial era dirigido por Fernando Correia, figura que dispensa apresentações no meio (curiosamente abandonou o projecto que o tinha levado a abandonar a rádio TSF - agora dedica-se exclusivamente à RCP).

Por um lado é pena porque o Diário Desportivo dedicou bastantes páginas ao Belenenses, atenção a que não terá sido alheia a simpatia de Fernando Correia para connosco (mesmo sendo ele "lagarto" integral assumido). Ficam no arquivo interessantes entrevistas, muito provavelmente recolhidas ou inspiradas durante o trabalho de investigação para o livro sobre o Matateu.

Por outro lado também é pena porque o Diário Desportivo teria à partida condições para fazer alguma diferença relativamente aos três diários desportivos pagos, que cedem obscenamente páginas e páginas dedicadas às mais ínfimas trivialidades dos "três". Estes chegam ao ponto de se assumirem sem qualquer pudor como orgãos semi-oficiais dos clubes-padrinhos (ou que apadrinham), como as questões do "Apito" e afins comprovam.
O "pecado", no entanto, terá acabado por ser o mesmo. Faltou vontade das partes, algumas por certo impacientes por não conseguirem a sua fatia do bolo "trezeiro", difícil de arrancar aos jornais estabelecidos.

Assim continuamos a viver de alguma caridade ou de oportunidades que de vez em quando certos consócios no "métier" aproveitam para compensar o esquecimento.
Que não damos notícias, que ninguém ou muito poucos querem saber de nós e muito menos comprar jornais para tal...
O facto é que também aqui o Belenenses é prejudicado por ser vizinho dos da 2ª circular, pois até a imprensa local ou regional nos esquece (ao contrário de outros clubes).

A propósito, recordo as notícias que a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém colocou há tempos no seu boletim, que li afixado em "placard" na Rua de Belém. A pretexto da Final da Taça que iríamos disputar, referia-se ao Belenenses como sendo "o maior clube da Freguesia". Por outro lado, no seu editorial, o Exmo. Presidente da Junta referia que aquele nosso feito deveria ser "orgulho para todos nós que habitamos ou trabalhamos em Belém, independentemente das cores clubísticas de cada um".
Devo referir que o destaque que nos foi dado merecia o nosso aplauso e agradecimento, como merece agradecimento a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém pelos apoios que nos concede e o destaque que nos dá noutras iniciativas.
Mas aquele exemplo serve para nos convencermos de uma vez por todas que há muito trabalho por fazer, e se muito já se perdeu (até a hegemonia em Belém), não nos podemos permitir perder mais.
Sabemos muito bem porque somos e continuaremos a ser Belenenses, temos é de entender melhor o que é que falta para que outros se juntem a nós. Vitórias, sim, mas o Belenenses tem mais para dar... ainda! Ser diferentes... mas para melhor, não apenas diferentes!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Árbitro para a 2ª jornada

No próximo Sábado, para a recepção ao Sporting de Braga, o árbitro será Bruno Paixão, da Associação de Futebol de Setúbal.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Empatas

Jogo decepcionante da nossa equipa esta noite na Figueira da Foz.
Alinharam pelos azuis: Costinha; Cândido Costa, Devic, Rolando e Rodrigo Alvim; Ruben Amorim e Gabriel Goméz (Hugo Leal, aos 63 m); Mendonça (Fernando, aos 55 m), Silas (Rafael Bastos, aos 73 m) e José Pedro; João Paulo Oliveira.
Desde cedo se percebeu que o forte vento que soprava no estádio dificultaria a tarefa da equipa supostamente mais tecnicista. Mas na verdade o que mais prejudicou o Belenenses foi a postura apática, de deixar andar, que deu mostras. Em contrapartida, a Naval jogou com muita atitude e garra, características que nos dois anos que já cumpriu na I Liga têm servido para compensar uma certa mediania técnica de boa parte dos seus jogadores. Sem Fajardo, agora em Guimarães, os navalistas contam com o ex-bracarense Davide, que foi um dos melhores em campo.
Do nosso lado, a combatividade de Mendonça contrastava com o alheamento quase chocante de José Pedro e Silas. Se são estes senhores que Jesus escolhe para sub-capitão e capitão, respectivamente, é um mau sinal que se transmite à restante equipa. De positivo, além de Mendonça, Ruben Amorim, como é hábito. O resto, um deserto. João Paulo luta muito mas joga pouco e não devemos ter sido poucos, durante a partida, a pensar em Dady e Roncatto. Devic é um central muito fraco: sem sentido posicional, péssimo no jogo aéreo, é um petisco para os avançados contrários.
Costinha defendeu três remates de meia distância, um deles imperfeitamente, e saíu muito bem a um remate que levava o selo de golo.
A entrada de Fernando (mas não para o lugar de José Pedro, que inexplicavelmente parece ter lugar cativo na equipa mesmo que nada faça para o merecer) não mexeu no jogo como o fez a de Hugo Leal que, nem sempre com acerto, conseguiu empurrar a equipa para a frente. Foi no entanto aquele que, com um forte pontapé na marcação de um livre, e beneficiando da deficiente colocação da barreira, viria a dar a vantagem no marcador à nossa equipa, aos 80 minutos; de forma bastante injusta, saliente-se. O esforçado Paulão, num lance em que aparece à vontade a cabecear para as redes, retirou-nos no já fatídico minuto 89 (Sporting, Real Madrid...) dois pontos que de todo não merecíamos.
Dois golos em dois lances de bola parada, num jogo de fraco nível, perante escassa assistência: uma imagem que reproduz aquilo que se passa em mais de metade dos encontros que se disputam no nosso campeonato.

Começar bem

A goleada de 14-0 frente ao Cascais marcou o regresso aos jogos do nosso futsal. A fragilidade do adversário não permite qualquer espécie de euforia mas é sempre bom começar em grande. Pela nossa renovada equipa (*), marcaram o nosso capitão Drula (3), Pedro Cary, Diego (2), Vinicius (2), Jardel, Marcelinho (2), Ricardinho e Sheit, tendo também havido um autogolo.
O cinco inicial foi o seguinte: Marcão, Pedro Cary, Jardel, Drula e Diego, tendo igualmente jogado Vinicius, Marcelinho, Magina, Sheit, Ricardinho, Paulinho, Cautela, Nuno Almeida e Marco.
Um Belém de garra e ganhador é o que todos aspiramos para esta época.
***
(*) Em sondagem do site Futsal.com, a que já responderam 6.612 internautas, 24% dos inquiridos acham que foi a nossa equipa a que melhor se renovou para a época 2007-2008. Com mais votos apenas o Sporting, com 27%.

Escola de Futebol Jovem Matateu


Em boa hora entendeu o Belenenses lançar a Escola de Futebol Jovem Matateu, projecto duplamente interessante visto que não apenas visa fomentar a prática da modalidade junto dos petizes conforme é obrigação de qualquer Instituição de Utilidade Pública que se preze, como também ajuda a criar laços entre os mais novos e o Emblema que todos abraçamos. Para mais, é prova provada de que não é necessário demandar Alcochete ou o Seixal para que os jovens de Lisboa aprendam a jogar futebol. Estamos então na presença de um projecto que lança âncora no futuro a vários níveis e que bem merece o apoio de todos. Arrancam hoje as inscrições para umas centenas de vagas que importa preencher. Ajudemos sem temores a que se cumpram os objectivos!

Grandes notícias a poucas horas do arranque

Jorge Jesus vai renovar:

Jorge Jesus confirmou, hoje, que vai renovar o contrato com os azuis do Restelo, mas escusou-se a adiantar mais pormenores adiantando que tudo irá ficar definido após o encontro com o Sp. Braga, referente à segunda jornada da Liga.
"Eu não estou no Belenenses por dinheiro. Recentemente, recebi uma proposta para ganhar quatro vezes mais. Este é um clube no qual sou bem tratado e que reconhece o meu trabalho. Tenho um compromisso com o presidente e ele sabe-o. Depois do jogo com o Braga, tudo deve ficar definido e devo renovar", afirmou Jorge Jesus.

sábado, 18 de agosto de 2007

Arranca a época de Futsal


É já hoje, mais logo pelas 17h00 no Pavilhão do Restelo, que tem lugar o primeiro jogo de preparação da equipa de Futsal do Belenenses. Do outro lado estará o Cascais, onde alinha esta temporada o nosso ex-atleta Hugo Simões. A entrada é livre e este será um bom momento (e um bom motivo) para ver em acção os reforços dos Conquistadores.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Alterações à 2ª Jornada

A Liga divulgou esta sexta-feira as alterações ao calendário da 2ª jornada do campeonato. Numa ronda que - caso raro! - se reparte por apenas três dias, o Belenenses recebe no Estádio do Restelo o Sp. Braga no sábado, dia 25 de Agosto, pelas 21h15, num desafio a merecer transmissão televisiva na SportTV. Nem por isso estão os azulões dispensados de comparecer em massa.

Rugby azul aposta na comunicação


Por entre múltiplas novidades que a política de comunicação do rugby azul vai trabalhando - e entre as quais se destaca um excelente sítio na net - contam-se desde já a elaboração de trípticos que, não apenas mas também, visam aproximar associados e adeptos de uma modalidade que leva seis campeonatos nacionais seniores conquistados.
Ora, é nesse quadro de aposta na comunicação que foi lançado um folheto (frente e verso, documento word), a ser descarregado, impresso e dobrado, que se constitui como um mini-guia do adepto azul para a Divisão de Honra. Objectivo: facilitar a compreensão do jogo, fazer-lhe chegar datas e informação sobre o modelo competitivo. Outros se seguirão, em iniciativa que naturalmente se aplaude.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Atalanta quer Rolando, Gomez e Ruben Amorim

Um título destes parece mais digno de outros clubes, mas é a Rádio Renascença que dá a notícia, para além de indicar que a contratação do guarda-redes Thiago Schmidt, anunciada em primeiro lugar por orgãos de informação brasileiros, poderá ainda não estar consumada.
É mais um reflexo da excelente impressão que deixámos no Teresa Herrera, imagino o que será quando começarmos a brilhar na Taça UEFA:

A equipa de Bérgamo, da Série A italiana, está interessadas em três jogadores treinados por Jorge Jesus.

A Atalanta de Bérgamo sondou o Belenenses sobre as condições para adquirir três dos seus jogadores. O defesa central Rolando, o médio defensivo panamiano Gomez e o médio Ruben Amorim.

O treinador da Atalanta, Luigi Del Neri ficou impressionado com o que viu no troféu Teresa Herrera.
Sabe BB que o Belenenses depois de ter transferido Dady e Nivaldo, não aceita negociar mais nenhum jogador do actual plantel, embora corra um enorme risco no caso de Ruben Amorim, que está a entrar no seu ultimo ano de contrato, tendo até recusado renovar.

Ao contrário de Ruben Amorim, o central Rolando aceitou prolongar o seu vínculo por mais 3 temporadas, até Junho de 2011. Até ao momento o encaixe financeiro da SAD azul está nos 7 milhões de euros.

Entretanto, Thiago Schmidt é o eleito para reforçar a baliza do Belenenses esta época, mas a contratação ainda não está consumada. O guarda-redes brasileiro, de 23 anos, que solicitou a rescisão com o Avaí (Brasil), não tem a saída consumada, embora exista a expectativa que pode viajar nas próximas horas para Portugal para acertar contrato com os azuis.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Mais uma vez, na história do desporto português

Como muitos de vós saberão, pela primeira vez na história do desporto e do rugby nacionais a nossa Selecção estará presente no Mundial da modalidade. Fazendo jus às nossas tradições e engrandecendo ainda mais o nosso nome, estarão presentes cinco atletas azuis!
Mais pormenores no excelente Belenenses Rugby.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

A verdade do falso "caso"

Resolvida que parece estar a questão, o Clube reagiu em comunicado. A ler, no nosso Site Oficial.
Sobre o Dady não há muito mais a dizer, para mais agora que "emigrou". Ficam no entanto o Evangelista e o Castro, a manter afastados do Restelo e dos nossos assuntos.

Acordo à vista entre Belenenses e Osasuna

Agora sim, parece confirmar-se que o Osasuna será o destino de Dady, após este clube ter insistido (e bem) em tratar do assunto com o Belenenses. Resta saber qual a verba que iremos conseguir, que em princípio não será menos que 3.5 Milhões de Euros. Mas poderia e deveria ser mais, a ver vamos.
Do Site do Osasuna:

Jugador portugués
Principio de acuerdo entre Osasuna, Os Belenenses y el delantero Dady
El futbolista está en Pamplona
El jugador Eduardo Fernandes Pereira “Dady” ha llegado esta mañana a Pamplona para ultimar los detalles de su futura situación contractual con el equipo rojillo

Dady, esta tarde en Pamplona
En el día de hoy, el CA Osasuna y el conjunto portugués del CF Os Belenenses han llegado a un principio de acuerdo para el traspaso del jugador portugués Eduardo Fernandes Pereira Gomes, conocido como “Dady”, al conjunto osasunista.

Dady se ha trasladado en la mañana de hoy a Pamplona a los efectos de ultimar, junto a sus asesores, todos los detalles de su situación contractual con el CA Osasuna.

En sus primeras palabras en la capital navarra, emitidas esta misma tarde a www.osasuna.es, Dady ha comentado que “significa una gran orgullo fichar por Osasuna y tenia muchas ganas de venir aquí. Las cosas con mi antiguo club no fueron fáciles pero gracias a Dios todo ha salido bien. Ahora quiero ayudar a Osasuna a conseguir los objetivos del club para este año”.

Eduardo Fernandes Pereira Gomes, Dady, nació el 13 de agosto de 1981 en Cabo Verde. Dady, que también tiene la nacionalidad portuguesa, mide 1,90 metros, pesa 84 kilos y su puesto natural es de delantero.

La pasada temporada fue el máximo goleador de su equipo donde anotó 15 goles entre las competiciones de Liga y Copa.

Árbitro para a 1ª jornada

Na próxima segunda-feira, no jogo contra a Naval 1ª de Maio, o árbitro será João Vilas Boas, da Associação de Futebol de Braga.

Dady go(ne)

Parece que o Sr. Evangelista encontrou uma oportunidade dourada para fazer propaganda de si próprio. Se formos ao site do seu "sindicato" já lá está em destaque o alegado "caso Dady", com uma transcrição dos pontos referidos na conferência de imprensa de ontem. E nesse mesmo comunicado pode ler-se, no final:

Contrariamente ao afirmado, quem assumiu uma postura esclavagista foi o próprio "Os Belenenses" bem patente aliás na redacção do contrato quer no desrespeito do mesmo.

Totalmente inadmissíveis e inaceitáveis estas afirmações, uma vez que nem na redacção do contrato nem no cumprimento do mesmo terá o Belenenses falhado, à luz de toda a legislação e regulamentos em vigor.
O único "caso", de momento, consiste no facto de o jogador ter um contrato em vigor e não estar a cumpri-lo, já desde há pelo menos 3 (ou 4?) dias. E isto com o patrocínio do "sindicato", sem justeza ou legitimidade alguma, volto a frisar.

É assim totalmente despropositada a intervenção do Sr. Evangelista (e companhia), que certamente não agiria (e não age) da mesma forma se o clube fosse outro.
Agora opina sobre quanto devemos encaixar por uma transferência!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Venham os 3,5 milhões

Está a decorrer a tal conferência de imprensa do empresário Evangelista na sede do SJPF, sendo já conhecida a "verdade" de Dady, aparentemente muito simples: diz ele que no seu contrato existe uma cláusula (proposta pelo Belenenses) que, a troco do pagamento imediato de 3,5 milhões de euros, lhe permite sair do Belém - acrescentando que procederá a esse mesmo depósito muito brevemente. Ao que parece, a fazer fé (o que não é fácil) no empresário Evangelista, o Belenenses não aceita este valor exigindo agora uma verba próxima dos 5 milhões de euros - mas das razões do Belenenses falará em breve Cabral Ferreira. Aliás, seria bom que quem desaconselha o jogador lhe explicasse pelo menos que quem sabe se os milhões que entram são bons negócios ou não, são justamente os responsáveis do Clube e não os seus assalariados...
Isto dito, acrescente-se que Dady tentou salvar a face junto dos adeptos do Belenenses, mas sem sucesso, acrescento eu. E digo sem sucesso porque há muitas maneiras de sair e o novíssimo Maradona escolheu a pior de todas. De indispensáveis, ainda para mais bestialmente ingratos, está o futebol cheio.

Belenenses, 7 - Al-Arabi, 1


Estas linhas não podem começar com outra nota: as prestações internacionais do Belenenses, a entrada de proximidade dos craques e a justíssima homenagem a Marco Aurélio mereciam outra moldura humana neste fim de tarde convidativo a marcar presença no Restelo. Já muitos o disseram, inclusivamente Jorge Jesus, mas nunca será excessivo recordar que um emblema que se quer ganhador necessita de apoio a nível equivalente. E nesse aspecto, temos falhado mais vezes do que as que seriam desejáveis enquanto "12º jogador". Adiante. Vi hoje no Restelo um Marco Aurélio verdadeiro, sentido, orgulhoso, agradecido, emocionado. Enfim, vi nesta despedida a mesma grandeza que sempre lhe fui observando, anos a fio, enquanto guardião indiscutível das nossas redes. Muito obrigado Imperador, até sempre - que és sem sombra de dúvida um dos nossos!


Tratando do jogo em si, 7-1 é resultado que deixa pouco por dizer mesmo que o adversário seja a modesta rapaziada do Al-Arabi, que dificilmente teria lugar na nossa 2ª Divisão. Ainda assim, o Belenenses jogou a espaços muitíssimo bem e deixou claro que há já muito trabalho feito quanto à mecanização dos craques recém-chegados. Destaquem-se neste particular João Paulo (com pormenores fantásticos!), Mendonça (que é muito do meu agrado) e Gavilán, mas também Hugo Leal que na segunda metade mostrou, se mais não houvesse para apresentar, a diferença existente entre os jogadores com escola e aqueles que lhe passaram ao lado. Ora, contando (para não ir mais longe...) Gavilán, Hugo Leal, Mendonça, Ruben Amorim, Silas e Zé Pedro já vamos em seis num losango de apenas quatro pontas. E ainda ficam de fora Rafael Bastos e Fernando, este último a apontar dois golos, um dos quais de belíssimo efeito. No meio-campo estamos conversados.


Atrás, pouco a acrescentar ao que se disse em textos anteriores em face do pouco poderio do adversário. Quarteto inicial a bom nível, com Devic a querer claramente mostrar atributos que lhe permitam segurar o lugar. Os suplentes naturais parecem não comprometer, mesmo considerando alguma culpa de Amaral no lance que conduz ao golo árabe. No conjunto, falta por aqui um central, parecer que parece pacífico na maior parte das análises. Já na baliza o caso é aparentemente mais polémico: como ponto de partida, certo é que fizemos uma época com Marco Gonçalves e Costinha e isso não nos impediu de fazer uma grande temporada. Igualmente certo é que se a infelicidade da Corunha se entende perfeitamente - como aqui escrevi só não acontece a quem não está lá -, é muito estranho que o mesmíssimo erro ocorra duas vezes seguidas em menos de uma semana. Falamos, em todo o caso, do suplente de Costinha - que me parece ter o lugar mais do que garantido. A necessidade de, no quadro actual (que hoje parece ter-se alterado), um quarto guarda-redes ser uma prioridade... é decisão que confio sem arrependimentos futuros ao saber de Jorge Jesus.


E deixo para o final a nossa linha ofensiva, até por ser aquela que nos reservou as novidades da apresentação: ao que parece e de uma só assentada estamos reduzidos a Roncatto - lesionado de momento mas com qualidades já demonstradas -, e João Paulo que, confesso, me tinha surpreendido pela positiva na Corunha e que hoje encheu o campo e assinou três golos. A questão é que - se Muñoz não parecia ser solução de qualidade bastante - a estes dois se juntava Dady. Juntava mas parece que já não junta, agora que é protagonista de uma dessas novelas que caracterizam rapazes de cabeça fraquinha e "empresários" de nível difícil de caracterizar em português de gente. Ou seja: dispomos de momento de dois avançados para uma época que se anuncia em quatro frentes. Aqui sim, digo sem reservas que precisamos de outros tantos reforços - e isto dos reforços é que é realmente relevante. Já no que respeita ao Dady propriamente dito - e antes de concluir que se trata de um tipo bestialmente mal formado -, logo comento depois de ouvir o que dizem os Castros e os Evangelistas deste mundo. Gente séria, pois então. E agora, nesta semana que precede o arranque oficial da nossa época, que se retenha o que conjugavam os dizeres estampados nas camisolas dos nossos atletas: Todos Juntos para Ganhar!

sábado, 11 de agosto de 2007

Estádio do Restelo, 18h30

É já neste domingo que o Belenenses se apresenta aos sócios em jogo a disputar frente ao Al Arabi, equipa treinada por José Romão, num cartaz que anuncia surpresas e originalidade. Para mais, é uma excelente ocasião para que todos possamos presentear os nossos atletas com um forte aplauso em consequência das excelentes prestações realizadas em Marrocos e na Corunha.
Os bilhetes, a preços acessíveis, estarão à venda a partir das 16h30 nas bilheteiras habituais:

Sócios estudantes e reformados: 2,50 euros
Sócios contribuintes: 5,00 euros
Acompanhantes de sócios: 7,50 euros
Não sócios: 10,0 euros

Todos ao Restelo!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

UEFA no Restelo: há luz ao fundo do túnel

Câmara Municipal de Lisboa emitiu licença:

A Câmara Municipal de Lisboa notificou hoje o Clube de Futebol «Os Belenenses» que, por despacho de 9 de Agosto de 2007 do Vereador do Pelouro do Urbanismo, foi deferido (aceite) o pedido de licença de utilização do Estádio do Restelo.
Refira-se que, com esta decisão, o Estádio do Restelo passou a ter o Alvará de Autorização de Utilização Precária e provisória por seis meses sob o n.º 373, para “fins desportivos e prática de futebol”, um dos requisitos necessários para a realização dos jogos internacionais da Taça UEFA. (...)
O alvará agora emitido, a título precário por seis meses, permitirá que neste espaço de tempo o Clube de Futebol «Os Belenenses» melhore alguns aspectos funcionais e de segurança identificados que, não colocando sob qualquer risco o funcionamento, serão uma mais-valia nas próprias instalações. Neste período será ainda possível elaborar alguma documentação que dada a data de construção do Estádio não se tem afigurado nada fácil de obter.
(...) O Belenenses dá passos largos rumo a uma participação na Taça UEFA na sua própria casa!

Temos equipa!

Grande conclusão a tirar do Teresa Herrera: Jorge Jesus vai ter dores de cabeça na hora de escalar o onze a cada semana da época. E isto percebe-se mesmo sem ter em conta que, garante o mister, ainda faltam dois ou três reforços para que possamos dar o plantel por encerrado. Ora, a ser assim... temos claramente equipa.


Em forma de ponto prévio, note-se que o Belenenses chegou à Corunha sem três dos seus nomes mais sonantes: Costinha, Hugo Leal e Dady; e, não menos relevante, que os nossos craques não chagaram a descansar 24 horas entre os dois desafios, ao invés da Atalanta cujo calendário lhe permitiu trabalho de recuperação física mais tranquilo. Apesar disso, o Belém faz dois jogos muito interessantes e ontem, no período que antecede o golo de Roncatto, tem uns quantos minutos de pura magia e grande atitude, que deita por terra a tentativa de catenaccio que os italianos tão bem praticam e que ameçavam erguer desde o momento em que se viram reduzidos a 10 unidades.

Isto dito, olhemos cada sector nas suas particularidades: se as grandes equipas começam a construir-se de trás para a frente, a baliza foi o ponto crítico desta participação no Teresa Herrera. Marco Gonçalves falhou frente ao Real - erros que só acontecem a quem joga! -, deixando compreender as razões que levaram o técnico, na final da Taça de Portugal, a optar por Costinha quando a maioria reclamava Marco Gonçalves. Na verdade, guarda-redes de engate por guarda-redes de engate, a experiência dá muita vantagem. Ora, com Costinha a perfilar-se como natural escolha número um assim que estiver recuperado e com Marco Pinto a não parecer ainda entrar nestas contas, será com toda a certeza para a baliza que chegará um dos tais três reforços anunciados por Jesus. Será Dragovic "o tal"? Em breve saberemos, mas deixo aos meus caros consócios e amigos a análise visto que só ontem o vi jogar. E uma só vez, ainda para mais num jogo atípico para um guardião azul, não é suficiente para uma avaliação que se pretenda séria. Não me furtando ainda assim a brevíssima opinião, não me convenceu.

Se na baliza não estivemos bem, já a defesa deu cartas em ambos os jogos - e em especial naquele que perdeu. Estou em crer que muitos treinadores de "La Liga" devem estar a esta hora a ver o DVD do Belém, a ver se percebem como se coloca o ataque do Real em fora de jogo sem falhas nem temores. Uma limpeza superiormente comandada por Rolando - é ele o substituto de Nivaldo! -, por sua vez muito bem acompanhado por Devic, que parece estar a crescer em integração. Nas laterais, Cândido Costa (ganhou o lugar e nós ganhámos um grande lateral) e Rodrigo Alvim são intocáveis, com boas alternativas para ambos em termos de banco. Precisamos, isso sim, de um outro central capaz de ser alternativa "de caras" aos titulares do momento, sem esquecer Gonçalo Brandão que estará atento às eventuais oportunidades que a época, longa e em 4 frentes, venha a proporcionar. E por aqui me ficava eu quanto a reforços necessários - um guarda-redes e um grande central, resumindo - visto que do meio campo para a frente temos muitos ovos para fazer tão desejada omeleta.

Na posição número 6, Gavilan é uma muito agradável surpresa num lugar em que Ruben Amorim dá cartas. Duas excelentes hipóteses para o tão falado vértice defensivo do losango, que, pelo menos de quando em vez, poderão muito bem jogar lado a lado quando o adversário a isso obrigue. À sua frente não faltam soluções: dando por adquirido que Silas e Zé Pedro não dão grandes chances à concorrência, há uma vaga apenas, a ser muito provavelmente ocupada por Hugo Leal. Mas considerando a necessidade de fazer alterações em função do cansaço, lesões e cartões, sobram Fernando (que teima em merecer a confiança do treinador), Mendonça (que aprecio especialmente e me parece estar a preparar-se para uma grande época), Mano e Rafael Bastos (a rever), todos eles capazes de fazer um dos lugares em que haja vaga. Muita criatividade mas também significativa capacidade de luta, em função dos jogos e dos objectivos de cada momento. Muitas dores de cabeça bem positivas para Jorge Jesus.

Já na frente, Dady e Roncatto parecem partir com considerável vantagem, com o brasileiro a ameaçar ser um caso sério na Liga portuguesa. Se calha entender-se bem com o artilheiro da época passada... farão miséria em dias de maior inspiração. E o que nem sempre é fácil nesta posição, João Paulo mostrou frente à Atalanta qualidades muito interessantes, deixando crer que estará à altura em sendo chamado. E até poderá sê-lo mais cedo do que tarde, muito em razão das anunciadas lesões dos seus companheiros. Muñoz terá que pedalar muito para ser alternativa.

Temos equipa - e temos até equipa para algumas ambições menos habituais! Ou, dito de outra forma, temos... assim a equipa tenha a capacidade de encarar os jogos da liga caseira (a começar já pelo da Figueira da Foz) e restantes competições de consumo interno com a mesma vontade e determinação com que encarou estes dois jogos e que vai aliás mostrar na primeira eliminatória da Taça UEFA. Se assim suceder, este nosso Belenenses pode bem ser um caso sério.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Belenenses, 2 - Atalanta, 1 (Final)

E eis que o Belenenses conquista o terceiro lugar no prestigiado troféu Teresa Herrera, chegando à vantagem através de um golo de Roncatto a culminar fantástica jogada do Belém. Na segunda parte foram entrando Ruben Amorim, Roncatto (que além de marcar o golo saiu lesionado e a deixar preocupações...), Amaral, Mendonça, Mano e Muñoz. Avaliações mais alongadas a esta versão 2007/08 do Belenenses ficam para mais logo, avançando de momento uma breve nota: nas últimas três participações de clubes portugueses (os três suspeitos do costume) no Teresa Herrera, as equipas lusas coleccionaram outros tantos últimos lugares. Ainda assim, a nossa parola imprensa desportiva consagrava as capas do "day after" a tão brilhantes participações. Veremos como é amanhã...

Belenenses, 1 - Atalanta, 1 (ao intervalo)

Belenenses a entrar com Dragovic; Cândido Costa, Devic, Rolando e Rodrigo Alvim; Gavilán; Rafael Bastos, Silas, Zé Pedro e Fernando; João Paulo.

Golo madrugador do Belém, apontado por Rafael Bastos ao minuto 3. Excelentes apontamentos de João Paulo (a prometer dores de cabeça a Jorge Jesus) e algum cansaço - visível sobretudo nos jogadores que há menos de 24 horas alinharam frente ao Real Madrid. Faltam 45 minutos, 'bora Belém!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Real Madrid 1 - Belenenses 0

A pouco mais de meio minuto do fim contava já com a ida aos penaltis, onde a vitória poderia estar ao nosso alcance (pelo menos com 50% de hipótese).
Não deu, mas o que ficou - para mim - é que esta nossa equipa é aguerrida, serena (tanto dava ser o Real de Madrid ou o de Massamá, sem ofensa para estes) e supreendeu. Uma vitória teria sido fenomenal, mas ainda assim basta ler as reacções que abundam por aí fora. Prestigiámos o nosso futebol, de modo que adeptos de outros clubes (até dos mais "improváveis") nos dão os parabéns e a nossa imprensa lamenta sinceramente o desfecho, chegando ao ponto de classificar a derrota como injusta (o empate seria mais justo, penso eu, mas como havia penaltis...).

Do país vizinho, veja-se só esta passagem da "Marca", que resume bem a surpresa e é secundada:

De primeras, el conjunto blanco se encontró con un rival más complicado de lo esperado. Los lusos plantaron cara a un Real Madrid que le costó cogerle el ritmo al partido y que tuvo más de un susto en los que Iker tuvo que resolver para mantener el empate.(...)
Robinho: "Hay que mejorar pero el equipo ha jugado muy bien. Ha sido un partido difícil pero hemos jugado bien. Tocando el balón como el entrenador quiere. La propuesta de juego es buena"

O jogo foi transmitido para Espanha e mais países. As nossas cores, os nossos símbolos e até o nosso patrocinador (algo importante, para mais tratando-se de uma empresa internacional) estiveram sob as luzes da ribalta. Os nossos adeptos, em grande, fazendo ecoar os nossos cânticos pelo Riazor.
Os nossos jogadores estiveram bem (embora alguns ainda não a 100% - senão...) e não duvido que mais de um emblema do país vizinho não esteja já a fazer contas, cobiçando-os.
Jesus deu um banho ao Schuster, essa é outra ilação.

Certo que este Madrid foi fraquinho. Dá para perguntar como foram campeões de Espanha.
Mas foram, e nós também ainda estamos no início de época, é bom não esquecer.

Para já, acredito que temos todas as possibilidades de conquistar o 3º lugar. Em seguida, acredito que o plantel vai evoluir, naturalmente, como aconteceu o ano passado (e sempre que temos treinadores que não o são só de nome).

Bravo rapazes, agora vamos aos italianos!

PS: Grande desgosto e ataque de fúria me deu o Marco, que até teve uma excelente exibição. Erro inacreditável e inadmissível, mas só resta levantar a cabeça.

PS: Lembrem-se que não acabámos de jogar com uma equipa qualquer!

A antevisão do Real Madrid - Belenenses na imprensa espanhola (2)

Por Belén Rodrigo, a correspondente em Lisboa do Diario As:

Os Belenenses tuvo el honor de inaugurar Chamartín allá por 1947. Ahora es un equipo en pleno crecimiento.

A REBOSAR. Serio, guardameta de Os Belenenses, se luce en esta acción ante la mirada de Barinaga. (DANIEL MADRIGAL)

BELÉN RODRIGO

Cualquier lisboeta que se precie es aficionado de Os Belenenses. Se trata de uno de los equipos más queridos y admirados por los portugueses, ya que fue el primero en la historia en ganar el campeonato nacional fuera del grupo de los tres grandes: Benfica, Oporto y Sporting. En la temporada 45-46 hizo historia y se ganó el respeto y cariño de todos, especialmente de la ciudad de Lisboa.

Todo lo que rodea al equipo atrae a los lisboetas. Para empezar, es de un barrio, Belém, de los más emblemáticos de la ciudad. Desde las gradas de Restelo se contempla el Monasterio de los Jerónimos, la Torre de Belém y una inigualable vista sobre el Tajo. Por eso, como suelen decir sus seguidores, cualquier partido del Belenenses, con ese fondo, parece mucho mejor de lo que realmente es. Su color, el azul, combina a la perfección con las aguas del Tajo y el cielo lisboeta, cuya luz es tan admirada.

Os Belenenses se siente fuertemente ligado al Madrid. Tuvo el honor de ser el equipo invitado para la inauguración de Chamartín (el actual Bernabéu) en diciembre de 1947 y recientemente firmó un convenio de colaboración con el club blanco. Sus aficionados recuerdan esto cuando toca sacar pecho.

Mucho trabajo.
Os Belenenses trabaja día a día para que su pasado vuelva a repetirse. Los últimos años, con excepción de la temporada anterior, en la que acabó quinto, no han sido fáciles para los lisboetas. En la 05-06 no logró mantenerse en Primera en el último partido. Inmediatamente después presentó un recurso porque su adversario, el Gil Vicente, había utilizado a Mateus, que no tenía contrato profesional. Después de mucho pelear en los despachos, la Liga les dio la razón y volvieron a I Liga. Todo Portugal se alegró por ellos, que respondieron ganándose una plaza en competiciones europeas. Ahora deben demostrar si han recuperado esa gloriosa historia.

El detalle: Allí jugó el padre de Mourinho
José Mourinho, cuando su padre Félix jugaba en Os Belenenses como portero, acostumbraba a acudir al estadio para ver los entrenamientos y hasta se divertía como recogepelotas. Con sólo seis años, era uno más del equipo.

A antevisão do Real Madrid - Belenenses na imprensa espanhola (1)

Na Voz de Galicia:

Real Madrid y Os Belenenses buscan una plaza en la final
La Supercopa del sábado condicionará las alineaciones de Bernd Schuster

El segundo finalista de la edición 62 del trofeo Teresa Herrera saldrá del partido que disputen hoy el Real Madrid y el equipo portugués del Os Belenenses, inédito en A Coruña. Los blancos han participado ocho veces, pero no se llevan la torre de plata a sus vitrinas desde hace trece años.
El encuentro comenzará a las nueve y será retransmitido en diferido, a partir de las diez, por TVE-1. Arbitra Teixeira Vitienes, del Colegio cántabro.

El Madrid llegará hoy a las 11 a Alvedro con todas sus figuras, que se alojarán en el hotel Barceló. Sin embargo, Bernd Schuster no tendrá más remedio que administrarlas tanto en el partido de esta tarde como en el de mañana, ya que el Real jugará el sábado la ida de la Supercopa de España, un duelo que lo enfrentará al Sevilla de Juande Ramos en el estadio Sánchez Pizjuán.
El alemán intentará dar los últimos retoques a un engranaje que no acaba de funcionar como él quiere, especialmente por los problemas observados en defensa, donde no termina de alcanzar un equilibrio adecuado con sus nuevas y flamantes incorporaciones, Metzelder y el portugués Pepe.

El Madrid viene de disputar en Moscú un trofeo que ha sembrado bastantes dudas entre sus aficionados. En el primer partido dio la vuelta a un 2-0 adverso del Lokomotiv, para imponerse finalmente 5-2, pero las sensaciones no fueron buenas. En el segundo cayó frente al PSV Eindhoven (2-1), dando de nuevo una imagen de fragilidad poco acorde al nivel del equipo.

Por su parte, el Os Belenenses está desde ayer en la ciudad y prepara el duelo con mayor tranquilidad. Se hospeda en el hotel Hesperia de Juan Flórez.
El equipo es originario de un barrio de Lisboa y se trata de un histórico de Portugal que intenta reverdecer laureles. Es uno de los cinco privilegiados que han ganado el Campeonato Portugués.

No Ideal Gallego:
El Real Madrid y el Os Belenenses portugués se enfrentan esta noche en la segunda semifinal del Teresa Herrera, en un encuentro en el que el conjunto blanco es, sin ninguna duda, favorito.

JORDáN SALGADO > A CORUñA

Los de Lisboa, aterrizaron ayer a las 15 horas en Alvedro y se entrenarán hoy por la mañana en Abegondo, mientras que el Real Madrid llegará a A Coruña hoy a las 11.30 de la mañana y descansará hasta la hora del partido, que comenzará a las nueve.

El equipo merengue, que está realizando una pretemporada irregular, afronta el compromiso con la vitola de claro favorito. El conjunto madrileño, que viene de caer en la final del Torneo de los Ferrocarriles en Rusia ante el PSV, no puede permitirse un tropiezo que le impida estar en la final.

Por otra parte el Os Belenenses, equipo que precisamente inauguró el estadio de Chamartín en el año 1946 contra el Madrid, llega a este torneo para preparar el inicio de Liga que tendrá lugar en unas semanas. La expedición, que llegó con retraso, y que se hospeda en el Hesperia, arribó con ganas de dar la sorpresa pero consciente de la superioridad de su rival.

Nombres Propios > En los nombres del equipo portugués destacan el central Rolando, y el interior Ruben Amorim, internacionales sub-21 de la selección portuguesa y el delantero brasileño Evandro Roncatto, que fue elegido segundo mejor jugador del Mundial sub-17 de 2003, detrás de Cesc Fábregas, en el que Brasil ganó a España en la final.

El partido se disputará a las nueve de la noche en Riazor y se retransmitirá por la Primera de Televisión Española en diferido a partir de las diez. Teixeira Vitienes será el colegiado del encuentro.

E por fim, um artigo no La Opinión de Coruña que demonstra o mesmo género de discriminação que temos por cá:

XOSÉ MANUEL MALLO Xosé Manuel Mallo.
Hoxe Riazor amosará un mellor aspecto que onte. Xoga o Real Madrid. É o equipo anfitrión. É quen organizou o torneo Teresa Herrera. É o club que convidou a Os Belenenses e, polo que parece, tamén ao Atalanta. O partido de hoxe pode ser o que dea outra imaxe dun torneo que mingua en espectacularidade e en interés segundo van pasando os anos. Non é unha opinión particular. É o que cren os encargados de decidir se paga a pena transmitir ou non un partido por televisión. O Teresa Herrera so merece a atención para as canles televisivas se xoga o Madrid. O resto dos encontros non contan.

O problema non é que as televisións non amosen interés o ofrecer os outros partidos. O problema está en que non se soubo, ás probas así o refrexan, facer a pertinente xestión para que os encontros deste torneo se puidesen ver cando menos en Galiza. Había moito tempo que a presentación de Deportivo en Riazor, en A Coruña, en Galiza, estaba restrinxida só a aqueles que acudiron a Riazor. Moito tempo. Poucos por certo. A tradición destes anos mantense. É o prezo de buscar e desexar organizar cousas que levaban funcionando, máis ou menos, desde o principio dos tempos do torneo coa promesa de que o futuro ía ser moito mellor. Eran so palabras. Os feitos non as reforzan.

Os siareiros do Deportivo de fóra de A Coruña, ou que non se sintan dabondo atraídos por acudir a Riazor, só poderán ver ao seu equipo se hoxe o Real Madrid é quen de gañarlle a Os Belenenses. Se os lusos dan a sorpresa e se meten na final parece que haberá dificultades para ver en acción o novo equipo que adestra Miguel Ángel Lotina. Haberá de novo dereito de admisión.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Um bocadinho de humildade ficava-lhes bem

Do Site do Real Madrid:

"(...) el primer partido del Torneo Teresa Herrera ante el equipo portugués del Os Belenenses. El Real Madrid disputará el segundo encuentro del trofeo gallego ante el equipo vencedor del partido Deportivo de la Coruña – Atalanta."

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Verão Azul

Se bem me lembro, já há uns 4 ou 5 anos que na velhinha Mailing List se juntavam vozes (entre as quais a minha) reclamando pela abertura das nossas piscinas durante o mês de Agosto, sem prejuízo dos necessários - muito necessários, infelizmente - trabalhos de manutenção. Na altura houve quem visse nisto uma crítica destrutiva (?), esgrimindo todas as impossibilidades para desvalorizar a idéia (que em Agosto não havia ninguém em Lisboa, por exemplo - pelo contrário, há cada vez mais).
Finalmente, o Clube, através do Departamento de Marketing, resolveu aproveitar o potencial e ei-las, as nossas piscinas, abertas para podermos gozar um Verão Azul.

Posso-vos dizer, com propriedade, que vale a pena. Este Domingo lá estive, sem trânsito, sem problemas de estacionamento, sem areias, com aquela vista fantástica e água em óptimas condições. O tempo estava instável, o que provavelmente afastou mais gente, mas ainda assim estavam umas duas dezenas de pessoas a desfrutar, nas duas piscinas ou nas espreguiçadeiras.
Só o bar (de "Verão") ainda não estava operacional, mas parece que estará para breve.

Engraçado também foi ver o "comboio" turístico da zona de Belém passando na rua acima, com a turistada a olhar, espantada e invejosa. E eu com saudades dos meus tempos de estudante. Estaria lá caído todas as manhãs!

A campanha promocional já terminou mas o preço para sócios é bem simpático. Eis o que nos enviou o Departamento de Marketing, para a devida divulgação:

Pela primeira vez o Clube de Futebol «Os Belenenses» vai manter o complexo olímpico de piscinas abertas durante o mês de Agosto. Contrariamente ao que acontece ao longo do resto do ano, as piscinas (50 e 25 metros) estarão disponíveis para efeitos de lazer, quer para sócios do clube, quer para o público em geral.

As piscinas de «Os Belenenses» são inegavelmente umas das melhores piscinas do país onde, agora ao ar livre, todos poderão desfrutar ainda do Sol, de uma água de qualidade certificada e de uma paisagem magnífica sobre o Rio Tejo. O clube oferece ainda estacionamento, espreguiçadeiras e guarda-sol gratuitos. Tudo isto sem ter que sair de Lisboa, a preços extremamente acessíveis, evitando trânsitos e confusões. O objectivo é relaxar e passar um Agosto em grande connosco.

O horário está compreendido entre as 10h00 e as 19h00, de segunda a domingo e os preços de ingresso variam entre os 3 euros por meio-dia e os 150 euros por um livre-trânsito mensal para não sócios, podendo ser obtidas informações adicionais através do Tel. +351 213 010 461 ou Email : piscinas@osbelenenses.com

E façam o favor de "clicar" na imagem para ver melhor:


Com isto tudo vem-me também à memória o tempo em que fui dos primeiros a "inaugurar" as nossas piscinas, vindo da antigas - e bem "esverdeadas" - piscinas do Jamor. Mas sobre isso contar-vos-ei noutra ocasião, a propósito.

Apresentação aos sócios


Bem sei que as atenções estão muito justamente direccionadas para o Teresa Herrera mas ainda assim convém assinalar que é já no próximo domingo, dia 12, que pelas 18h30 terá lugar no Estádio do Restelo a apresentação aos sócios da versão 2007/08 do Belenenses. O adversário escolhido é o Al Arabi - site oficial imperceptível...! - equipa do Catar treinada pelo nosso conhecido José Romão e onde actuava o avançado João Tomás. Com algum receio de errar visto que desconheço se o jogador ainda se mantém na equipa, posso adiantar que por lá jogava na época passada o argentino Leonardo Pisculichi (Piškulić por ascendência croata), um médio ofensivo muitíssimo interessante que anteriormente actuou na liga espanhola ao serviço do Maiorca. É marcar na agenda e... até domingo.

domingo, 5 de agosto de 2007

Imagens da Reboleira

Num jogo com parcos motivos de interesse, com a bola a circular muito tempo pelo meio-campo, não foi fácil arrancar boas fotografias, já sem mencionar a fraca arte do fotógrafo. As fotos visualizam-se melhor clicando sobre as mesmas.


Roncatto tenta dominar a bola, com Silas na expectativa.


Dragovic, a viga sérvia que fala Português.

Cândido Costa já se livrou de um adversário, sob o olhar de Gabriel Gomez. O nosso defesa-direito esteve sempre impecável.

Nelson agarra a bola com segurança. O Belenenses foi sempre pouco perigoso nos cruzamentos.

Esta foto, tirada pelo meu filho mais novo, de quatro anos, mostra como o público do Estrela ignorou o jogo de apresentação, e mostra também a postura estática dos nosso jogadores em mais uma jogada de ataque inconsequente.

O lance em que Nelson se lesiona, após choque com João Paulo Oliveira. O guardião ex-setubalense viria a ser substituído por Pedro Alves, que pouco trabalho teve.

sábado, 4 de agosto de 2007

Empate na Reboleira

Meus amigos, se o jogo desta tarde na Reboleira fosse um espelho da época que se inicia bem podíamos estar já a pensar em 2008-2009, tão mau foi o jogo a que 400 espectadores (talvez com ligeira maioria do lado de Belém) assistiram. A nossa equipa praticamente não construíu uma jogada com princípio meio e fim, empastelando o jogo no meio campo e não libertando a bola para o desamparado Roncatto.

Inicialmente alinhámos com: Dragovic; Cândido Costa, Rolando, Devic e Gonçalo Brandão; Gabriel Goméz; Rafael Bastos, José Pedro e Silas; João Paulo e Roncatto. Dragovic defende bem sobretudo com as (longas) pernas mas esteve muito inseguro nas saídas da baliza. Se Cândido, Rolando e Gonçalo não complicaram, já Devic se mostrou muito lento, tanto a defender como a libertar a bola, marcando mal e dando espaços aos avnaçados estrelistas.

José Pedro na direita foi uma inovação que obviamente não resultou. Gabriel parece ser bom jogador, embora se volte demasiadas vezes para trás antes de encetar uma jogada, perdendo-se tempo precioso no contra-ataque. Rafael Bastos foi uma perfeita nulidade, lento, sem chama, previsível, um petisco para o meio-campo amadorense. João Paulo e Roncatto são jogadores batalhadores mas raramente a bola lhes chegou em condições e quando tal acontecia não tinham o devido apoio.

Dos jogadores que entraram na segunda-parte (Amaral, Rodrigo Alvim, Tiago Figueiredo, Mendonça e Nicolás) não há grandes menções a fazer pois pouco ou nada acrescentaram ao colectivo, tornando-se a partida um autêntico suplício para os espectadores.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Falta um Central

Plantel 2007/2008

Um central desses que não inventam, que chutam para fora quando é preciso e que volta e meia fazem o gosto ao pé... ou à cabeça. Enfim, num plantel que tem inegavelmente soluções diversas, falta substituir o Nivaldo.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

"Preto" no Belenenses?

Por aqui já se confirma que Paulo Henrique da Costa, conhecido como "Preto", é o novo reforço para a nossa defesa!
Como fonte, as palavras do empresário à RDP.

Encuesta!

Às armas, está a correr um inquérito no Site Oficial do Deportivo sobre quem vencerá o Torneio Teresa Herrera. O Belenenses está neste momento em último, lapso que urge emendar!

O treinador do Madrid já sabe o que é perder com o Belenenses

Depois de ver os seus merengues perder por 3-0 com o Hannover, Bernd Schuster deita as mãos à cabeça e já tem a imprensa à perna, como é habitual. Para descontrair, será que se lembra de ter ido ao Restelo, a 30 de Setembro de 1987, ver o Mapuata marcar o nosso golo da vitória? Disputava-se a 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA e o alemão estava... no Barcelona (e eu na bancada, a ver o José António não conseguir chegar por centímetros ao empate da eliminatória).

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Liga a 20 de Agosto

Continuando a esticar jornadas por forma a caberem em cinco dias, a Liga determinou - de braço dado com a Sport TV - que o Belenenses se desloque à Figueira da Foz para disputar a primeira jornada do Nacional na Segunda-feira, 20 de Agosto, a partir das 19h45. Naturalmente, a festa tem transmissão televisiva.